Dendrobium usitae

 

Mais um pedido de minha amiga Clorinda Valentini. Uma planta espetacular, um híbrido natural, o estupendo Dendrobium usitae

 

… um show em mini-buquês

 

Mas, antes do estudo da planta do dia, algumas informações sobre orquídeas híbridas.

Um híbrido de orquídea é o resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes, e que obviamente possui características dos genitores.

Estas plantas híbridas podem ser classificadas como:

  • Naturais: quando a polinização é feita por insetos, pássaros, vento, ou outros agentes.
  • Artificiais: quando a polinização é feita pelo homem.

Ainda falando de classificação, estes híbridos podem ser:

  • Intergenéricos: cruzamento entre plantas de gêneros distintos.
  • Primários: cruzamento entre duas espécies pertencentes ao mesmo gênero.

Agora vou falar um pouco sobre nome de híbridos:

De acordo com o Código Internacional de Nomenclatura de Plantas Cultivadas, mais conhecido pela sigla inglesa ICNCP, existem algumas regras que devem ser obedecidas. Listo algumas delas:

  • Híbrido oriundo do cruzamento de espécies de um mesmo gênero são sempre classificados com nomes pertencentes ao mesmo gênero. Exemplo: um híbrido entre duas Cattleyas será também uma Cattleya.
  • Híbrido gerado pelo cruzamento de plantas de gêneros diferentes são batizados com um nome que combina estes gêneros. Exemplo: um híbrido entre uma Laelia e uma Cattleya é chamado de Laeliocattleya.
  • Quando se trata de três ou mais gêneros combinados, é permitido ao produtor inventar um nome, desde que nenhum outro tenha sido registrado anteriormente. Ex: híbrido envolvendo Miltonia, Odontoglossum e Oncidium é chamado de Colmanara.

E agora algumas informações sobre grafia de híbridos:

Para híbridos artificiais, ambas as palavras devem começar com letra maiúscula mantendo o gênero em itálico. Exemplos: Blc. Pastoral, Colmanara Wildcat. Porém, quando se trata de um híbrido natural, a regra exige que seja colocado um “x” entre o nome do gênero e o nome dado ao híbrido, e que o nome deste híbrido seja escrito com inicial minúscula e sem itálico. Exemplo: Cattleya x dolosa (Cattleya loddigesii x Cattleya walkeriana). Porém, por questões de praticidade, normalmente esse “x” não é utilizado. Assim, seguindo no exemplo em questão, normalmente esta planta é referenciada simplesmente como Cattleya dolosa.

Agora sim, após alguns esclarecimentos sobre nomenclatura e grafia de híbridos, vamos ao estudo da planta do dia, o Dendrobium x usitae ou, como será referenciado daqui para a frente, o Dendrobium usitae.

O Dendrobium usitae foi descrito em 1995 pelo botânico e taxonomista japonês Tomohisha Yukawa, do Jardim Botânico de Tsukuba, filiado ao Museu Nacional de Ciência do Japão.

Localizado na província de Ibaraki, o Jardim Botânico da cidade de Tsukuba é uma instituições de pesquisa que apresenta uma grande diversidade de plantas de todo o mundo, com ênfase na flora japonesa. Com um acervo de mais de 5000 plantas, todas devidamente identificadas por placas em inglês e japonês, e que ainda contam não só a origem da planta, mas também os seus usos mais comuns, este é um lugar a ser visitado.

 

Resultado de imagem para Tsukuba botanic garden

Jardim Botânico de Tsukuba

Foto retirada da internet - Site:
http://www.panoramio.com/photo/13368401

 

O nome dado ao híbrido, usitae, é uma homenagem a Villamor T. Usita, da cidade de Quezon, nas Filipinas, que foi o responsável pela descoberta deste fantástico híbrido natural. Tal descoberta foi em Calayan, a maior das cinco ilhas do arquipélago filipino Babuyan.

 

Resultado de imagem para babuyan

Arquipélago Babuyan – Mapa localização

Imagem retirada da internet - Site:
https://en.wikipedia.org/wiki/Babuyan_Islands

 

Resultado de imagem para calayan

Ilha Calayan – Paisagem típica

Foto retirada da internet - Site:
http://www.traveltropa.com/2016/06/for-those-who-dont-have-yet-budget-to.html#.WbVAUT6GOUk

 

O clone Dendrobium usitae ‘Red Coral’  é provavelmente o mais famoso de todos, sendo um sucesso de vendas  em todos os continentes. Esta planta foi premiada pela Taiwan Orchid Growers Association (TOGA), renomada organização sem fins lucrativos criada em 2001 e que reúne produtores e distribuidores de orquídeas de Taiwan.

