Lc. Tropical Trick

 

No final da tarde da última 2ª-feira, após regar as orquídeas de minha estufa, resolvi fotografar alguma plantas que estavam floridas. Pouco depois compartilhei quatro fotos via Facebook e grupos de WhatsApp. Para minha surpresa a aceitação foi muito grande, e uma das orquídeas em especial recebeu muitas “curtidas”, comentários e pedidos para tema de aula neste blog.

 

Assim, hoje vou falar da orquídea da foto acima. Uma planta espetacular oriunda de inúmeros cruzamentos entre os gêneros Laelia e Cattleya. Uma planta onde predominam as cores do fogo, com elevado poder de sedução e encanto. Estou me referindo a Laeliocattleya Tropical Trick

 

 

… uma joia da arte de hibridação

 

 

Mas antes do estudo da planta do dia, algumas informações sobre orquídeas híbridas.

 

Lc Tropical Trick - frase 1 JPG

 

Um híbrido de orquídea é o resultado do cruzamento entre espécies diferentes, e que obviamente possui características genéticas dos genitores.

 

Lc Tropical Trick - frase 2 JPG

 

Como já citei em outras postagens, a busca por plantas “perfeitas” tem levado o homem a realizar ousados cruzamentos. Mas quais são os fatores que levam as pessoas a hibridar? Relaciono a seguir alguns motivos:

  • O primeiro fator é a curiosidade. Aventurar-se na criação de novas plantas é algo muito excitante, principalmente para os iniciantes na área.
  • A ânsia por flores cada vez maiores e mais coloridas, formas ousadas e atraentes, labelos franjados, maior quantidade de flores por inflorescência, perfume e outras características são focadas visando atrair o consumidor.
  • A tentativa de conseguir plantas de maior valor comercial.
  • A procura por plantas cada vez mais resistentes a variadas condições climáticas.
  • A melhoria genética e a resistência a pragas e doenças.
  • A época de floração, visando ter plantas floridas em ocasiões especiais, como dia das mães, dia dos namorados, finados e Natal, nos quais aumenta muito a procura por flores.
  • A busca de uma planta estupenda que leve o produtor à fama também é muito relevante. Meu amigo Josélio Durigan ilustra bem este fato, com sua Durigan, criada no ano 2000. Uma planta premiada no mundo inteiro e que só em 2008 ganhou 11 prêmios internacionais, ofertado pelos juízes da AOS (American Orchides Society).

 

Rlc Durigan 22ago 2018 2

Rlc. Durigan

Planta de minha coleção

Crédito fotográfico: Juan Pablo Heller

 

 

Estas plantas híbridas podem ser classificadas como segue:

 

1 – Quanto ao agente polinizador:

  • Naturais: quando a polinização é feita por insetos, pássaros, vento, ou outros agentes naturais.
  • Artificiais: quando a polinização é feita pelo homem.

 

2 – Quanto a procedência das espécies:

  • Intergenéricos: cruzamento entre espécies de gêneros distintos. Exemplo: Lc. Mini Purple, obtida do cruzamento de uma planta do gênero Laelia com uma do gênero Cattleya.

Lc Tropical Trick - hibrido 2 JPG

 

  • Primários: cruzamento entre espécies pertencentes ao mesmo gênero. Exemplo: Brassia Rex, obtida do cruzamento entre duas plantas do gênero Brassia.

Lc Tropical Trick - hibrido 1 JPG

 

Mas como é feita a hibridação? É possível cruzar quaisquer espécies de orquídeas? Evidentemente não, da mesma forma como ocorre entre animais. Só podem gerar descendentes indivíduos geneticamente próximos. Em caso contrário poderíamos ter alguns absurdos como este:

 

animaishibridos1

Desenho retirado da internet – Site:
http://farmavett.blogspot.com/2013/03/imagens-de-animais.html

 

 

Aliás, isto é bastante comum entre principiantes. Eu, quando aprendi a fazer a fecundação de orquídeas, no intuito de criar novas plantas e ficar famoso, promovi uma insana orgia dentro de minha estufa, cruzando plantas de todos os gêneros. Foi uma bagunça e, para minha total decepção, poucos resultaram em cápsula de sementes. Ainda bem que o meu lado “Frankenstein” não vingou. Um verdadeiro show de horror.

