Oncidium Summer Wind

 

 

Os programas mais frequentes que faço, e que mais me agradam, são visitas a exposições de orquídeas e botânicas em geral. Ver plantas e rever amigos do meio da orquidofilia representa um irrecusável atrativo. Mais de 15 anos passeando por eventos, procurando novidades e fotografando orquídeas.

E assim foi no final de semana passado, quando foi realizado no Bosque São Cristóvão, localizado no bairro de Santa Felicidade, a 112ª Exposição de Orquídeas de Curitiba. Uma linda exposição repleta de plantas espetaculares, com destaque para as incontáveis variedades de Cattleya intermedia, que nesta época do ano nos brindam com suas deslumbrantes flores.

 

IMG-20180809-WA0023

 

Motivado por meu grande amigo Josélio Durigan, pela primeira vez resolvi participar não só como observador, mas também como expositor. Selecionei cinco plantas de minha coleção, que na ocasião estavam no auge de sua floração, e levei para o citado evento.

Para minha total surpresa e felicidade, após o julgamento fui agraciado com uma medalha de ouro, uma de prata e um troféu. Uma mistura de espanto e emoção. Uma vontade de gritar e sair correndo sem rumo. Lágrimas e sorrisos. Momento único e inesquecível que pude compartilhar com meus incríveis amigos Cristiano Nogueira e Gilmar Schonarth, com os quais tive o imenso prazer de festejar com um longo e carinhoso abraço.

Tanto tempo cultivando orquídeas, fascinado pelo encanto e pelo poder de sedução de suas plantas e flores. Muito empenho e amor com a atividade que, no meu caso se resume a algumas horas de dedicação após minha jornada de trabalho, e quase que a totalidade de meus finais de semanas e feriados. Os colegas orquidófilos entendem o que estou falando. Não é uma tarefa fácil. Molhar as plantas quase que diariamente, aplicar adubos, inseticidas, fungicidas, bactericidas, lesmicidas, acaricidas, e demais “idas”, além do replante e troca de substratos, exige muito tempo e suor.

Muitas vezes me questionei se realmente valia a pena tanto esforço. Agora a resposta é evidente e imediata. Os prêmios conquistados funcionaram como um poderoso “combustível”, com um elevado poder para impulsionar minha motivação. Forças redobradas para pelo menos mais 10 anos de trabalho e dedicação.

Abaixo mostro fotos das duas plantas premiadas:

 

 

Oncidium 1

Oncidium Summer Wind

Planta de minha coleção, agraciada com medalha de ouro e troféu de melhor Oncidineae, na 112ª Exposição de Orquídeas de Curitiba.

Créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

 

Oncidium 2

Oncidium Summer Wind

Planta de minha coleção, agraciada com medalha de ouro e troféu de melhor Oncidineae, na 112ª Exposição de Orquídeas de Curitiba.

Créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

 

Vanda 1

Vanda tricolor var. suavissima

Planta de minha coleção, agraciada com medalha de prata na categoria “monopodiais”, na 112ª Exposição de Orquídeas de Curitiba.

Créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

 

Vanda 2

Vanda tricolor var. suavissima

Planta de minha coleção, agraciada com medalha de prata na categoria “monopodiais”, na 112ª Exposição de Orquídeas de Curitiba.

Créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

 

Agradeço de coração a minha querida esposa Tania, que sempre me acompanha no trato com as orquídeas, a todos os amigos que tem me apoiado nesta longa e prazerosa caminhada, a Associação Paranaense de Orquidófilos que tão bem organizou e conduziu o evento, ao meu amigo Josélio Durigan, já mencionado, e ao também amigo Marcos Luiz Klingelfus, justamente homenageado neste evento.

 

A P R O  -   ASSOC. PARANAENSE DE ORQUIDOFILOS

APRO – Associação Paranaense de Orquidófilos

Imagem retirada da internet – Site:
http://aprocuritiba.blogspot.com/

 

 

 

IMG-20180917-WA0017

Marcos Luiz Klingelfus

Vice-presidente da APRO e um dos maiores especialistas em micro-orquídeas de nosso país

Créditos fotográficos:  Tania Ferreira da Costa Heller

 

 

 

E agora finalizo esta introdução pedindo desculpas aos seguidores e visitantes deste blog por tanto blá, blá, blá. Eu tinha que compartilhar esta alegria.

