Dracula benedictii

 

Flor com carinha de macaco

Hoje vou falar de um gênero de nome macabro, mas com lindas e simpáticas plantas, as famosas orquídeas do gênero Dracula.

As plantas deste gênero são conhecidas popularmente por “orquídeas cara-de-macaco”, e são frutos do desmembramento do gênero Masdevallia, feito em 1978 pelo renomado médico e botânico estadunidense Dr. Carlyle August Luer.

Luer vem trabalhando desde 1975 no esclarecimento e revisão das 4.000 espécies da subtribo Pleurothallidinae, e seus respectivos gêneros da família Orchidaceae, entre os quais está o gênero Dracula.

Segundo Luer existem pouco mais de 135 espécies deste simpático gênero. São todas plantas de hábito epífita e crescimento simpodial. Mais de 90% delas são originárias das montanhas do lado oeste dos Andes, no centro e sul da Colômbia e norte do Equador. Completam a lista três espécies recentemente descobertas no Peru, uma conhecida do México, e também nove ou dez nos outros países da América Central.

O estranho nome deste gênero deriva da palavra romena Dracul, que tem sua origem no latim Draco, e este da palavra grega drákon, que significa “Dragão”. Assim “Drácula” seria o diminutivo “Dragãozinho”, ou “Filho do Dragão”, numa referência à personagem histórica Vlad III, que deu origem à lenda do Conde Drácula, cujos dentes caninos são comparados às antenas das sépalas deste gênero. Muitas das espécies de Dracula têm nomes bem humorados, referenciando animais, monstros mitológicos, ou de histórias de terror tais como, chimaera, circe, chiroptera, diabola, lemurella, gorgona, marsupialis, nosferatu, polyphemus, simia, vampira e vlad-tepes.

Resultado de imagem para morcego gif animado desenho

Gif retirado da internet - Site:
http://akigifs.blogspot.com.br/2014/05/gifs-animados-morcego-bat.html

E não é só o nome deste gênero que é macabro. As condições ambientais para o seu desenvolvimento seguem a mesma linha. Preferem as áreas nebulosas das montanhas, onde o nível de umidade é elevadíssimo, e onde raramente são expostas à luz solar direta. Não toleram temperatura superior a 25 graus. São plantas que crescem muito bem e formam grandes touceiras quando as citadas condições são atendidas. Por outro lado são muito delicadas: uma semana de calor ou seca são capazes de acabar com uma enorme planta cultivada adequadamente por muitos anos. Um dia de calor excessivo faz também que todos os botões e flores murchem imediatamente.

Pelos fatos acima expostos, considero esta planta de difícil cultivo, e isto justifica o fato de ser muito raro encontrar plantas deste gênero em orquidários e floriculturas.

A planta do dia é a Dracula benedictii, descrita em 1874 pelo botânico alemão Heinrich Gustav Reichenbach (1823 – 1889), como Masdevallia benedictii, e reclassificada como Dracula por Carlyle Luer, como citado no início desta matéria.

O nome da espécie, benedictii, é uma homenagem de Reichenbach ao botânico Benedikt Roezl (1824 – 1885), considerado um dos maiores colecionadores de orquídeas da época. Roezl era da Bohemia, região conhecida atualmente como República Tcheca.

Resultado de imagem para Benedikt Roezl

Benedikt Roezl

Imagem retirada da internet - Site:
https://alchetron.com/Benedikt-Roezl-1148495-W

Além do gênero Roezliella, várias espécies de orquídeas foram nomeadas em sua homenagem, seguem alguns exemplos:

  • Miltoniopsis roezlii
  • Pescatorea roezlii
  • Selenipedium roezlii
  • Sobralia roezlii

Sinonímia: Dracula benedictii var. hubeinii; Dracula hubeinii; Dracula troglodytes; Masdevallia troglodytes e Masdevallia benedicti.

Esta simpática orquídea é originária da Colômbia, onde vegeta de forma epífita em florestas úmidas e sombrias da Cordilheira dos Andes, em altitudes que variam de 1600 a 2400 metros.

