Epidendrum vesicatum

Hoje vou falar de mais um “mega-gênero” da família Orchidaceae, o gênero Epidendrum, que atualmente possui perto de 1000 espécies. E já foi maior, quando gêneros como Encyclia, Prostechea, Anacheilium, Panarica e Auliza ainda estavam subordinados a ele.

O gênero Epidendrum foi criado em 1763 por Carl Nilson Linnaeus (1707 – 1778), biólogo, botânico, zoólogo e médico sueco, considerado o “pai da taxonomia moderna”.

Linnaeus foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia, teve participação em grandes projetos científicos por todo o mundo, escreveu mais de 70 livros e publicou mais de 300 textos científicos, tendo ainda sido um dos responsávei pela criação da escala Celsius. Um gênio.

Resultado de imagem para Carl Nilsson Linnaeus

Carl Nilson Linnaeus

Imagem retirada da internet - Site:
https://en.wikipedia.org/wiki/Carl_Linnaeus

O nome Epidendrum deriva da latinização de duas palavras gregas: epi, que significa “sobre”, “em cima de”; e dendron, que significa “árvore”; referindo-se à maneira como vivem a maior parte das espécies deste gênero, ou seja, de forma epífita.

A principal característica que distingue este gênero dos demais, é o labelo soldado à coluna em todo seu comprimento, formando um tubo.

Estas plantas, de hábito epífita, rupícola e terrestre, são originárias das Américas, desde o hemisfério norte (EUA), até o hemisfério sul (Argentina).

Ainda, este gênero possui diversas variações de formato, desde miniaturas de dois centímetros de altura até gigantes de dois metros. Algumas espécies são pendentes, algumas rasteiras, outras eretas, algumas possuem pseudobulbos, algumas um longo caule com folhas dísticas, outros apenas curtos caules forrados de folhas carnosas.

A orquídea do dia é o exótico Epidendrum vesicatum, descrito em 1838 pelo renomado botânico inglês John Lindley (1799 – 1865).

É uma planta originária da extensa faixa que se estende desde o sul da Bahia até a divisa e Santa Catarina com o Ri Grande do Sul, onde vegeta de forma epífita na Mata Atlântica, em altitudes que variam desde o nível do mar até 1300 metros. Além da Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira e a Serra dos Órgãos são seus principais centros de dispersão.

Resultado de imagem para epidendrum vesicatum ocorrencia

Epidendrum vesicatum – Mapa ocorrência

Imagem retirada da internet - Site:
http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Epidendrum%20vesicatum

O nome da espécie, vesicatum, deriva de vesica, do latim, e significa em forma de bexiga, pelo curioso formato das folhas.

Sinonímia: Epidendrum vesicatum var. Roseum.

Trata-se de uma planta de crescimento monopodial, muito diferente dos padrões com os quais estamos acostumados. Planta de crescimento pendente com um longo caule provido de folhas dísticas alternadas, de cor verde acinzentada, superpostas e com folhas terminais muito maiores que as basais. Estas folhas não abrem completamente e “escondem” as curtas inflorescências. Temos que estar sempre atentos para que a floração não passe despercebida.

As pequenas hastes florais suportam até 15 pequenas flores de aproximadamente 1,2cm de diâmetro. São levemente perfumadas e de aspecto ceroso. A cor predominante é um branco levemente esverdeado, que em alguns casos e pintalgado com pequenas máculas vermelhas. Muito simpáticas

É uma orquídea que considero fácil de cultivar. Seguem algumas recomendações:

  • Pode ser cultivada em cascas ou troncos de árvores, que é a minha sugestão, ou então em vasos de plástico ou caixetas de madeira.
  • Para a segunda opção, sugiro um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita, acrescendo ainda um pouco de esfagno.
  • Cultive esta planta com muita umidade e boa ventilação.
  • Cuidado com a drenagem. Esta planta não tolera excessos nas raízes, que apodrecem se ficarem encharcadas.
  • Sugiro ainda um cultivo com 60% de sombreamento e temperaturas entre 10 e 40 graus.

Normalmente florescem mais de uma vez por ano. Um na primavera e outra no outono, ficando florida por aproximadamente 20 dias.

A seguir relaciono algumas fotos:

IMG_20170325_103634157

Epidendrum vesicatum – Expositor: Sr. Walmor Dariva

Planta premiada em evento realizado em março de 2017 em Santa Felicidade / Curitiba – (PR)

Foto:  Juan Pablo Heller

IMG_20170325_103644852

Epidendrum vesicatum – Expositor: Sr. Walmor Dariva

Planta premiada em evento realizado em março de 2017 em Santa Felicidade / Curitiba – (PR)

Foto:  Juan Pablo Heller

IMG_20170404_164425738

Epidendrum vesicatum – planta de minha coleção

Foto:  Juan Pablo Heller

Resultado de imagem para epidendrum vesicatum

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/marisaesuasflores/11189816534

Resultado de imagem para epidendrum vesicatum

Foto retirada da internet - Site:
http://bluenanta.com/natural/69849/species_detail/

Resultado de imagem para epidendrum vesicatum

Foto retirada da internet - Site:
https://www.orchidsforum.com/threads/epidendrum-vesicatum.15633/

Resultado de imagem para epidendrum vesicatum

Foto retirada da internet - Site:
http://www.orchidspecies.com/epivesicatum.htm

IMG_2594.JPG

Foto retirada da internet - Site:
 https://www.orchidsforum.com/threads/epidendrum-vesicatum.15633/

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s