Como não poderia ser diferente, o tema desta aula é uma das citadas plantas premiadas. Como já falei anteriormente da Vanda tricolor, a escolha foi óbvia. Então ao trabalho. Hoje vou falar de um híbrido fantástico que encanta por suas florações abundantes e pela delicadeza de suas flores. Uma planta robusta e que esbanja beleza e delicadeza. Estou me referindo ao Oncidium Summer Wind

 

… uma orquídea que vale “ouro”

 

 

O gênero Oncidium (abreviatura: Onc.), foi descrito em 1800 pelo sueco Olof Peter Swartz (1760 – 1818).

 

Olof Peter Swartz

Imagem retirada da internet – Site:
http://www.huntbotanical.org/OrderFromChaos/OFC-Pages/03The%20Linnaean%20inheritance/students/Swartz.shtml

 

 

Swartz foi o primeiro botânico dedicado exclusivamente às orquídeas, e é considerado o segundo maior botânico sueco, atrás apenas do imbatível Linnaeus, já citado em postagens anteriores. Ele foi um taxonomista brilhante e descreveu, além de Oncidium, os gêneros Cranichis, Lepanthes, Malaxis, Stelis e Vanilla.

No Brasil as espécies deste gênero são popularmente conhecidas como “chuva-de-ouro”, porque a maioria delas apresentam hastes pendentes, com muitas flores nas quais ocorre uma significativa predominância da cor amarela. Fora do Brasil são conhecidos como “dama dançante”, pela semelhança de algumas flores com a silhueta humana, e porque qualquer leve brisa move suas flores como uma bailarina graciosa se apresentando em um palco.

 

Ampliglossum flexuosum - Cristiano nogueira set2018

Orquídea  “chuva-de-ouro”

Propriedade e créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

Trata-se de um dos gêneros mais polêmicos e discutidos, e que vem sofrendo constantes reclassificações. Alguns anos atrás este gênero já teve mais de 300 espécies, mas no momento devem restar perto da metade deste número. Muitas delas atualmente são classificadas como Alatiglossum, Ampliglossum, Baptistonia, Brasilidium, Coppensia, Gomesa, Grandiphyllum, Psychopsis, Tolumnia, Trichocentrum, entre outros.

Em todo caso, todas estas plantas são originárias das Américas, da extensa área que se estende desde o sul do México até o norte da Argentina, sendo o Brasil o país com maior número de variedades.

 

Oncidium Summer Wind ocorrencia genero JPG

Oncidium – Ocorrência

Imagem retirada da internet – Site:
http://www.imagui.com/a/imagenes-de-el-mapa-de-las-3-americas-cyEao8Exo

 

 

Oncidium deriva das palavras gregas onkos, que significa “inchaço”, e  idium, sufixo diminutivo. Este nome foi dado porque as flores deste gênero têm um pequeno calo na base do labelo.

E para aqueles que compartilham comigo da paixão por estas pequenas e charmosas florzinhas amarelas, deixo aqui uma sugestão. Adquiram o volume 5 da coleção “Orquídeas da Natureza” – Coleção “Rubi”, da Editora Europa, cujo tema é justamente as plantas conhecidas como “chuva de ouro”. Aliás, recomendo toda a coleção. Livros de alta qualidade gráfica, com conteúdo espetacular sobre orquídeas e com preço muito acessível.

 

Resultado de imagem para Orquídeas da Natureza – Coleção Rubi – Vol. 5

“Orquídeas da Natureza” – Coleção “Rubi” – Vol. 5

Imagem retirada da internet – Site:
https://cooperorchids.com/produto/livro-rubi-orquideas-chuva-de-ouro/

 

 

Agora vamos ao estudo da planta do dia, o Oncidium Summer Wind, uma fabulosa orquídea que possui forte herança genética do Oncidium maculatum.

 

Resultado de imagem para Oncidium maculatum

Oncidium maculatum

Foto retirada da internet – Site:
www.monaconatureencyclopedia.com/oncidium-maculatum/?lang=en

 

 

Planta de médio para grande porte e de crescimento simpodial, que forma lindas touceiras.

Possui rizoma robusto e ramificado com raízes cobertas por tecido velame. Os grandes pseudobulbos, dispostos de forma compactada, são fortemente achatados lateralmente e apresentam formato ovoide. Quando novos são lisos, tornando-se enrugados com o passar do tempo. Possuem uma tonalidade escura de verde, e normalmente apresentam linhas transversais de cor marrom em seu contorno. Em termos dimensionais podem chegar a 15cm de altura por 8cm de largura.

Cada um dos citados bulbos normalmente possui duas folhas basais e duas apicais, todas de formato lanceolado, com bordas suaves e terminações acuminadas, e que podem chegar a 35cm de comprimento por 7cm de largura.

