Slc. Jewel Box

 

A Caixa de Jóias

 

Como já citei em outras postagens, quando falei sobre plantas híbridas, a busca por plantas “perfeitas” tem levado o homem a realizar ousados cruzamentos. Mas quais são os fatores que levam as pessoas a hibridar? Relaciono a seguir alguns motivos:

  • O primeiro fator é a curiosidade. Aventurar-se na criação de novas plantas é algo muito excitante, principalmente para os iniciantes na área.
  • A busca de uma planta estupenda que leve o produtor à fama também é muito relevante.
  • A ânsia por flores cada vez maiores e mais coloridas, formas ousadas e atraentes, labelos franjados, maior quantidade de flores por inflorescência, perfume e outras características são focadas visando atrair o consumidor.
  • A tentativa de conseguir plantas de maior valor comercial.
  • A procura por plantas cada vez mais resistentes a variadas condições climáticas.
  • A melhoria genética e a resistência a doenças.
  • A época de floração, visando ter plantas floridas em ocasiões especiais como dia das mães, dia dos namorados, finados e Natal, nas quais aumenta muito a procura por flores.

Mas cultivar híbridos é mais fácil do que cultivar espécies naturais? A resposta é fácil… SIM.

A hibridação tanto de plantas como de animais, é uma técnica muito utilizada visando um melhoramento genético, no intuito de aumentar o vigor da descendência (heterose).

A cada cruzamento são geradas plantas com mais tipos de genes em relação a cada uma de suas espécies progenitoras. Assim, obtemos plantas com maior produtividade, precocidade e facilidade de adaptação a diferentes ambientes.

Numa próxima ocasião falarei mais sobre este tema. Agora é o momento de falar da planta do dia, a estupenda Slc. Jewel Box, cuja tradução seria “Slc. Caixa de Jóias”.

 

Resultado de imagem para A Caixa de Jóias

Foto retirada da internet - Site:
http://www.leferblog.com.br/2015/02/diy-porta-joias.html

 

Slc. é a abreviatura para Sophrolaeliocattleya, que é um híbrido intergenético obtido de cruzamentos onde estão presentes plantas dos gêneros Sophronitis, Laelia e Cattleya.

Mas por que incluir Sophronitis em uma hibridação de Laelias com Cattleyas, que possuem flores bem maiores e vistosas? Acredito que sejam dois os fatores primordiais:

  • A procura pela cor vermelha, típica da Sophronitis, e tão valorizada na hibridação.
  • A procura pelo formato arredondado, plano e “cheio” das flores do gênero Sophronitis, que em alguns casos chegam a se assemelhar, em termos de formato, com plantas dos gêneros Vanda e Phalaenopsis.

Trata-se de mais uma obra prima da arte da hibridação. Uma planta robusta com muitas flores vermelhas, vistosas e atraentes. Mais um dos destaques entre famosos e premiados híbridos de orquídeas.

A Slc. Jewel Box é o resultado do cruzamento de uma Guarianthe aurantiaca com uma Slc. Anzac, e foi registrado em 1962 por Stewart Inc.

A Guarianthe aurantiaca é uma planta natural, que até pouco tempo atrás era classificada como Cattleya aurantiaca, e que já foi tratada neste blog.

Já a Slc. Anzac é mais um híbrido famoso. Foi produzido em 1921, e é o resultado do cruzamento Slc. Marathon X Lc. Dominiana.

Na Slc. Marathon,também registrada em 1921, estão presentes a Cattleya dowiana, a Cattleya mossiae, a Laelia cinnabarina (atualmente classificada como Hoffmannseggella cinnabarina ), e a Sophronitis coccinea.

Já a Lc. Dominiana, registrada em 1899, é um híbrido resultante do cruzamento de duas espécies: Cattleya dowiana X Laelia purpurata (atualmente classificada como Brasilaelia purpurata).

Sei que a abordagem da genealogia dos híbridos é um assunto confuso e chato. Porém, são informações que considero valiosas e fundamentais na área da orquidologia.

Trata-se de uma planta magnífica constituída de um robusto rizoma com grossas raízes cobertas de tecido velame. Possui longos pseudobulbos fusiformes e vigorosos, cobertos de bainha foliar. Suas folhas são grossas, coriáceas e elípticas.

A inflorescência é estupenda. Curtas hastes florais de aproximadamente 15cm de comprimento, suportando de duas a cinco flores (normalmente apenas duas), que medem entre 6 e 8cm de diâmetro.

As pétalas são bem mais largas que as sépalas, e o labelo tem a orla ondulada. A cor predominante é o vermelho escuro, e o labelo tem umas delicadas estrias amarelas em seu centro. Show de formas e show de cores. Orquídea que recomendo para presentear a pessoa amada e acender a chama do desejo e da paixão.

Além da beleza, estas flores tem um perfume suave e adocicado, que incrementam ainda mais romantismo ao ambiente. Não me resta outro adjetivo… Show de planta.

A Slc. Jewel Box é muito fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:

  • Eu costumo utilizar caixetas de madeira, com substrato composto de partes iguais de casca de pinus, pedra brita e carvão vegetal.
  • Precisa de muita umidade, boa drenagem da água, e boa ventilação.
  • Gosta de 50% de sombreamento e suporta temperaturas entre 5 e 35 graus.

A floração dura em torno de 30 dias, e a época depende muito das condições ambientais do local de cultivo.

Seguem algumas imagens:

Resultado de imagem para Slc. Jewel Box

Foto retirada da internet - Site:
www.orchidweb.com/products/slc-jewel-box-scheherazade-amaos~236.html

Resultado de imagem para Slc. Jewel Box

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/mossiae/5612967214

Resultado de imagem para Slc. Jewel Box

Foto retirada da internet - Site:
http://www.euonym.us/~wildfire/orchids/jewelbox.html

Resultado de imagem para Slc. Jewel Box

Foto retirada da internet - Site:
http://www.brookside-orchids.com/store/p1093/Slc._Jewel_Box_%27Scheherazade%27_AM%2FAOS_4%22_or_6%22_pot.html

Resultado de imagem para Slc. Jewel Box

Foto retirada da internet - Site:
http://picssr.com/tags/sophrolaeliocattleya/page6

Resultado de imagem para Slc. Jewel Box

Foto retirada da internet - Site:
http://picssr.com/tags/scvos2008

 

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Slc. Jewel Box

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s