Orchis italica

Hoje vou falar da mais pornográfica de todas as orquídeas, a Orchis italica. E isto porque seu nome está associado a testículos, e a flor se assemelha com a figura de um homem despido.

Orchis é um dos oito gêneros originais da família Orchidaceae, e foi proposto em 1753 pelo pai da taxonomia moderna, o sueco Carl Nilsson Linnaeus (1707 – 1778).

Resultado de imagem para Carl Nilsson Linnaeus

Carl Nilsson Linnaeus

Imagem retirada da internet - Site:
br.pinterest.com/gfrilli/naturalists-linnaeus-carl-nilsson-1707-1778/

Eu considero o Linnaeus como um dos maiores gênios da humanidade. Com certeza ele foi o maior botânico da época, além de ter sido um zoólogo brilhante, um médico revolucionário e um físico notável. Foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia, e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Escala Celsius, utilizada até hoje para medição de temperatura. E, como se tudo isso fosse pouco, ainda foi muito reconhecido em toda a Europa por seus dotes literários. Linnaeus foi um estupendo poeta, e escreveu mais de setenta livros e trezentos artigos científicos. É mole?

Apenas como curiosidade, Linnaeus também foi o responsável pela criação dos glifos utilizados até hoje para referenciar machos e fêmeas:

♂ (lança e escudo – Marte): para representar machos.

(espelho de mão – Vênus): para representar fêmeas.

Voltando ao tema do dia, o nome deste gênero deriva da latinização da palavra grega órkhis, que significa “testículos”, pelo fato das primeiras espécies descritas possuírem raízes em forma de bulbos, sugerindo testículos.

Resultado de imagem para orkhis tuberas desenho

Imagem retirada da internet - Site:
http://orquideasorganicas.blogspot.com.br/2013/09/

Aliás, Linnaeus utilizou o nome da primeira referência documentada das plantas da família Orchidaceae, que provavelmente tenha sido feita 300 anos AC, pelo filósofo grego Teofrasto. Esse estudioso foi discípulo de Aristóteles e é considerado o pai da Botânica.

Trata-se de um gênero composto por aproximadamente 60 espécies, todas de hábito terrestre e originárias da região sul da Europa, norte da África e oeste da Ásia.

A principal característica distintiva das plantas deste gênero é o fato de possuírem tubérculos subterrâneos em vez de pseudobulbos.

Aliás, de três espécies de orquídeas deste gênero (Orchis morio, Orchis maculata e Orchis mascula), nativas basicamente de algumas montanhas turcas, é extraído o SALEPO, espécie de farinha obtida de suas raízes tuberosas. Trata-se de um produto rico em mucilagem e de sabor adocicado, muito utilizado na fabricação de sorvete, conhecido localmente como “dondurma”.

Resultado de imagem para dondurma

Dondurma

Foto retirada da internet - Site:
http://www.budgettraveltalk.com/2014/06/15/dondurma-magical-icecream/

Para podermos dimensionar a importância comercial deste produto, basta dizer que na Turquia anualmente são produzidas milhares de toneladas de salepo, e que para obter um quilo deste produto são necessárias cerca de mil orquídeas do gênero Orchis, e que estas levam quase oito anos para atingir a plenitude de seu crescimento. Com certeza uma atividade que envolve muitos milhões de dólares.

Agora chega de curiosidades e vamos à planta do dia, a exótica e despudorada Orchis italica, conhecida mundialmente como “orquídea do homem nú” por razões óbvias. Em alguns lugares também é chamada de “flor dos rapazinhos” ou “flor dos macaquinhos”.

Esta curiosa orquídea foi descrita em 1789 pelo clérigo Jean-Louis Marie Poiret (1755 – 1834), botânico e explorador francês.

O nome do gênero, italica, não tem nenhuma relação com a suposta virilidade dos “garanhões” italianos. Trata-se de uma simples referência ao país onde esta planta foi descoberta, a Itália.