 

Oncidium Summer Wind - BULBOS JPG

Detalhes do pseudobulbo de Oncidium Summer Wind

Créditos fotográficos:  Juan Pablo Heller

 

A inflorescência é espetacular. Longas e robustas hastes eretas e ramificadas que brotam da base dos pseudobulbos mais maduros, e que podem passar de um metro de comprimento, suportando uma grande quantidade de flores (pode passar de 100 unidades), dispostas de forma harmoniosa em quase a totalidade de sua extensão.

 

Oncidium Summer Wind - INFLORESCENCIA JPG

Detalhes da inflorescência de Oncidium Summer Wind

Créditos fotográficos:  Juan Pablo Heller

 

Estas magníficas flores apresentam um suave e adocicado perfume, e possuem em média 4,0cm de diâmetro.

Pétalas e sépalas de formato e tamanho similares e com bordas levemente onduladas. Em termos de cores, uma fantástica combinação de máculas marrons sobre um fundo amarelo esverdeado. No labelo, proporcional ao conjunto, discretas pintas de tonalidade mais pálida de marrom sobre um intenso e cintilante amarelo. Um show de formas e de cores.

 

Oncidium Summer Wind - FLOR JPG

Detalhes da flor de Oncidium Summer Wind

Créditos fotográficos:  Tania Ferreira da Costa Heller

 

 

Abaixo relaciono algumas dicas para cultivo:

  • O Oncidium Summer Wind, assim como todas as plantas deste gênero, adoram troncos ou placas de árvore. Esta é uma ótima opção de cultivo, desde que você tenha uma placa ou tronco de tamanho avantajado.
  • Porém, pelo citado porte avantajado desta planta, recomendo cultivo em vasos plásticos. Neste caso, a sugestão é utilizar substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus e carvão vegetal, sobre uma generosa camada de pedra brita (para facilitar a drenagem e aumentar o peso do recipiente).
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água rapidamente.
  • Apesar desta planta possuir  inflorescências fortes e vigorosas, recomendo que estas sejam tutoradas, visando evitar possíveis quebras e propiciando um visual estético mais harmonioso ao conjunto.
  • Um fator muito importante para o cultivo do Oncidium Summer Wind, e de todas as plantas deste gênero, é a ventilação. Um mesmo exemplar, que cultivado ao ar livre rapidamente forma lindas e grandes touceiras com florações abundantes, esmorece rapidamente dentro de uma estufa que não tenha um bom sistema de circulação de ar.
  • Sugiro cultivo com 50% de sombreamento, e temperaturas entre 5 e 35 graus.
  • Pode ser dividida como quase todas as orquídeas de crescimento simpodial, cortando o rizoma e deixando pelo menos 3 bulbos em cada parte da divisão.
  • Não esqueça de adubar periodicamente.

 

Aqui no sul floresce normalmente no finalzinho do inverno, e sua floração pode passar de dois meses de duração. Recomendo !!!

 

A seguir relaciono algumas fotos desta orquídea:

 

 

 

IMG_20180915_143822538

Oncidium Summer Wind

Planta de minha coleção

Créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

 

IMG_20180918_203316043

Oncidium Summer Wind

Planta de minha coleção

Crédito fotográfico:  Juan Pablo Heller

 

 

 

Oncidium Summer Wind - mnha - foto cristiano 1

Oncidium Summer Wind

Planta de minha coleção

Créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

 

Oncidium Summer Wind - cristiano 6

Oncidium Summer Wind

Propriedade:  Cristiano de Andrade Nogueira  e  Gilmar Antonio Schonarth

Créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

 

Oncidium Summer Wind - cristiano 2

Oncidium Summer Wind

Propriedade:  Cristiano de Andrade Nogueira  e  Gilmar Antonio Schonarth

Créditos fotográficos:  Cristiano de Andrade Nogueira

 

 

 

Agora mais algumas fotos, estas retiradas da internet:

 

 

 

Resultado de imagem para Oncidium summer wind

Foto retirada da internet – Site:
www.flickr.com/photos/nolehace_photography/5790230975

 

 

Resultado de imagem para Oncidium summer wind

Foto retirada da internet – Site:
http://www.orquidariodatribo.com.br/item.php?id=743

 

 

Resultado de imagem para Oncidium summer wind

Foto retirada da internet – Site:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1071888555-orquidea-oncidium-summer-wind-adulta-_JM

 

 

Foto retirada da internet – Site:
br.pinterest.com/pin/473581717048426295/?lp=true

 

 

 

 

 

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

 

 

 

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Oncidium Summer Wind

  1. Parabéns mais uma vez. Aula fantástica. O prêmio é o reconhecimento da sua dedicação e empenho às orquídeas. Um apaixonado por essas belas plantas. E que venham outros prêmios mais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s