Blc. Greenwich

 

A estrela verde

 

Hoje vou falar da primeira planta premiada que tive em minha coleção. Uma planta que custou caro e que de forma cruel e ingênua consegui aniquilar em pouco tempo. Como bom principiante, na época tentei dar um tratamento especial a esta planta, com regas em abundância, cultivando ela a pleno sol e ministrando doses absurdamente altas de adubos. Foi um massacre.

Resultado de imagem para rambo gif animado

Gif retirado da internet - Site:
ttps://giphy.com/gifs/DyqPAnuAklAXe

 

Esta orquídea era uma Blc. Greenwich, um hibrido encantador, uma planta sedutora e de perfume extasiante.

Mas, com sempre, antes de falar da planta do dia, vamos às generalidades.

Como já citei em outras postagens, quando falei sobre plantas híbridas, a busca por plantas “perfeitas” tem levado o homem a realizar ousados cruzamentos. Mas quais são os fatores que levam as pessoas a hibridar? Relaciono a seguir alguns motivos:

  • O primeiro fator é a curiosidade. Aventurar-se na criação de novas plantas é algo muito excitante, principalmente para os iniciantes na área.
  • A ânsia por flores cada vez maiores e mais coloridas, formas ousadas e atraentes, labelos franjados, maior quantidade de flores por inflorescência, perfume e outras características são focadas visando atrair o consumidor.
  • A tentativa de conseguir plantas de maior valor comercial.
  • A procura por plantas cada vez mais resistentes a variadas condições climáticas.
  • A melhoria genética e a resistência a doenças.
  • A época de floração, visando ter plantas floridas em ocasiões especiais como dia das mães, dia dos namorados, finados e Natal, nas quais aumenta muito a procura por flores.
  • A busca de uma planta estupenda que leve o produtor à fama também é muito relevante. Meu amigo Josélio Durigan ilustra bem este fato, com sua Blc. Durigan, criada no ano 2000. Uma planta premiada no mundo inteiro e que só em 2008 ganhou 11 prêmios internacionais, ofertado pelos juízes da AOS (American Orchides Society).

 

IMG_20160816_112858989

Orquidário Durigan – Curitiba / PR

Foto:  Juan Pablo Heller

 

IMG_20160816_112621950

Blc. Durigan

Foto:  Juan Pablo Heller

 

IMG_20160816_112727916_HDR

Blc. Durigan

Foto:  Juan Pablo Heller

 

E como lidar com estas plantas? Será que cultivar híbridos é mais fácil do que cultivar espécies naturais? A resposta é fácil… SIM.

A hibridação tanto de plantas como de animais, é uma técnica muito utilizada visando um melhoramento genético, no intuito de aumentar o “vigor da descendência” (heterose).

A cada cruzamento são geradas plantas com mais tipos de genes em relação a cada uma de suas espécies progenitoras. Assim, obtemos plantas com maior produtividade, precocidade e facilidade de adaptação a diferentes ambientes.

Numa próxima ocasião falarei mais sobre este tema. Agora é o momento de falar da planta do dia, a estupenda Blc. Greenwich, híbrido criado em 1968 pela Rod McLellan Co.

Blc. é a abreviatura para Brassolaeliocattleya, que é um híbrido intergenético obtido de cruzamentos onde estão presentes plantas dos gêneros Brassavola, Laelia e Cattleya.

Greenwich é uma homenagem à uma vila americana do estado de Connecticut, uma das regiões mais ricas da região metropolitana de Nova Iorque.

A Blc. Greenwich é mais uma obra prima da arte da hibridação. Uma planta robusta com flores grandes e de colorido chamativo e harmonioso.

Esta orquídea é resultante do cruzamento de uma Lc. Ann Follis com uma Blc. Lester McDonald, dois destaques entre famosos e premiados híbridos de orquídeas.

Foram dezenas de cruzamentos até chegar a Blc. Greenwich, iniciando em 1901 com a Lc. Ophir, oriunda do cruzamento Cattleya dowiana X Laelia xanthina. Nos 67 anos seguintes, um grande rol de espécies foi incluído no processo: Cattleya warscewiczii, Cattleya granulosa, Cattleya mossiae, Brassavola digbyana e Laelia purpurata (atualmente classificada como Brasilaelia purpurata).

Agora, para finalizar, se alguém quiser verificar a árvore genealógica completa da Blc. Greenwich, é só avisar. Posso enviar por e-mail.

Sei que a esta altura você deve estar entediado e morrendo de sono. Realmente a abordagem da genealogia dos híbridos é um assunto confuso e chato. Porém, são informações que considero valiosas e fundamentais na área da orquidologia.

Resultado de imagem para gif cansaço

Gif retirado da internet - Site:
http://saude.culturamix.com/doencas/o-excesso-de-sono-como-conviver-com-esse-problema

 

A Blc. Greenwich é uma planta magnífica constituída de um robusto rizoma com grossas raízes cobertas de tecido velame. Possui longos pseudobulbos monofoliados, fusiformes e vigorosos, cobertos de bainha foliar. Suas folhas são grossas, coriáceas e elípticas.

A inflorescência é estupenda. Curtas hastes florais de aproximadamente 15cm de comprimento, suportando normalmente duas flores muito perfumadas e de formato arredondado, com diâmetro variando entre 12 e 18cm.

As pétalas são bem mais largas que as sépalas, e o labelo ostenta uma linda orla ondulada herdada da Rhyncholaelia digbyana. A cor predominante é o verde claro (ou verde-maça, como descrito por outros autores), e o interior do labelo mescla de forma delicada tons de amarelo e rosa. Show de formas, show de cores e show de perfume. Uma planta arrebatadora.

A Blc. Greenwich é uma orquídea fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:

  • Recomendo cultivar esta planta em vaso plástico ou caixeta de madeira, utilizando substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.
  • Precisa de muita umidade, boa drenagem da água, e boa ventilação.
  • Gosta de 50% de sombreamento e suporta temperaturas entre 5 e 35 graus.

 

A floração dura em torno de 30 dias, e a época depende muito das condições ambientais do local de cultivo.

Seguem algumas imagens:

Resultado de imagem para blc greenwich

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orquidariowarnerii.com.br/plantas_hibridas.html#!prettyPhoto[gallery1]/0/

Resultado de imagem para blc greenwich

Foto retirada da internet - Site:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707552592-blc-greenwich-elmhurst-bela-orquidea-_JM

Resultado de imagem para blc greenwich

Foto retirada da internet - Site:
www.roellke-orchideen.de/index.php/en/online-shop/cattleya-related/cattleya-meristems/product/view/54/1064

Resultado de imagem para blc greenwich

Foto retirada da internet - Site:
https://hiveminer.com/Tags/brassolaeliocattleya,orquidea

Resultado de imagem para blc greenwich

Foto retirada da internet - Site:
www.roellke-orchideen.de/index.php/en/online-shop/cattleya-related/cattleya-meristems/product/view/54/1064

Resultado de imagem para blc greenwich

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/romdomi/2212257075

 

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

11 pensamentos sobre “Blc. Greenwich

  1. Bom dia! Sou iniciante na orquidofilia e gostaria que você me enviasse a genealogia do híbrido, como você falou. Queria entender como é, o que é… Suas informações são muito completas e importantes. Gosto muito de ler seus posts. Você já escreveu algum livro sobre orquídeas? Parabéns e obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s