Panarica prismatocarpa

Hoje é uma data muito especial. Hoje é o aniversário da minha grande amiga Marjorie. Dona de uma inigualável e cativante simpatia, Marjorie foi uma das principais incentivadoras para a criação deste blog. Devo a ela significativa parcela de méritos no sucesso deste trabalho, e ao extenso rol de amigos que consegui com este meio de comunicação.

Parabéns Marjorie… um ano de muitas felicidade e realizações, um ano de alegrias e saúde, um ano de paz e harmonia. Estes são meus mais sinceros votos.

feliz_aniversario_recados_orkut5

Gif retirado da internet - Site:
http://cantinhoencantado.blogs.sapo.pt/96613.html

E, como sempre, dia especial merece uma orquídea especial. Hoje falarei de uma das minhas queridinhas, a Panarica prismatocarpa. Um show de planta para um show de amiga.

Panarica é um gênero composto por apenas seis espécies desmembradas recentemente do gênero Prosthechea, que assim como o gênero Anacheillum, também outrora foi desmembrado do gênero Encyclia, que por sua vez foi desmembrado do gênero Epidendrum. Fácil, não é?

Em todo caso, são todas plantas da tribo Epidendreae, subtribo Laeliinae, assim como as plantas dos gêneros Cattleya, Laelia, Sophronitis, Brassavola, Schomburgkia, entre outras (40 no total).

A última reclassificação feita neste grupo, com a criação do gênero Panarica, foi feita em 2004 pelos botânicos americanos Carl Leslie Withner e Patricia Ann Harding.

Os representantes deste gênero são:

  • Panarica brassavolae
  • Panarica ionocentra
  • Panarica mulasii
  • Panarica neglecta
  • Panarica prismatocarpa
  • Panarica tardiflora

O nome deste gênero é uma simples contração dos nomes Panamá e Costa Rica, países que são os grandes centros de dispersão destas orquídeas.

A principal característica distintiva para as plantas do gênero Panarica, é o fato de suas flores ressupinarem, o que não acontece com a enorme maioria das orquídeas de Epidendrum, Encyclia, Anacheillum e Prosthechea.

Apenas para recapitular, o fenômeno da ressupinação é um mecanismo fantástico que a natureza criou para garantir que as orquídeas sobrevivam e perpetuem as espécies. Na grande maioria das plantas da família Orchidaceae, o botão floral cresce em posição vertical. Mais tarde, no entanto, ele se deita e faz a chamada ressupinação, um movimento de até 180 graus, destinado a colocar o labelo na posição horizontal, como se fosse uma plataforma ou uma pista de aterrissagem, visando facilitar ao máximo o trabalho dos agentes polinizadores. Um mecanismo avançado e exclusivo das orquídeas.

Agora a planta do dia. A Panarica prismatocarpa, uma verdadeira obra de arte.

O nome da espécie, prismatocarpa, deriva do grego: prisma, que tem o mesmo significado que em português, e karpos, que significa “fruto”. Não sei dizer em que o autor se baseou para criar este nome. Ao colorido da flor talvez ???

Sinonímia: Encyclia prismatocarpa; Epidendrum maculatum; Epidendrum prismatocarpum; Epidendrum uro-Skinneri; Prosthechea prismatocarpa e Pseudencyclia prismatocarpa.

Panarica prismatocarpa é uma espécie originária da América Central, mais especificamente do Panamá e da Costa Rica, onde vegeta de forma epífita em florestas úmidas e sombrias localizadas entre 1000 e 3000 metros de altitude.

Resultado de imagem para america central mapa

Desenho retirado da internet - Site:
br.pinterest.com/explore/latin-america-map/

É uma planta de cescimento simpodial e que forma grandes touceiras rapidamente. Possui rizoma robusto e ramificado com grossas raízes velamentosas. Os pseudobulbos são cônicos e alongados, amplamente cobertos por uma espessa bainha foliar. Da extremidade destes bulbos brotam duas ou três longas folhas de formato elíptico e cor verde brilhante.

As inflorescências são fantásticas. Longas hastes ramificadas que podem chegar a 40cm de comprimento, originárias do ápice dos pseudobulbos, e que suportam  entre 5 e 35 flores delicadas e perfumadas.

Estas flores tem entre 4 e 5cm de  diâmetro. Sépalas e pétalas de tamanho, formato e pintura similares. Um lindo verde claro densamente maculado de marrom avermelhado, contrastando com um labelo pintado caprichosamente de branco e rosa. Um espetáculo de flor.

Planta fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:

  • Pode ser cultivada em cascas ou troncos de árvores, que é a minha sugestão, ou então em vasos de plástico ou caixetas de madeira.
  • Para a segunda opção, sugiro um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita, acrescendo ainda um pouco de esfagno.
  • Cultive esta planta com muita umidade e boa ventilação.
  • Cuidado com a drenagem. Esta planta não tolera excessos nas raízes, que apodrecem se ficarem encharcadas.
  • Diminua a periodicidade das regas no inverno.
  • Sugiro ainda um cultivo com sombreamento entre 50 e 60%, e temperaturas entre 5 e 35 graus.

Floresce no começo do verão e suas flores duram em média 30 dias.

Seguem algumas fotos ilustrativas.

Resultado de imagem para panarica prismatocarpa

Foto retirada da internet - Site:
http://orchids.la.coocan.jp/Panarica/Panarica%20prismatocarpa/Panarica%20prismatocarpa.htm

Resultado de imagem para panarica prismatocarpa

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/diihloddgess/6426490273

Resultado de imagem para panarica prismatocarpa

Foto retirada da internet - Site:
http://orchids.la.coocan.jp/Panarica/Panarica%20prismatocarpa/Panarica%20prismatocarpa.htm

Resultado de imagem para encyclia prismatocarpa

Foto retirada da internet - Site:
www.orchidsforum.com/threads/encyclia-prismatocarpa.8618/

Resultado de imagem para epidendrum prismatocarpum

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orquidarioolimpia.com.br/coleo?lightbox=imagedrs

Resultado de imagem para epidendrum prismatocarpum

Foto retirada da internet - Site:
http://g-kamu.com/htm/epidendorumu-purisumatokarupumu.htm

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Panarica prismatocarpa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s