Dendrobium usitae, é um híbrido natural oriundo do cruzamento de Dendrobium bullenianum com Dendrobium goldschmidtianum, e que vegeta de forma epífita em altitudes que variam desde o nível do mar até 700 metros.

 

Resultado de imagem para Dendrobium usitae

Dendrobium bullenianum

Foto retirada da internet - Site
https://alchetron.com/Dendrobium-bullenianum-2306066-W

 

Resultado de imagem para Dendrobium goldschmidtianum

Dendrobium goldschmidtianum

Foto retirada da internet - Site:
http://forums.gardenweb.com/discussions/2067410/dendrobium-goldschmidtianum

Dendrobium usitae é uma planta de médio porte, crescimento simpodial e que forma lindas touceiras.

Rizoma ramificado com raízes velamentosas, suportando longos pseudobulbos em forma de cana que podem chegar a 60cm de comprimento. Folhas finas, coriáceas e decíduas, de formato elíptico, e dispostas de forma alternada sobre os bulbos.

As inflorescências são magníficas. Várias flores que brotam diretamente dos nós dos pseudobulbos, formando magníficos “buquês”.

As flores são espetaculares. Possuem entre 1,0 e 1,5cm de diâmetro. Sépalas um pouco mais largas do que as pétalas, e ambas de formato parecido com o labelo, gerando uma figura harmoniosa e delicada. Existem variações quanto a cores. Porém, a mais comum possui predominância de cor laranja com listras vermelhas. Simplesmente fenomenal… um show !!!

Seguem algumas dicas para cultivo

  • Sugiro o uso de vasos de plástico ou caixetas, e com substrato composto por partes iguais de casca de pinus, pedra brita e carvão vegetal.
  • Porém, se você tiver em seu quintal uma árvore robusta, de tronco grosso e rugoso, recomendo que você fixe seu exemplar nela. Em pouco tempo esta orquídea formará uma impressionante e maravilhosa touceira.
  • Voltando ao cultivo em vaso, tome muito cuidado com a drenagem. Nada de água acumulada no fundo.
  • Você pode cultivar seu Dendrobium usitae com os bulbos tutorados, mantendo estes de forma ereta e elegante, como fazem quase todos os cultivadores, ou soltos, como eu prefiro, de forma pendente, neste caso com a necessidade de uso de vaso suspenso.
  • Precisa de uma boa luminosidade. Sugiro cultivo com 40 a 50% de sombreamento.
  •  Em seu habitat esta orquídea está acostumada a climas quentes. Sugiro cultivo com temperaturas entre 15 e 40 graus.
  • Ainda, como na maioria das plantas do gênero Dendrobium, é possível fazer a produção de mudas pelo processo de estaquia. Para tanto basta retirar bulbos velhos da planta e cortá-los entre os nós, em pequenos pedaços que, acomodados sobre uma “cama de esfagno”, rapidamente começarão a produzir novas plantas (keikis).

Aqui no sul do Brasil normalmente floresce no final do inverno e sua floração dura em torno de 20 dias. Recomendo !!!

Seguem algumas fotos ilustrativas:

 

 

IMG_20170826_102607467_HDR

Planta de minha coleção

Foto:  Juan Pablo Heller

 

 

E agora algumas imagens retiradas da internet:

 

 

Resultado de imagem para Dendrobium usitae

Foto retirada da internet - Site:
http://www.pflanzenfreunde.com/orchid-photos/orchids-4.htm

 

Resultado de imagem para Dendrobium usitae

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/81918877@N00/8752780163

 

Resultado de imagem para Dendrobium usitae

Foto retirada da internet - Site:
https://potsandpetals.in/product/usitae-orange/

Resultado de imagem para Dendrobium usitae

Foto retirada da internet - Site:
http://bluenanta.com/natural/100151203/hybrid_detail/

 

Resultado de imagem para Dendrobium usitae

Foto retirada da internet - Site:
www.orquideashop.com.br/dendrobiuns/dendrobium-usitae-com-haste-ultimas-unidades/

 

Resultado de imagem para Dendrobium usitae

Foto retirada da internet - Site:
https://www.orquideashop.com.br/dendrobiuns/dendrobium-usitae-com-haste-ultimas-unidades/

 

 

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

 

 

 

 

10 pensamentos sobre “Dendrobium usitae

  1. Parabens pelo conteudo do site. Coloquei meu D. usitae no parapeito da janela há 2 meses…Estou no 13. andar. venta um pouco…umidade em torno de 50 a 60%. Dia sim, dia nao tenho que regar pois o vento desidratra um pouco…. Agora ele esta perdendo folhas….Será que tenho alguma chance de floração? Planta adulta com 4 hastes velhas…..Grande abraço

    Curtir

Deixe um comentário