Oncidium cheirophorum

 

Uma micro-orquídea com perfume grandioso

 

O fator motivacional do tema de hoje é uma orquídea florida em minha estufa … um show de planta… um Oncidium.

Não sei explicar pontualmente o motivo, mas este é o gênero que mais aprecio e cultivo. Provavelmente pelas florações abundantes e pela delicadeza de suas flores. Ou talvez, ainda, pela cor amarela, predominante nestas orquídeas e que tanto me seduz e encanta.

Este gênero foi descrito em 1800 pelo sueco Olof Peter Swartz (1760 – 1818). Swartz foi o primeiro botânico dedicado exclusivamente às orquídeas, e é considerado o segundo maior botânico sueco, atrás apenas do imbatível Linnaeus, já citado em postagens anteriores. Ele foi um taxonomista brilhante e descreveu, além de Oncidium, os gêneros Cranichis, Lepanthes, Malaxis, Stelis e Vanilla.

No Brasil este gênero é popularmente conhecido como “chuva-de-ouro”, porque a maioria das espécies tem hastes pendentes, com muitas flores amarelas. Fora do Brasil são conhecidos como “dama dançante”, pela semelhança de algumas flores com a silhueta humana, e porque qualquer leve brisa move suas flores como uma bailarina graciosa se apresentando no palco.

Trata-se de um dos gêneros mais polêmicos e discutidos, e que vem sofrendo reclassificações frequentes. Alguns anos atrás este gênero já teve mais de 300 espécies, mas no momento não sei informar quantas sobraram. Muitas delas hoje são classificadas como Alatiglossum, Ampliglossum, Baptistonia, Brasilidium, Coppensia, Gomesa, Grandiphyllum, Psychopsis, Tolumnia, Trichocentrum, entre outros.

Em todo caso, todas estas plantas são originárias das Américas, da extensa área que se estende desde o sul do México até o norte da Argentina, sendo o Brasil o país com maior número de variedades.

Oncidium deriva das palavras gregas onkos, que significa “inchaço”, e  idium, sufixo diminutivo. Este nome foi dado porque as flores deste gênero têm um pequeno calo na base do labelo.

E para aqueles que compartilham comigo da paixão por estas pequenas e charmosas florzinhas amarelas, deixo aqui uma sugestão. Adquiram o volume 5 da coleção “Orquídeas da Natureza– Coleção “Rubi”, da Editora Europa, cujo tema é justamente as plantas conhecidas como “chuva de ouro”. Aliás, recomendo toda a coleção. Livros de alta qualidade gráfica, com conteúdo espetacular sobre orquídeas e com preço muito acessível.

Resultado de imagem para coleçao rubi chuva de ouro

“Orquídeas da Natureza” – Coleção “Rubi”

Foto retirada da internet - Site:
http://www.ciadoslivros.com.br/orquideas-chuva-de-ouro-vol-5-colecao-rubi-746968-p630474

 

Agora vamos ao estudo da planta do dia, o Oncidium cheirophorum, uma orquídea praticamente monocromática e longe de estar no topo das mais belas flores dentro do gênero. Porém, o perfume compensa tudo. Uma fragrância adocicada, apaixonante e embriagante. Show !!!

Inclusive, muitas pessoas associam erroneamente o nome desta espécie a este fato. Porém, cheirophorum é um epíteto do latim que significa “em forma de mão”, em uma comparação com o formato da flor desta planta.

Ainda, por este perfume estupendo, o Oncidium cheirophorum é muito utilizado na hibridação. O seu cruzamento com o Oncidium ornithorhynchum gerou o famosíssimo Oncidium Twinkle, orquídea com pequeninas flores de cores vermelhas, brancas ou amarelas, e com um inigualável odor que lembra a baunilha. Sucesso de vendas no mundo inteiro.

Resultado de imagem para Oncidium Twinkle

Oncidium Twinkle

Foto retirada da internet - Site:
br.pinterest.com/pin/499688521127641567/

 

O Oncidium cheirophorum foi descrito em 1852 pelo botânico alemão Heinrich Gustav Reichenbach (1823 – 1889), um dos mais renomados orquidófilos da época.

Sinonímia: Oncidium cheirophorum var. exauriculatum; Oncidium dielsianum; Oncidium exauriculatum e Oncidium macrorhynchum.

Planta de pequeno porte originária da extensa área compreendida entre a região de Chiapas, no sul do México, e o norte da Colômbia, sendo a Costa Rica o principal centro de dispersão.

É uma orquídea de crescimento simpodial, como todas as plantas do gênero Oncidium, e vegeta de forma epífita em florestas úmidas localizadas entre 1000 e 1600 metros altitude.

Possui rizoma curto e robusto, com raízes cobertas por tecido velame. Os pseudobulbos são lisos, de formato ovoide, chegam a medir 4cm de comprimento e são monofoliados. As folhas são lanceoladas e apicais, chegando a medir 16,0 x 1,5cm.

