Maxillariella tenuifolia

O nome deste gênero deriva da palavra latina Maxilla, que significa “queixo”, numa referência ao labelo móvel e versátil de suas flores.

Existem aproximadamente 700 espécies descritas no gênero Maxillaria, distribuídas desde o Caribe e América Central até o sul do Brasil e norte da Argentina.

Existe uma notável diferença de formas e coloridos das flores nas espécies deste gênero. As Maxillarias com colorido mais intenso e com flores de maior tamanho encontram-se na cordilheira dos andes, do Peru até a Colômbia, em altitudes que vão de 1000 até 3500 metros. Por este fator, as Maxillaria andinas necessitam de maior umidade, menos luminosidade e temperaturas mais amenas do que as outras.

Por se tratar de flores pequenas e sem muitos atrativos estéticos, as Maxillarias são pouco cultivadas no Brasil.

A orquídea do dia com certeza é a mais conhecida dentre as 700 espécies deste gênero. É a Maxillariella tenuifolia. E adquiriu toda essa fama e popularidade por seu encantador e marcante  perfume com aroma de coco. Justamente, seu apelido é “orquídea-coco”.

Anteriormente classificada como Maxillaria gracilifolia e Maxillaria tenuifolia, esta planta de hábito epífita é originária do México e América Central, em altitudes superiores a 1200 metros.

Em seu habitat natural, esta planta recebe muita água durante a estação chuvosa, mas a partir de dezembro ocorre uma estação mais seca que pode durar até maio. Neste período devemos diminuir as regas. Uma vez por semana é suficiente.

Esta planta gosta de temperaturas entre 10 e 35 graus, e sombreamento de 60%. Floresce na primavera e suas flores duram em torno de duas semanas.

Sugiro cultivo em vaso de barro, com substrato a base de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno (partes iguais destes componentes).

Suas flores, de cor vermelha e labelo amarelo pintalgado, tem aproximadamente 4cm de diâmetro e hastes de 5cm de comprimento. Existe uma variedade desta planta, mais difícil de encontrar, chamada de Maxillaria tenuifolia var. nigra, que na verdade tem uma coloração vinho escuro.

Seguem algumas fotos,

Maxillaria tenuifolia 1

Maxillaria tenuifolia 2

Maxillaria tenuifolia 3

Maxillaria tenuifolia 4

Maxillariella tenuifolia

FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

Maxillaria tenuifolia var nigra 1

Maxillaria tenuifolia var nigra 2

Maxillariella tenuifolia var. nigra

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

2 pensamentos sobre “Maxillariella tenuifolia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s