Gastrochilus bellinus

Gastrochilus é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae, com espécies muito semelhantes às plantas do gênero Aerides. Foi proposto em 1825, pelo renomado botânico escocês Davis Don (1799 – 1841).

Don ficou mundialmente conhecido por seus estudos e descobertas. Dedicou seu tempo a todos os tipos de plantas, desde gigantescas árvores como a Sequoia sempervirens, até pequenas orquídeas como as dos gêneros Gastrochilus e Pleione.

O nome deste gênero, Gastrochilus, deriva da latinização de duas palavras gregas:  gastrós, que significa “ventre”, e kheilos, que significa “lábio”, “labelo”, referindo-se à forma globosa do labelo de suas flores.

As mais de 60 espécies deste gênero são plantas originárias do continente asiático e algumas ilhas do Pacífico, mais especificamente da China, Japão, índia, Tailândia, Taiwan, Birmânia, Laos e Indonésia, onde vegetam de forma epífita em florestas primárias, úmidas e sombrias. São todas vandáceas (plantas de crescimento monopodial).

As plantas deste gênero são pouco conhecidas em nosso país e, além de caras, são muito difíceis de encontrar. Porém, se você encontrar alguma espécie, vale a pena o esforço para sua aquisição. São todas plantas lindíssimas.

Agora a planta do dia, o fantástico Gastrochilus bellinus. Mais uma das tantas plantas que admiro e reverencio. Mais uma das tantas orquídeas que nunca tive, não tenho, mas que algum dia terei.

Trata-se de uma espécie originária do sul da China, Laos, Birmânia e Tailândia, que pode ser encontrada vegetando fixada em árvores de florestas úmidas e densas, localizadas entre 500 e 1600 metros de altitude.

Belinus, o nome da espécie, é uma homenagem ao deus do sol da mitologia celta, que recebe este nome, e que também é conhecido como Belenus, Bel e Beli Mawr.

E por falar em Belenus lembrei  de “as aventuras de Asterix, o gaulês”. Mais alguém recorda? Trata-se de uma série de histórias em quadrinhos, criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959. Eu era e ainda sou apaixonado pelas histórias deste baixinho narigudo e de grossos bigodes que, junto com Obelix, Ideiafix e muitos outros personagens, zombavam das legiões romanas e cultuavam divindades como Belenus e Tutatis.

Resultado de imagem para asterix e obelix

As aventuras de Asterix

Desenho retirado da internet - Site:
www.flickr.com/photos/marcospiccin/436447036

O Gastrochilus bellinus foi descrito em 1884, pelo renomado botânico alemão Heinrich Gustav Reichenbach (1823 – 1889), na ocasião com o nome de Saccolabium bellinum, hoje considerado um sinônimo.

É uma planta de crescimento monopodial e pequeno porte, com caule longo e robusto provido e grossas raízes velamentosas. Este caule suporta folhas alternadas, lanceoladas, carnudas e lustrosas.

A inflorescência é curta e ereta, suportando entre 3 e 10 flores cerosas e perfumadas de aproximadamente 3,0cm de diâmetro.

As sépalas são um pouco mais largas que as pétalas, e ambas são de cor amarelo claro com máculas de cor marrom avermelhado. No labelo um festival de formas e cores. Branco, vermelho, amarelo e rosa se mesclam em uma pintura perfeita e cativante. Para finalizar, uma delicada orla franjada. Exótica, atrativa e sedutora… um show.

Floresce normalmente na primavera e sua floração dura em torno de 30 dias.

Regras básicas para o cultivo:

  • Pode ser cultivada em vasos de plástico ou cascas de árvore. Eu costumo cultiva-las de forma suspensa, amarradas em pequenas caixetas com pouquíssimo, ou nenhum substrato, e com suas longas e grossas raízes soltas e expostas, aumentando o poder de fotossíntese da planta.
  • Precisa de muita umidade e boa ventilação.
  • Gosta de 50% de sombreamento e suporta temperaturas entre 10 e 35 graus. Proteja a planta nos dias mais rigorosos do inverno.

Abaixo mostro algumas fotos:

Resultado de imagem para Gastrochilus bellinus

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/dewittkower/12053953663

Resultado de imagem para Gastrochilus bellinus

Desenho retirado da internet - Site:
http://dwaittaleb.free.fr/woc/pages/gastrochilus-bellinus.htm

Resultado de imagem para Gastrochilus bellinus

Desenho retirado da internet - Site:
commons.wikimedia.org/wiki/File:Gastrochilus_bellinus.jpg

Resultado de imagem para Gastrochilus bellinus

Desenho retirado da internet - Site:
www.orchidweb.com/products/gastrochilus-bellinus~3763.html

Resultado de imagem para Gastrochilus bellinus

Desenho retirado da internet - Site:
www.orchidweb.com/products/gastrochilus-bellinus~3763.html

Resultado de imagem para Gastrochilus bellinus

Desenho retirado da internet - Site:
http://bluenanta.com/natural/88651/species_detail/

Resultado de imagem para Gastrochilus bellinus

Desenho retirado da internet - Site:
https://hiveminer.com/Tags/gastrochilus,orchids/Interesting

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Gastrochilus bellinus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s