Miltoniopsis

O gênero Miltoniopsis é composto de aproximadamente 6 espécies, todas originárias das zonas elevadas dos Andes da Colômbia, Panamá, Costa Rica e Equador. São conhecidas como “Orquídeas amor-perfeito”, devido à sua semelhança com a flor de jardim com esse nome.

O nome do gênero procede da união do nome do gênero Miltonia, com a latinização da palavra grega opsis, que significa “parecido”, aludindo à sua semelhança com o gênero Miltonia.

Nesta matéria não vou falar de uma espécie específica, porque estas são muito raras aqui no Brasil. As Miltoniopsis que encontramos em orquidários, floriculturas e exposições, são quase na totalidade plantas híbridas.

A principal diferença com relação às Miltonias, esta na temperatura de cultivo. As Miltoniopsis preferem climas mais frios.

As flores de Miltoniopsis são de uma beleza ímpar, com cores vibrantes e variadas, e desenhos impressionantes.

A maioria dos colecionadores e admiradores de orquídeas que conheço, afirmam que esta planta é difícil de cultivar. Elas são compradas com flores lindas e chamativas, mas não florescem nos anos seguintes. Eu tive sucesso no cultivo com as seguintes regras, que deixo aqui como dicas:

1 – Devemos trocar o substrato das Miltoniopsis anualmente, sempre ao término da floração. As plantas deste gênero não toleram substrato deteriorado, que eleva o grau de acidez do pH.

2 – Devemos utilizar vasos rasos e pequenos. Como a maioria das orquídeas, as Miltoniopsis gostam de locais apertados, onde podem se fixar bem e rapidamente.

3 – Utilizo o mesmo substrato que uso em plantas de raízes e folhas finas: uma mistura de casca de pinus, com carvão vegetal e esfagno, sob uma camada de pedra brita para melhorar a drenagem.

4 – As Miltoniopsis gostam de boa sombra, algo em torno de 60%. Ainda, elas não toleram temperaturas altas. O ideal é 5 a 25 graus. Temperaturas acima de 30 graus podem danificar severamente a planta.

O tamanho das flores é bem variado, mas normalmente o diâmetro delas fica entre 5 e 8cm, com hastes florais que vão de 10 a 20cm de comprimento.

A floração dura em torno de 20 dias, e em geral florescem no começo de maio. Por este motivo são muito utilizadas como presente para o dia das mães.

Seguem algumas fotos,

Miltoniopsis 1

Miltoniopsis 2

Miltoniopsis 4

Miltoniopsis 5

Miltoniopsis 6

Miltoniopsis 7

Miltoniopsis 8

Miltoniopsis 9

Miltoniopsis 10

Miltoniopsis 11

Miltoniopsis 12

FOTOS: DIVULGAÇÃO

10 pensamentos sobre “Miltoniopsis

    • Gracias por la visita amigo. Escribo en espanol apesar de no recordar muchas palavras. Pido perdon por mis erros ortograficos. Seguramente es uma buena idea. Se desarolla muy bien em troncos vivos (árboles) o en troncos secos. Apenas cuida con la luminosidad y la temperatura. Miltoniopsis no tolera temperaturas elevadas. Por favor enviame fotos desta y de otras orquídeas, ademas de sugestiones para temas de aulas. Un fuerte abrazo.

      Curtido por 1 pessoa

  1. Olá! onde consigo achar as Miltoniopsis? Não consigo achar nos orquidários. Parece que eles não são muito chegados nelas…quero tanto comprar mais! Tenho umas 20, mas cada vez quero uma de padrão diferente…

    Curtir

    • Boa noite Juliana,

      Desculpe pela demora em responder. Estou me recuperando de uma cirurgia na coluna.

      Difícil responder. Aqui em Curitiba normalmente encontro esta planta em vários orquidários, mas sempre na época do dia das mães, principal época de floração desta planta.

      Provavelmente você terá mais sorte pesquisando nos grandes comerciantes de São Paulo.

      Lamento não ter ajudado.

      Um forte abraço.

      Curtir

Deixe um comentário