Resultado de imagem para Cordilheira dos Andes colombia

Cordilheira dos Andes – Colômbia

Foto retirada da internet - Site:
http://www.astronoo.com/pt/artigos/vulcoes-colombia.html

Planta de pequeno porte formada por finos ramicaules curtos e eretos, suportando uma única folha fina, peciolada e de formato lanceolado. A inflorescência é curta e ereta. Uma fina haste de aproximadamente 8cm de comprimento, suportando de 1 a 5 flores que abrem em sucessão.

Estas flores tem aproximadamente 4cm de diâmetro e não emanam perfume.

As flores desta incrível planta são muito interessantes. As sépalas terminam em um apêndice alongado parecido com uma cauda que pode chegar a 10cm de comprimento, e as pétalas são pequenas e praticamente imperceptíveis. O labelo também é pequeno e espalmado.

Em termos de cor, na Dracula benedictii predomina um marrom avermelhado sobre um discreto e camuflado fundo amarelo pálido. No labelo o rosa se destaca.

Para facilitar a correta identificação das partes da flor, vou fazer uma analogia com a cara do macaco. As sépalas constituem mais de 90% da superfície, dando o formato arredondado para a flor. As pequenas pétalas são os “olhos” do “macaco”, e o labelo é a parte rosa, ou então, o “nariz” do “macaco”. Facilitou não é?

Esta planta não tem época certa para floração, o que normalmente acontece mais de uma vez por ano, e cada floração dura em média uma semana.

Regras básicas para o cultivo:

  • Não recomendo o uso de cascas ou troncos de árvores, pela necessidade de alto índice de umidade que esta planta requer. O ideal são vasos plásticos do tipo “cestinha”, para facilitar a saida das inflorescências que frequentemente atravessam o substrato e saem pelas laterais e furos inferiores. Neste aspecto o cultivo deve ser similar ao da Stanhopea, já visto.
  • Em termos de substrato, recomendo o uso apenas de esfagno.
  • Evite molhar os botões florais. Eles são muito frágeis e qualquer excesso de água acarreta no apodrecimento dos mesmos.
  • Gosta e precisa de muita sombra. 70 a 80% de sombremento é o ideal.
  • Suporta temperaturas entre 0 e 25 É Imprescindível proteger esta orquídea nos dias mais quentes do verão.

Seguem algumas fotos:

Resultado de imagem para Dracula benedictii

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orchidspecies.com/dracbennettii.htm

Resultado de imagem para Dracula benedictii

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orchidspecies.com/dracbennettii.htm

Resultado de imagem para Dracula benedictii

Foto retirada da internet - Site:
br.pinterest.com/pin/190277152979950672/

Resultado de imagem para Dracula benedictii

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/eddie_2/9154516580

Resultado de imagem para Dracula benedictii

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orchidphotos.org/images/orchids/speciesV2/Dracula/draculabenedictii1_327.html

Resultado de imagem para Dracula benedictii

Foto retirada da internet - Site:
http://hanasakato.exblog.jp/15261341/

Resultado de imagem para Dracula benedictii

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orchideenkultur.net/index.php?topic=8580.0

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

14 pensamentos sobre “Dracula benedictii

  1. Não considerei nada “macabro”, ao contrário, adorei o nome e, sim, sou apaixonada pela Drácula.
    Hahahahahahahahahahahahahahahah… Vc e as curioosidades do universo orquidário.
    Muito bacana!
    Nessa pegada, espero que haja uma em homenagem a Van Helsing também. 😉
    Parabéns pelo trabalho!
    Beijoca

    Curtido por 2 pessoas

    • Valeu amigona. Mais uma vez agradeço por tua simpática e alegre participação. Não te conheço, não sei tua idade e nunca vi tua cara. Não achei nenhuma foto no teu blog. Porém, você esbanja alto astral e jovialidade. Te vejo como uma princesa dos contos da Disney. Beijão.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Muchas gracias por la información, tengo un ejemplar sembrado en una parte de esfagno y otra parte de sustrato para orquídeas. Ahora se que debo sembrarla solo en esfagno. Muchas gracias, acabas de salvar las flores de una planta.

    Curtir

Deixe um comentário