 

 Imagem

Desenho retirado da internet – Site:
http://www.ficcoeshumanas.com/debates/a-eterna-historia-de-frankenstein

 

 

No intuito de servir como incentivo para que todos possam se aventurar na arte da hibridação, na aula ministrada no dia 31 de janeiro deste ano, sobre a Lc. Mini Purple, relacionei grupos de cruzamentos intergenéricos viáveis. Confiram.

 

E como lidar com estas plantas? Será que cultivar híbridos é mais fácil do que cultivar espécies naturais? A resposta é fácil… SIM.

A hibridação tanto de plantas como de animais, é uma técnica muito utilizada visando um melhoramento genético, no intuito de aumentar o “vigor da descendência” (heterose).

A cada cruzamento são geradas plantas com mais tipos de genes em relação a cada uma de suas espécies progenitoras. Assim obtemos plantas com maior produtividade, precocidade e facilidade de adaptação a diferentes ambientes. Ou seja… plantas cada vez mais fortes e resistentes.

 

Resultado de imagem para Popeye comendo espinafre

Desenho retirado da internet – Site:
www.megacurioso.com.br/desenhos-animados/72940-destruindo-infancias-sera-que-o-popeye-fumava-maconha-video.htm

 

 

E agora vamos ao estudo da planta do dia. Um híbrido que merece reverências. É a Lc. Tropical Trick, onde Lc. é a abreviatura usual para Laeliocattleya, que é o nome dado ao cruzamento envolvendo orquídeas dos gêneros Laelia e Cattleya.

 

A maravilhosa Lc. Tropical Trick é originária do cruzamento entre dois famosos híbridos, a Lc. Tropical Sunset  e a Lc. Trick, e nela temos a participação genética de diversas espécies de Laelia e Cattleya. Segue a relação:

  1. Cattleya aclandiae
  2. Cattleya aurantiaca (atualmente classificada como Guarianthe aurantiaca)
  3. Cattleya bicolor
  4. Cattleya dowiana
  5. Cattleya labiata
  6. Cattleya mendelii
  7. Cattleya mossiae
  8. Cattleya rex
  9. Cattleya trianae
  10. Cattleya warneri
  11. Cattleya warscewiczii
  12. Laelia cinnabarina (atualmente classificada como Hoffmannseggella cinnabarina)
  13. Laelia crispata (atualmente classificada como Hoffmannseggella crispata)
  14. Laelia harpophylla (atualmente classificada como Hoffmannseggella harpophyla)
  15. Laelia milleri (atualmente classificada como Hoffmannseggella milleri)
  16. Laelia tenebrosa (atualmente classificada como Brasilaelia tenebrosa)

 

 

Para melhor ilustrar este tema, montei a árvore genealógica da Lc. Tropical Trick:

 

Lc Tropical Trick - genealogia JPG

 

A planta do dia tem algumas qualidades que a tornam uma das campeãs de vendas no mercado de híbridos de orquídeas. Relaciono abaixo algumas delas:

  • O formato arredondado das flores.
  • As cores fortes e vibrantes que encantam e seduzem os consumidores.
  • O porte pequeno da planta. Ideal para decoração de pequenos e médios ambientes.
  • A facilidade de cultivo.
  • O tempo de floração, que normalmente passa de 30 dias.
  • Quantidade de flores por inflorescência.
  • Uma maravilhosa fragrância adocicada.
  • Preço acessível oriundo da produção em grande escala.

 

Pelas qualidades acima citadas, a Lc. Tropical Trick é uma planta produzida em alta escala em todo o mundo. A seguir relaciono alguns clones bem famosos:

  • Tropical Trick “Machado””
  • Tropical Trick “Red Flares””
  • Tropical Trick “Super Nova””

 

Trata-se realmente de um primor de orquídea. Uma planta robusta com flores grandes e de colorido chamativo e harmonioso. Aliás, acredito que o contraste de amarelo com vermelho é uma combinação fadada ao sucesso. E isto pode ser comprovado pela grande quantidade de orquídeas híbridas que combinam estas cores. Cito abaixo alguns exemplos.

  • Potinara Burana Beauty
  • Alma Kee
  • Asia Sunlight
  • Chief Delight
  • Chyong Guu Chaffinch
  • Taiwan Ruby
  • Toshie Aoki
  • Ayrton Senna
  • Golden Acclaim

 

 

Resultado de imagem para blc alma kee

Rlc. Alma Kee

Foto retirada da internet – Site:
www.flickr.com/photos/mossiae/30482086936/

 

 

Resultado de imagem para Rlc. Chyong Guu Chaffinch

Rlc. Chyong Guu Chaffinch

Foto retirada da internet – Site:
br.pinterest.com/pin/24769866677073500/?lp=true

 

Ainda em relação ao tema cores, e fugindo totalmente do tema orquídeas, vou entrar no campo da superstição, do qual não compartilho, mas que tanto me interessa.

