Dinema polybulbon

 

Como faço com certa frequência, hoje vou aproveitar a floração de uma orquídea de minha coleção como fonte de inspiração para o tema do dia. É a formosa Dinema polybulbon.

Não se trata de uma planta imponente por seu tamanho, forma ou cor, mas que encanta pelo conjunto. Uma harmoniosa e simpática combinação que esbanja elegância e seduz com maestria.

 

A pequena notável

 

Dinema é um gênero monotípico da família Orchidaceae, e que foi desmembrado do gênero Epidendrum.

A única espécie deste gênero é a orquídea do dia, a Dinema polybulbon, originalmente descrita por Olof Peter Swartz (1760 – 1818), em 1788, com o nome de Epidendrum polybulbon.

Swartz foi o primeiro botânico dedicado exclusivamente às orquídeas, e é considerado o segundo maior botânico sueco, atrás apenas do imbatível Linnaeus, já citado em postagens anteriores. Ele foi um taxonomista brilhante e descreveu diversos gêneros, como Oncidium, Cranichis, Lepanthes, Malaxis, Stelis e Vanilla.

Resultado de imagem para Olof Peter Swartz

Olof Peter Swartz

Imagem retirada da internet - Site:
https://sv.wikipedia.org/wiki/Olof_Swartz

 

A classificação como Dinema foi feita em 1831. O responsável foi o botânico inglês John Lindley (1799 – 1865), provavelmente o mais renomado de todos orquidólogos.

Lindley descreveu centena de gêneros e espécies, publicou muitos artigos e livros científicos, participou na fundação da revista Gardener’s Chronicle, e em 1857 foi agraciado com a Medalha Real(*).

(*) A Medalha Real, atualmente conhecida como “Medalha da Rainha“, é uma medalha confeccionada em prata e que é entregue anualmente pelo monarca do Reino Unido, por recomendação da Real Sociedade de Londres, para pessoas com importantes contribuições para o avanço do conhecimento da Natureza.

Medalha Real

Imagem retirada da internet - Site:
http://gavetacomsaber.blogspot.com.br/2015/03/premios-cientificos-em-biologia.html

 

O nome deste gênero deriva do grego: di, que significa “dois”, “duplo”, e nema, que significa “linha”, em referência ao formato da coluna das flores.

Da mesma forma, o nome da espécie também deriva do grego: poly, que significa “muito”, e bulbon, que significa “bulbo”, em referência à pequena quantidade de flores em relação à quantidade de bulbos desta planta.

Esta fascinante orquídea é originária da faixa que se estende desde o sul do México até a Nicarágua, incluindo ainda algumas ilhas caribenhas como Cuba, Jamaica, Haiti e República Dominicana.

Resultado de imagem para sul mexico america central

Dinema polybulbon – ocorrência

Mapa retirado da internet - Site:
http://www.guiageo.com/america-central.htm

 

Sinonímia: Epidendrum polybulbon; Encyclia polybulbon; Bulbophyllum occidentale; Epidendrum polybulbon var. luteoalbum; Epidendrum cubincola e Dinema cubincola.

Trata-se de uma planta de crescimento simpodial e habito predominantemente epífita, podendo ocasionalmente ser vista vegetando sobre rochas cobertas de musgo, de forma rupícula.

Ainda falando do habitat, esta planta pode ser encontrada em florestas quentes e úmidas localizadas em altitudes que variam desde 800 até 2000 metros.

Planta de crescimento rápido e que possui rizoma alongado e rastejante, com raízes cobertas por tecido velame. Suporta pseudobulbos espaçados, de formato periforme (em forma de pera), e bifoliados. As folhas tem em torno de 3,0cm de comprimento, são estreitas e lanceoladas.

A inflorescência é ereta e normalmente uniflora, raramente suportando duas flores. Curtas hastes de aproximadamente 2,0cm de comprimento, originárias do ápice dos pseudobulbos.

Estas flores possuem um suave e adocicado perfume, tem entre 2,0 e 3,0cm de diâmetro e possuem formato estrelado. As pétalas são um pouco mais estreitas do que as sépalas, e ambas possuem a predominância da cor marrom-alaranjada com pontas e contornos amarelados. O labelo é levemente ondulado e de cor branca. Uma linda combinação com poder de extrair brandos suspiros dos admiradores.

É uma planta de fácil cultivo e rápida adaptação ao meio. Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Sugiro cultivar a Dinema polybulbon fixada em tronco ou casca de árvore, com muitas raízes expostas. Esta planta precisa de grande aeração nas raízes.
  • Se sua opção for cultivo em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno.
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Sugiro cultivo com 50% de sombreamento, e temperaturas entre 5 e 35 graus.

Floresce no inverno e sua floração dura em média 15 dias. É comum uma segunda floração no final da primavera.

Seguem algumas fotos ilustrativas.

Dinema polybulbon

Planta de minha coleção

Foto:  Juan Pablo Heller

 

 

Resultado de imagem para dinema polybulbon

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/ericinsf/5405830923

Resultado de imagem para dinema polybulbon

Foto retirada da internet - Site:
http://www.htbg.com/Orchidaceae/ORCH-011-6-6-016/

Resultado de imagem para dinema polybulbon

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/ianfraser/7487883760

Resultado de imagem para dinema polybulbon

Foto retirada da internet - Site:
commons.wikimedia.org/wiki/File:Dinema_polybulbon_BotGardBln27120C.jpg

Resultado de imagem para dinema polybulbon

Foto retirada da internet - Site:
br.pinterest.com/pin/168322104801621160/

Resultado de imagem para dinema polybulbon

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/cwabramo/7767751184/

Resultado de imagem para dinema polybulbon

Foto retirada da internet - Site:
http://www.kammlott.net/Feb2010.html

Resultado de imagem para dinema polybulbon

Foto retirada da internet - Site:
http://picssr.com/tags/dinema/interesting

 

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

 

 

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “Dinema polybulbon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s