Anguloa uniflora

Anguloa é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae, composto por apenas 13 espécies intimamente relacionadas com as orquídeas do gênero Lycaste.

Foi descrito em 1794 pelos botânicos espanhóis José Antonio Pavon Jimenez (1754 – 1840) e Hipólito Ruiz López (1754 – 1815). Ruiz & Pavon, como ficaram conhecidos, participaram da primeira grande expedição botânica ao Novo Mundo, durante o reinado de Carlos III da Espanha. Durante 11 anos, de 1777 a 1788 , eles descreveram centenas de plantas das floras peruanas e chilenas.

E o nome deste gênero é uma homenagem de Ruiz & Pavon a Don Francisco de Angulo, coletor e colecionador de orquídeas que viveu no Peru no final do século XVIII.

São todas plantas de hábito terrestre e originárias de terras altas da Colômbia, Venezuela, EquadorPeru e norte da Bolívia.

Pelo formato de suas flores, as belas plantas deste gênero recebem muitos apelidos populares: “orquídea bebê no berço”, “orquídea berço de Vênus”, “orquídea Tulipa”, “orquídea bote”, entre outros.

Resultado de imagem para bebe no berço gif animado

Gif retirado da internet - Site:
http://www.gifmania.com.pt/Gifs-Animados-Pessoas/Imagens-Animadas-Bebes/Gif-Animados-Artigos-Do-Bebe/Presepios/

Agora a orquídea do dia, a Anguloa uniflora, uma das plantas mais admiradas do reino Plantae.

Esta magnífica orquídea vegeta em terrenos com grande acúmulo de matéria orgânica, em florestas sombrias e úmidas das regiões andinas da Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e norte da Bolívia sempre em altitudes entre 1500 e 2500 metros.

Resultado de imagem para colombia venezuela equador peru

Desenho retirado da internet – Site:
br.pinterest.com/pin/311522499198261843/

O nome da espécie, uniflora, é uma óbvia referência ao fato das inflorescências desta planta suportarem apenas uma flor.

Sinonímia: Anguloa mantini e Anguloa uniflora var. Treyeranii.

A Anguloa uniflora possui rizoma robusto, suportando grandes, compactados e carnudos pseudobulbos de formato fusiforme, e com profundos sulcos longitudinais que lembram o formato da fruta carambola. Da base destes pseudobulbos brotam de 2 a 3 grandes folhas finas, elípticas, plissadas e decíduas, que podem chegar a meio metro de comprimento.

Assim como as folhas, as inflorescências também surgem da base dos pseudobulbos novos. Hastes eretas e rígidas com 20 a 25cm de comprimento e cobertas com bainha foliar, suportando uma única flor com diâmetro entre 8 e 10cm.

Estas lindas flores são ressupinadas e apresentam formato típico de Tulipa. As sépalas e as pétalas não abrem totalmente, formando uma estrutura comparável ao formato de um berço, e com labelo parcialmente escondido, dando a aparência de ser um bebê. Um conjunto simpático e apaixonante que, além da beleza estética, ainda nos brinda com um marcante perfume que lembra a fragrância da erva-doce.

As cores variam bastante entre as diversas regiões de seu habitat. Porém, a combinação mais comum e o rosa claro e pálido das sépalas e pétalas, com labelo da mesma cor porém maculado de amarelo.

É uma planta considerada de difícil cultivo fora de seu habitat. Seguem algumas dicas para quem quiser tentar a sorte:

  • Recomendo cultivo em vaso plástico fundo, como os utilizados com plantas do gênero Cymbidium. Pode também ser plantada em canteiros no jardim.
  • Utilize um substrato composto por partes iguais de casca de pinus, pedra brita, areia grossa, turfa, terra e carvão vegetal.
  • Cuidado com a drenagem. Nunca deixe esta planta com as raízes encharcadas.
  • Capriche com a sombra. Esta planta é nativa de florestas sombrias e não suporta luz direta. Sugiro 60% de sombreamento.
  • Ainda, por se tratar de uma orquídea originária dos Andes, recomendo cultivo com temperaturas baixas, sempre inferiores a 30 graus. O ideal são variações entre zero e 25 graus.
  • Cessar as regas por um período aproximado de 20 dias quando a planta ficar caduca (as folhas caírem). Este “stress hídrico” é necessário neste período para evitar o apodrecimento dos pseudobulbos. Este período ocorre normalmente entre o outono e o inverno.
  • Diferentemente da maioria das orquídeas, que precisam ter no mínimo três bulbos para sobreviver, um único bulbo de Anguloa é suficiente para esta planta, podendo este lançar maravilhosas inflorescências.

Floresce no verão e sua floração dura em torno de 20 dias.

Seguem algumas fotos ilustrativas.

Resultado de imagem para anguloa uniflora

Foto retirada da internet - Site:
www.google.com.br/search?q=berço+gif+animado&biw=1920&bih=974&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj1_dTa7r_SAhXKIZAKHUBoCJsQ_AUIBigB#tbm=isch&q=anguloa+uniflora&*&imgrc=VhTvbJaSCokkYM:

 

Resultado de imagem para anguloa uniflora

Foto retirada da internet - Site:
http://www.theorchidcolumn.com/2012/06/tulip-orchids.html

Resultado de imagem para anguloa uniflora

Foto retirada da internet - Site:
http://www.biolib.cz/en/image/id235869/

Resultado de imagem para anguloa uniflora

Foto retirada da internet - Site:
http://www.aaoe.fr/post/2009/12/19/Les-Anguloa

Resultado de imagem para anguloa uniflora

Foto retirada da internet - Site:
http://www.cao.org.es/Documentos/libros.html

Resultado de imagem para anguloa uniflora

Foto retirada da internet - Site:
 http://www.theorchidcolumn.com/2015_06_01_archive.html

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s