Muitas pessoas acreditam que 6ª-feira 13, ou encontrar um gato preto, são sinais de azar, que derrubar um talher é sinal de visita chegando, que sentir a orelha quente significa que alguém está falando da pessoa, que colocar uma vassoura atrás da porta espanta visita indesejada, que borboleta preta é indicativo de morte iminente, e que quebrar um espelho traz sete anos de azar. Estas são apenas algumas das tantas crenças populares, que obviamente não possuem fundamento científico, mas cuja veracidade e defendida por muitos.

 

Resultado de imagem para gato preto filhote

Imagem retirada da internet – Site:
historiasdequatropatas.wordpress.com/2013/03/19/sentei-chorei-respirei-fundo-e-cai-pra-cima/

 

 

Crenças da mesma natureza também são frequentemente associadas às cores, e não é diferente com relação às flores.

As orquídeas em geral são umas das flores mais atraentes e elegantes que existem. Por isso não é de se estranhar que, quando decidimos presentear alguém com flores, muitas vezes acabemos optando por orquídeas.

Mas como é sabido, as orquídeas sempre estiveram intimamente associadas à sensualidade e à sexualidade, e isto não é de hoje. Tal associação já vem desde os tempos do filósofo grego Teofrasto, feita provavelmente em 300 a.C. Esse estudioso foi discípulo de Aristóteles e é considerado o Pai da Botânica.

Agora, depois de muitas horas de estudos e pesquisas, compartilho algumas informações oriundas da minha curiosidade em extrapolar os limites do racional, e avançar em um campo sem fundamentação, mas que é do agrado de muitas pessoas.

Apesar do significado geral das orquídeas apontar para a beleza sublime, a sexualidade e a sedução, as diferentes cores de suas flores simbolizam coisas diferentes. Pelo menos, é o que dizem algumas crenças populares. Hoje vou falar apenas das cores da planta do dia. Então vamos lá:

Orquídea vermelha: o significado das orquídeas vermelhas está relacionado com o desejo sexual e a paixão. Pode ser o presente perfeito para fazer uma proposta indecente, e transmitir para a pessoa amada o quanto somos passionais, e a intensidade de nossos desejos mais íntimos.

Orquídea amarela: se o que você quer é surpreender seu parceiro(a), e transmitir a parte mais erótica do relacionamento íntimo, então as orquídeas amarelas são ideais. A cor amarela nas orquídeas fala diretamente disso, de um amor mais erótico. Por isso cuidado na hora de escolher a pessoa e o momento adequado para entregá-las.

Conclusão: Se tudo isto tiver algo de verdadeiro, então imaginem o resultado da combinação destas duas cores, o que ocorre com a  Lc. Tropical Trick. Caramba !!!

 

Imagem relacionada

Gif retirado da internet – Site:
onedio.com/haber/cevabi-bilim-veriyor-atesin-basinda-oturmak-insana-neden-romantik-gelir-790434

 

 

 

Agora chega de digressão. Deixo os devaneios de lado e volto ao tema desta aula. É o momento de falar de hábitos e morfologia da orquídea do dia.

 

Apesar de ter Laelia cinnabarina, laelia crispata e Laelia milleri em sua composição, que são plantas rupículas, a Lc. Tropical Trick é uma planta de habito epífita.

 

Planta de médio porte e que apresenta forma de crescimento simpodial, constituída de um robusto rizoma com grossas raízes cobertas de tecido velame. Possui longos e vigorosos pseudobulbos que podem passar de 25cm de comprimento, de formato fusiforme, normalmente bifoliados e cobertos de bainha foliar. Suas folhas são grossas, coriáceas e elípticas, possuindo em média 25cm de comprimento por 7cm e largura.

 

Lc Tropical Trick ago 2018 6

Lc.Tropical Trick – Detalhes de bulbos e folhas

Planta de minha coleção

Crédito fotográfico:  Juan Pablo Heller

 

A inflorescência é estupenda. Hastes florais com comprimento que varia de 10 a 16cm, suportando normalmente entre 2 e 6 flores suavemente perfumadas, de formato arredondado, e que possuem em torno de 8cm de diâmetro.

