Oberonia myosurus

 

Oberonia é um gênero pertencente à família Orchidaceae, composto por aproximadamente 300 espécies, todas originárias da África tropical, sul da Ásia, Oceania e ilhas dos oceanos Pacífico e Índico.

Trata-se um gênero cujas espécies são difíceis de encontrar no Brasil, e com pouquíssimo material de pesquisa na internet e em livros. Até as fotos são escassas.

Este gênero foi descrito pelo botânico inglês John Lindley em 1830, em mais uma infeliz comparação. Aliás, Lindley pode ser considerado o “pai” da orquidologia, com uma contribuição gigantesca para a botânica, porém, teve extremo mau gosto na escolha de alguns nomes. Já vimos que o gênero Coelogyne é uma comparação da flor com a genitália feminina, e agora Oberonia, nome pejorativo dado por Lindley para ressaltar a insignificância das flores deste gênero, com o qual discordo totalmente.

Oberonia é uma referência a Oberon, rei dos Elfos, entidades da mitologia e folclore germânicos, descritos como personagens travessos que trazem maus sonhos para as pessoas.

Resultado de imagem para elfo

Elfo

Desenho retirado da internet - Site:
http://portalfadaseelementais.blogspot.com.br/2012/06/elfos.html

 

Porém, esta associação dos Elfos com maldades é posterior à cristianização na Europa. Originalmente os Elfos eram associados com divindades da natureza e dotados de poderes mágicos. Tinham aparência de homens e mulheres belos e jovens, que viviam em florestas, cavernas, lagos e fontes, e tinham uma vida extremamente longa ou até mesmo eram imortais. Acreditava-se ainda que eles tinham poderes sobre a fertilidade humana e poderiam até influenciar no sexo dos bebês. Inclusive, segundo a mitologia, o último rei Elfo foi Gandalf (o Elfo do bastão), bem conhecido de todos da Trilogia Senhor dos anéis.

Resultado de imagem para Gandalf

Gandalf   –  Trilogia Senhor dos Anéis

Foto retirada da internet - Site:
http://comiccrossroads.wikia.com/wiki/Gandalf_(Earth-2876)

Agora vamos à planta do dia, a simpática e exótica Oberonia myosurus, descrita também por John Lindley, e originária principalmente da região do Himalaia, Nepal, Tailândia e Vietnã.

É uma planta de habito epífita e rupícola, que vegeta fixada em árvores ou rochas cobertas de musgo, em florestas sombrias e úmidas localizadas entre 900 e 1500 metros de altitude.

O nome desta espécie, myosurus, é um epíteto latino que significa “como cauda de rato“. Não sei afirmar se a referência foi o formato da inflorescência ou das folhas desta planta.

Sinonímia: Dendrobium myosurus; Iridorchis myosurus e Malaxis myosurus.

São plantas de pequeno porte e crescimento simpodial, desprovidas de pseudobulbos. As folhas são subteretes e coriáceas, chegando a 10cm de comprimento. Pela ausência de bulbos, estas folhas desempenham uma função muito importante para a planta, que é o acúmulo de nutrientes.

A inflorescência é do tipo pendente, suportando centenas de minúsculas flores de diâmetro inferior a 2 milímetros, não ressupinadas e que abrem em forma de espiral sobre a haste. Embora existam muitas variedades quanto à coloração, a maior parte delas apresentam tonalidades diferentes de alaranjado.

Seguem algumas dicas para o cultivo desta planta:

  • Cultive esta orquídea fixada em troncos ou cascas de árvores, com muitas raízes expostas. Não recomendo a utilização de vasos e caixetas.
  • Mas, se sua opção for cultivo em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, pedra brita (ou pedra de São Thomé), carvão vegetal e esfagno.
  • Alguns orquidófilos utilizam rolhas para o cultivo desta planta, e com bons resultados. Segue a dica.
  • Qualquer que seja sua escolha em termos de substrato, cuidado com água acumulada. Este deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Sugiro cultivo com 70% de sombreamento, e altas temperaturas (entre 15 e 40 graus).

Floresce no verão e a floração dura em média 20 dias.

Seguem algumas fotos:

Resultado de imagem para Oberonia myosurus

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orchidspecies.com/obemysorus.htm

Resultado de imagem para Oberonia myosurus

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orchidboard.com/community/miscellaneous-and-other-genera/81319-oberonia-myosurus-culture.html

Resultado de imagem para Oberonia myosurus

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orchidstudygroup.org.uk/bot-banterhow-can-i-get-involved-with-orchid-science/

Resultado de imagem para Oberonia myosurus

Foto retirada da internet - Site:
http://www.fpcn.net/a/lankezhiwu/20131025/Oberonia_myosurus.html

Resultado de imagem para Oberonia myosurus

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orquistudio.com.br/index.php/orquideas/oberonia/oberonia-myosurus.html

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Oberonia myosurus

  1. Graças às lentes macro, temos a oportunidade de perceber os detalhes dessa e de tantas outras belezas. Aliás, não fossem essas lentes, talvez passasse despercebida toda a sua delicadeza.
    O post já tava ótimo falando da oberonia e sua essência etimológica atrelada aos elfos, mas trazer o melhor de todos – Gandalf – fez ficar sensacional.
    🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s