A inflorescência é racemosa e multiflora. Muito bonita. Hastes de até 20cm de comprimento suportando até um par de dúzias de pequenas flores perfumadas, de 1,3cm de diâmetro, e com aspecto ceroso. Em toda a flor predomina um amarelo resplandecente, com pequenos detalhes em branco no labelo.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Sugiro cultivar o Oncidium cheirophorum fixado em troncos ou cascas de árvores, e com muitas raízes expostas. Esta planta precisa de grande aeração nas raízes.
  • Se sua opção for cultivo em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Sugiro cultivo com 50% de sombreamento, e temperaturas entre 5 e 35 graus.

Floresce normalmente no outono, e a floração dura entre 20 e 30 dias.

A seguir relaciono algumas fotos desta orquídea:

Oncidium cheirophorum

Planta de minha coleção

Foto:  Juan Pablo Heller

 

 

Resultado de imagem para Oncidium cheirophorum

Foto retirada da internet - Site:
http://bluenanta.com/natural/139248/species_detail/

Resultado de imagem para Oncidium cheirophorum

Foto retirada da internet - Site:
http://beginhier.info/mbccat-cattleya-12.asp

Resultado de imagem para Oncidium cheirophorum

Foto retirada da internet - Site:
http://orchids.la.coocan.jp/Oncidium/Oncidium%20cheirophorum/Oncidium%20cheirophorum.htm

Resultado de imagem para Oncidium cheirophorum

Foto retirada da internet - Site:
http://bluenanta.com/natural/139248/species_detail/

Resultado de imagem para Oncidium cheirophorum

Foto retirada da internet - Site:
http://www.imageflora.com/image/oncidium-cheirophorum-lemon-yellow-small-flowers-in-winter1/

Resultado de imagem para Oncidium cheirophorum

Foto retirada da internet - Site:
http://www.rv-orchidworks.com/orchidtalk/phalaenopsis-oncidium-intergenerics-bloom/42258-oncidium-cheirophorum.html

 

 

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

 

 

Anúncios

9 pensamentos sobre “Oncidium cheirophorum

  1. Eu sou uma completa ignorante nesse vasto mundo que você, ao contrário, domina com suavidade e harmonia; vim apenas pela curiosidade e certa de que sairia à francesa até que um detalhe me prendeu: o fósforo ao lado do pseudobulbo (será q entendi direito?) para afirmar a ideia dos 4 cm. Isso me levou ao Colecionador de Ossos, quando a Jolie utiliza um dólar de papel para nos fazer associar o tamanho da pegada encontrada no chão à ideia do número do sapato.
    Os detalhes, realmente, fazem a diferença, rsrsrsrsrsrs…
    E, aproveitando a oportunidade, gostaria de saber o quanto que essa pequenina é utilizada pela indústria para a concepção das fragrâncias, afinal, vc afirmou que o perfume emanado por elas é característico.
    Abração 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa tarde Elaine. Aqui estou, no meu quarto, deitado na cama e curtindo uma gripe daquelas. Febre alta, dor de garganta e mãos trêmulas. Ki nhaka !!!
      Adorei teu comentário e tua consulta. Existem poucas aplicações para as orquídeas que não são puramente ornamentais. Uma delas é a Vanilla Planifolia, da qual retiramos a baunilha.
      Em termos de perfumes, não conheço plantas que utilizem flores de orquídeas em sua composição. O que é fato, é que o perfume mais famoso do mundo, o Chanel No. 5, teve a fragrância obtida tentando imitar o perfume da Cattleya labiata, a “rainha do nordeste” brasileiro.
      O que existe muito é propaganda enganosa. No mundo do “glamour”, as orquídeas representam o máximo em termos de classe e sofisticação. Não é a toa que celebridades usam orquídeas, mesmo que erroneamente, na descrição de produtos com sua assinatura.
      Este é o caso do perfume “Black Orchid”, um recente lançamento da coleção Ana Hickmann, que segundo os anúncios tem notas frutadas de Jasmim e Orquídea Negra (que não existe).
      Outro exemplo é o perfume ”Pulse”, de Beyoncé, com fragrância combinada de flor da pêra, licor Curaçao Bleu, bergamota, madeiras, musk e baunilha, além de corante à base de Orquídea Bluebird (que também não existe).
      Fantasy, de Britney Spears, é mais um que segue esta linha… um perfume para a mulher sedutora, cativante e sonhadora. Trata-se de um divino mix de deliciosas lichias vermelhas, marmelos dourados, exóticos kiwis, pétalas de jasmim e orquídeas de chocolate branco (caramba !!!), envolvendo ainda um delicioso acorde caramelado de cupcake.
      E ainda, o perfume feminino Velvet Orchid, criado pelo famoso designer Tom Ford em 2006, que tem em si o legado de uma assinatura floral ousada e glamorosa. Um acorde imaginário de orquídea negra, misturado com notas de orquídea de veludo, com intenso óleo de rosa, jasmim e um novo acorde de orquídea púrpura, planta rara que somente pode ser encontrada nas selvagens florestas brasileiras (eles devem imaginar nossas florestas cheias de índios canibais e vorazes Tiranossauro rex).
      É isso… abração

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s