 

Lc Tropical Trick ago 2018 9

Lc.Tropical Trick – inflorescência e botões florais

Planta de minha coleção

Crédito fotográfico:  Juan Pablo Heller

 

 

Estas flores possuem pétalas mais largas que as sépalas, e labelo proporcional com lobo frontal ondulado.

Em termos de cores existem muitas variedades. A mais comum apresenta predominância de um amarelo ouro em todas as estruturas florais, com terminações das sépalas e pétalas apresentando um lindo flameado vermelho ou rosa. O mesmo contraste também está presente no labelo.

 

Lc Tropical Trick ago 2018 14

Lc.Tropical Trick – flor

Planta de minha coleção

Crédito fotográfico:  Juan Pablo Heller

 

Normalmente o flameado das pétalas é maior que os das sépalas, e existem ainda casos em que apenas as pétalas são flameadas. Ainda, se combinarmos as diversas formas de pinturas destas flores, com as diversas tonalidades de amarelo, rosa, vermelho e até alaranjado, podemos ter um enorme gama de variações. Todas lindas e exuberantes. Show de formas, show de cores e show de perfume. Uma planta magnífica.

 

Trata-se de uma orquídea fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:

  • Como todas as plantas epífitas pode ser cultivada fixada em placas ou troncos de árvores. Porém, pelo porte da mesma recomendo cultivo em vaso plástico ou caixeta de madeira, utilizando substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.
  • Muitas pessoas cultivam esta planta em vasos rasos de barro. Muito bom porque este material retém umidade e não deixa o substrato encharcado. Porém, eu não recomendo o uso destes vasos, porque os mesmos filtram a água e retém os sais que, com o tempo, prejudicam a planta e dificultam novas floradas.
  • Precisa de muita umidade, boa drenagem da água, e boa ventilação.
  • Gosta de 50% de sombreamento e suporta temperaturas entre 5 e 35 graus.
  • Pode ser dividida como quase todas as orquídeas de crescimento simpodial, cortando o rizoma e deixando pelo menos 3 ou 4 bulbos em cada parte da divisão.
  • Não esqueça de adubar periodicamente.

O meu exemplar, que cultivo em Curitiba, floresce normalmente em pleno inverno, podendo ocorrer uma segunda floração no começo do ano. As flores duram entre 30 e 45 dias.

 

A seguir relaciono algumas imagens ilustrativas:

 

Lc Tropical Trick ago 2018 1

Lc.Tropical Trick

Planta de minha coleção

Crédito fotográfico:  Juan Pablo Heller

 

 

 

Lc Tropical Trick ago 2018 16

Lc.Tropical Trick

Planta de minha coleção

Crédito fotográfico:  Juan Pablo Heller

 

 

 

Lc Tropical Trick - Marjorie Tosin - ago2018

 Lc.Tropical Trick

Propriedade:  Marjorie Luciana Tosin

Crédito fotográfico:  Juan Pablo Heller

 

 

 Lc Tropical Trick - Neide Alep - ago2018

Lc.Tropical Trick

Propriedade:  Neide Santiago

Crédito fotográfico:  Neide Santiago

 

 

 

E agora mais algumas fotos, estas retiradas da internet:

 

 

 

 

Resultado de imagem para Lc.Tropical Trick

Foto retirada da internet – Site:
www.flickr.com/photos/sylvio-orquideas/15545375642

 

 

Resultado de imagem para Lc.Tropical Trick

Foto retirada da internet – Site:
br.pinterest.com/pin/514325219915706063/?lp=true

 

 

Resultado de imagem para Lc.Tropical Trick

Foto retirada da internet – Site:
http://bluenanta.com/orchid/100130354/hybrid_detail/?tab=sum

 

 

Imagem relacionada

Foto retirada da internet – Site:
http://bluenanta.com/orchid/100130354/hybrid_detail/?tab=sum

 

 

Resultado de imagem para Lc.Tropical Trick

Foto retirada da internet – Site:
http://snap361.net/ig-tag/laeliocattleya/

 

 

Imagem relacionada

Foto retirada da internet - Site:
www.multiplace.net.br/loja/25957_0/portal-brasileiro.html

 

 

 

 

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 pensamentos sobre “Lc. Tropical Trick

Deixe um comentário