Dendrobium moschatum

A aula de hoje foi motivada por uma linda foto, de uma estupenda touceira, de uma maravilhosa planta, enviada por uma incrível amiga, a Clorinda, orquidófila que admiro por sua simpatia e pela competência no cultivo e trato de orquídeas.

Dendrobium é um dos gêneros mais difundidos, cultivados e comercializados da família Orchidaceae. E não é à toa. São plantas com estupendas e abundantes florações, fácil cultivo e com flores vistosas e de coloridos intensos e variados.

O nome deste gênero  deriva da união de duas palavras gregas: dendron, que significa “árvore”, e bios, que significa “vida”; referindo-se à maneira como vivem a maioria das espécies deste gênero, ou seja, a sua natureza epífita.

A maioria das espécies de Dendrobium são originárias do sudeste Asiático e Oceania.

O primeiro nome utilizado para as espécies deste gênero foi Callista, proposto em 1790 pelo jesuíta, missionário, paleontologista, médico e botânico português João de Loureiro (1710 – 1791). Nove anos depois, em 1799, o renomado botânico sueco Olof Peter Swartz (1760 – 1818, sugeriu o nome Dendrobium. Olof foi o primeiro botânico especializado em  orquídeas, e descreveu vários gêneros, como Oncidium, Stelis, Lephante, Malaxis, Cranichis e Vanilla.

Este gênero já foi um dos maiores da família Orchidaceae, com mais de 1200 variedades.  Porém, em 2002 os botânicos australianos Mark A. Clements e David Lloyd Jones publicaram uma revisão completa deste gênero. Assim, apenas 450 espécies permaneceram em Dendrobium, e as plantas restantes foram repartidas nos seguintes gêneros: Abaxianthus, Anisopetala, Aporum, Australorchis, Bolbidium, Bouletia, Cadetia, Callista, Cannaeorchis, Cepobaculum, Ceraia, Ceratobium, Chromatotriccum, Coelandria, Conostalix, Davejonesia, Dendrobates, Dichopus, Diplocaulobium, Distichorchis, Dockrillia, Durabaculum, Eleutheroglossum, Eriopexis, Euphlebium, Eurycaulis, Exochanthus, Flickingeria, Grastidium, Herpethophytum, Ichthyostomum, Inobulbum, Kinetochilus, Leioanthum, Maccraithea, Microphytanthe, Monanthos, Oxyglossellum, Pedilonum, Sarcocadetia, Sayeria, Stelbophyllum, Tetrabaculum, Tetrodon, Thelychiton, Thicuania, Trachyrhizum, Tropilis, Vappodes, e Winika.

Agora vamos ao estudo da orquídea do dia. Mais uma das tantas maravilhas das espécies deste gênero. O espetacular Dendrobium moschatum, uma orquídea encantadora.

O nome desta espécie, moschatum, deriva do latim e significa “com cheiro de almíscar”, em referência ao perfume emanado pelas flores desta orquídea.

Só por curiosidade, almíscar é uma substância odorífera utilizada em perfumaria, e que é secretada por uma glândula presente em alguns animais. A variedade mais comercializada é extraída do cervo-almiscarado, porém esta fragrância também se encontra no boi-almiscarado, no rato-almiscarado, na ratazana-almiscarada, no pato-almiscarado, no musaranho-almiscarado, no escaravelho-almiscarado, no aligator da América Central, entre outros.

cervo almiscarado

Cervo almiscarado

Foto retirada da internet - Site:
http://www.megacurioso.com.br/animais/49276-apos-decadas-cervo-com-presas-de-vampiro-e-visto-pela-primeira-vez.htm

Sinonímia: Callista calceola; Callista moschata; Cymbidium moschatum; Dendrobium calceolaria; Dendrobium cupreum; Dendrobium moschatum var. unguipetalum; Epidendrum moschatum e Thicuania moschata.

Trata-se de uma planta originária de florestas abertas da China, Índia, Birmânia, Tailândia, Bangladesh, Nepal, Butão, Laos e Vietnã, onde vegeta em regiões localizadas entre 200 e 1000 metros de altitude.

Em termos de hábito é uma planta predominantemente terrestre, que aprecia terrenos ricos em matéria orgânica, mas que também é encontrada com frequência fixada em grandes árvores, de forma epífita.

Apresenta forma de crescimento simpodial e é uma planta grande porte, de crescimento rápido, e que forma robustas e lindas touceiras.

Rizoma ramificado com raízes velamentosas, suportando longos pseudobulbos em forma de cana que podem chegar a 2 metros de comprimento. Folhas finas, coriáceas e decíduas, de formato elíptico, e dispostas de forma alternada sobre os bulbos.

As inflorescências são magníficas. Hastes ramificadas de aproximadamente 20cm de comprimento, suportando de 5 a 15 flores perfumadas cujos tamanhos variam de 4 a 8cm de diâmetro.

As pétalas são mais largas que as sépalas, e ambas apresentam uma coloração que combina de forma harmoniosa tonalidades suaves e delicadas de rosa e amarelo. O labelo forma uma “bolsa”, que lembra o formato típico das orquídeas conhecidas como “sapatinho”, e com contorno fimbriado. Sua cor é amarela, com máculas de cor avermelhada no centro. Um show.

É uma planta de fácil cultivo e que se adapta muito bem nas regiões sul e sudeste do Brasil. Seguem algumas dicas:

  • Recomendo o uso de vasos de plásticos fundos, como os utilizados com orquídeas do gênero Cymbidium, e com substrato rico em matéria orgânica. Uma opção seria um composto utilizando húmus, turfa, areia grossa, casca de pinus, pedra brita e carvão vegetal.
  • Porém, se você tiver em seu quintal uma árvore robusta, de tronco grosso e rugoso, recomendo que você fixe seu exemplar nela. Em pouco tempo esta orquídea formará uma impressionante e maravilhosa touceira.
  • Voltando ao cultivo em vaso, tome muito cuidado com a drenagem. Nada de água acumulada no fundo.
  • Precisa de uma boa luminosidade. Sugiro cultivo com 30 a 40% de sombreamento. Se você preferir pode cultivar esta planta a pleno sol. Porém, ela sofrerá nos dias mais quentes do verão e ficará com as folhas queimadas.
  •  Em seu habitat esta orquídea está acostumada a climas quentes, mas com significativas quedas de temperatura durante a noite. Sugiro cultivo entre 5 e 40 graus.
  • Ainda, como na maioria das plantas do gênero Dendrobium, é possível fazer a produção de mudas pelo processo de estaquia. Para tanto basta retirar bulbos velhos da planta e cortá-los entre os nós, em pequenos pedaços que, acomodados sobre uma “cama de esfagno”, rapidamente começarão a produzir novas plantas.

Floresce no verão e sua floração dura entre 4 e 7 dias.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

Dendrobium moschatum - clorinda

Crédito fotográfico: Clorinda

Resultado de imagem para dendrobium moschatum

Foto retirada da internet - Site:
http://arquivo.ufv.br/aoov/especies/dendrobium/dendrobiummoschatum.htm

Resultado de imagem para dendrobium moschatum

Foto retirada da internet - Site:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708393308-mudas-de-dendrobium-moschatum-_JM

Resultado de imagem para dendrobium moschatum

Foto retirada da internet - Site:
http://www.panoramio.com/photo/76869812

Resultado de imagem para dendrobium moschatum

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/90774088@N04/11032154843

Resultado de imagem para dendrobium moschatum

Foto retirada da internet - Site:
http://www.slfloresecia.com.br/site/dendrobium-moschatum/

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dendrobium moschatum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s