Sinonímia: Orchis fusca var. stenoloba; Orchis italica f. albiflora; Orchis italica f. breviloba; Orchis italica var. fontinalis; Orchis italica f. maculata; Orchis longicornis; Orchis longicruris; Orchis longicruris subsp. longipenis; Orchis militaris; Orchis purpurea subsp. stenoloba; Orchis purpurea var. stenoloba; Orchis simia var. undulatifolia; Orchis tephrosanthos; Orchis tephrosanthos var. undulatifolia; Orchis undulatifolia e Orchis welwitschii.

A Orchis italica é uma planta de hábito terrestre, nativa de pradarias da região do Mediterrâneo, Oriente médio e norte da África (Turquia, Grécia, Itália, Portugal, Espanha, Chipre, Malta, Síria, Líbano, Israel, Jordânia, Marrocos, Argélia, Tunisia, entre outros). Normalmente é encontrada nas encostas de colinas, sobre solos magros, relvados e, em regra, pedregosos, frequentemente calcários.

São plantas de crescimento simpodial. Possuem rizoma grosso e tuberoso, normalmente enterrado, e são desprovidas de pseudobulbos. Possuem pequenas, finas e lanceoladas folhas que brotam dos tubérculos e se apresentam de forma rasteira sob a superficie, tornando quase que impossível sua identificação quando não estão floridas.

A inflorescência é do tipo ereta e ramificada, medindo entre 20 e 40cm de comprimento. As flores nascem no terço final das hastes e de forma aglomerada, formando algo parecido com uma “bola” de flores.

As sépalas são todas iguais, de cor predominantemente rosa e com linhas convergentes de tonalidade mais intensa. As pétalas são de tamanho extremamente reduzidas e difícil de enxergar sem manusear cuidadosamente a flor. O labelo apresenta um formato exótico que lembra a silhueta de um homem despido, e a cor predominante é o branco, densamente maculado de rosa.

Floresce no outono e sua floração dura em média 20 dias.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Pode ser cultivada em vaso plástico, porém o recomendado é que seja plantada em canteiros especialmente preparadas em áreas externas. Como substrato, uma opção seria um composto utilizando 50% de pedra brita e 50% de uma mistura de húmus, areia grossa, casca de pinus e carvão vegetal.
  • Planta difícil de cultivar em nosso país pela baixa tolerância ao calor. Não suporta temperaturas superiores a 30 graus, e aprecia temperaturas abaixo de zero.
  • Embora seja uma planta natural de pradarias e matas abertas, sugiro cultivo com sombreamento entre 40 e 50%.

Seguem algumas fotos:

Resultado de imagem para Orchis italica

Foto retirada da internet - Site:
www.1001gardens.org/2014/01/orchis-italica-naked-man-orchid/

Resultado de imagem para Orchis italica

Foto retirada da internet - Site:
www.1001gardens.org/2014/01/orchis-italica-naked-man-orchid/

Resultado de imagem para Orchis italica

Foto retirada da internet - Site:
http://wildnaturespain.blogspot.com.br/2013/06/orchis-italica-new-location-naked-man-orchid-spain.html

Resultado de imagem para Orchis italica

Foto retirada da internet - Site:
http://www.stridvall.se/flowers/gallery/Orchis_2/DSC_7734?full=1

Resultado de imagem para Orchis italica

Foto retirada da internet - Site:
http://www.freenatureimages.eu/plants/Flora%20O-R/Orchis%20italica,%20Italian%20Man%20Orchid/index.html

Resultado de imagem para Orchis italica

Foto retirada da internet - Site:
http://www.freenatureimages.eu/plants/Flora%20O-R/Orchis%20italica,%20Italian%20Man%20Orchid/index.html

Resultado de imagem para Orchis italica

Foto retirada da internet - Site:
/www.flickr.com/photos/karlhauser/4322155481

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Orchis italica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s