Bc. Pastoral ‘Innocence’

 

Como já estudado, os híbridos de orquídeas são mais resistentes e fáceis de cultivar em relação às espécies. Esta adaptação para o cultivo doméstico tem aumentado muito a procura por estas plantas.

Hoje vou falar de mais um híbrido mundialmente famoso, mas que desta vez foi criado no Brasil. É a Bc. Pastoral “Innocence”, um SHOW de planta.

Bc. é a abreviatura de Brassocattleya, que é o nome dado a híbridos envolvendo cruzamento entre Brassavola e Cattleya. Pastoral é o nome inventado pelo autor deste cruzamento, e “Innocence” é o nome do mais famoso clone desta planta.

CURIOSIDADE 1:

A Bc. Pastoral é uma criação feita por Rolf Altenburg em 1961, em seu orquidário, o Florália Orquidários Reunidos, fundado em 1956 e localizado em Niterói (RJ), e que ainda está em pleno funcionamento.

O nome deste híbrido é uma homenagem à 6ª Sinfonia de Beethovem, também chamada Sinfonia Pastoral, composta em 1808.

Rolf foi um dos pioneiros na arte da hibridização de orquídeas no Brasil. Além da Bc. Pastoral, outros híbridos muito famosos de Rolf são a Cattleya Sonia Altemburg, em homenagem a sua filha, e a Lc. José dias Castro, que homenageia um grande amigo.

Rolf nasceu em 1909 em Blumenau, e faleceu em  1991, deixando um fantástico legado para os amantes de orquídeas, como eu.

Resultado de imagem para beethoven desenhos

 

Agora falando tecnicamente, a Bc. Pastoral é um híbrido resultante do cruzamento C. Mademoiselle Louise Pauwels x Bc. Deesse.

A seguir relaciono o porcentual de participação genética de cada espécie na formação da Bc. Pastoral:

  • 25,00% de Cattleya trianei
  • 18,75% de Cattleya mossiae
  • 12,50% de Rhyncholaelia digbyana (ex. Brassavola digbyana)
  • 12,50% de Cattleya gaskelliana
  • 12,50% de Cattleya warneri
  • 09,38% de Cattleya dowiana
  • 06,25% de Cattleya warscewiczii
  • 03,12% de Cattleya labiata

CURIOSIDADE 2:

Algumas pessoas com habilidades poéticas, afirmam que a Bc. Pastoral é a orquídea que representa a pureza das noivas. Uma flor de cor branco níveo impressionante, representando a noiva, e com uma pequena mácula vermelha no labelo, representando a pureza da castidade. Imagino que o nome do principal clone, “Innocence” deve ter alguma relação com este fato.

Resultado de imagem para noivinha loira desenho

Planta de médio porte, com longo e espesso rizoma, suportando pseudobulbos grandes, elípticos e monofoliados. Lindas inflorescências suportando de 2 a 4 magníficas flores de perfume cítrico delicioso. Este perfume, e formato franjeado do labelo, são heranças típicas da Rhyncholaelia digbyana.

Esta flores são muito grandes, podendo chegar a 20cm de diâmetro. Sépalas e pétalas de cor branca e labelo da mesma cor, mas com centro amarelo e mácula rosada na parte frontal.

Floresce uma ou duas vezes por ano, e cada floração dura em torno de 30 dias.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Recomendo cultivar esta planta em vaso plástico ou caixeta, utilizando substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.
  • Não deixe as raízes encharcadas. Esta planta gosta e precisa de bastante umidade, mas sempre com boa drenagem da água.
  • Suporta temperaturas entre 5 e 35 graus, e aprecia sombreamento em torno de 50%.

Seguem algumas imagens ilustrativas:

bc-pastoral-innocence-1

bc-pastoral-innocence-2

bc-pastoral-innocence-4

bc-pastoral-innocence-5

bc-pastoral-innocence-6

bc-pastoral-innocence-9

bc-pastoral-innocence-11

bc-pastoral-innocence-18

 

bc-pastoral-innocence-15

 

bc-pastoral-innocence-16

Bc. Pastoral “Innocence”

rolf-altenburg-1

Rolf Altenburg

rolf-altenburg2

Rolf Altenburg

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

6 pensamentos sobre “Bc. Pastoral ‘Innocence’

Deixe um comentário