Cymbidium devonianum

O nome Cymbidium deriva da palavra grega kymbes, que significa “em forma de barco”, referindo-se à forma do labelo das plantas deste gênero.

Existem aproximadamente 70 espécies de Cymbidium, originários do continente asiático, em altitudes mais elevadas (a maioria entre 800 e 2400 metros), e de clima temperado, de países como a China, Índia, Sri Lanka, Nepal, Malásia, Filipinas e Vietnam, com algumas poucas espécies encontradas na Austrália.

No Brasil é difícil encontrar Cymbidium natural. Os encontrados em orquidários e floriculturas, normalmente são híbridos de plantas deste gênero. Atualmente existem mais de 12.000 híbridos de Cymbidium, devidamente registrados.

As espécies de Cymbidium são bem versáteis quanto ao habitat. A mesma espécie pode ser encontrada vegetando de forma epífita, rupícola e terrestre. Porém, como todos os produtores que conheço as cultivam como epífitas, devemos seguir pelo mesmo caminho. Substrato a base de pedra brita, casca de pinus e carvão vegetal.

Por se tratar de plantas naturais de elevadas altitudes, os Cymbidium, em geral, gostam de clima frio e com muita luminosidade. Por isto, são muito cultivados nas regiões sul e sudeste do Brasil. Em lugares de clima mais quente, cultivadores costumam regar a orquídea Cymbidium com água gelada, no começo do outono, ou colocam algumas pedras de gelo no vaso, sobre o substrato, no período da noite. Desta forma, tenta-se simular a queda de temperatura típica da transição do verão para o outono, que é imprescindível para estimular a floração destas orquídeas.

Atualmente cresce a procura pelas orquídeas chamadas de Cymbidium pendentes. Estas plantas tem flores menores que os demais Cymbidium, mas suas cachadas de flores são pendentes por possuírem hastes florais mais finas e flexíveis.

A planta do dia é o Cymbidium devonianum, raramente encontrado para aquisição no Brasil, porém muito utilizado na hibridação dos citados Cymbidium pendentes, dos quais já existe registro de pelo menos 20 plantas. Normalmente podem ser encontrados Cymbidium pendentes nas cores marrom, brancas, vermelhas e verdes.

O Cymbidium devonianum, que já foi classificado como Cymbidium sikkimense e Cymbidium rigidum, é natural do Himalaia, Tailândia e Vietnã, em altitudes entre 1000 e 2000 metros.

Estas orquídeas tem floração abundante, delicada e harmoniosa, com hastes florais de até 40cm, portando de 15 a 35 flores, com tamanho aproximado de 3,5cm de diâmetro, que permanecem abertas por um período de 30 dias.

Florescem entre o outono e o inverno e, da mesma forma que todas as Cymbidium, esta espécie também gosta de muita luminosidade. Sugiro sombreamento entre 30 e 40%.

Agora, de forma diferente aos demais Cymbidium, esta espécie não suporta frio em demasia. O ideal para cultivo é temperatura entre 10 e 35 graus.

Seguem algumas fotos,

Cymbidium devonianum 1

Cymbidium devonianum 2

Cymbidium devonianum 3

Cymbidium devonianum 4

Cymbidium devonianum 5

Cymbidium devonianum 6

Cymbidium devonianum

FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

Cymbidium pendente 1

Cymbidium pendente 2

Cymbidium pendente 3

Cymbidium pendente 4

Cymbidium pendente

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

4 pensamentos sobre “Cymbidium devonianum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s