Potinara Egyptian Queen

Hoje vou falar de mais um híbrido espetacular. Um híbrido intergenético de florações abundantes e beleza ímpar. Potinara, um amor à primeira vista, uma paixão sem fim.

Potinara é o nome dado a híbridos intergenéricos entre Brassavola, Laelia, Cattleya,  e Sophronitis. Ou seja, trata-se de uma Brassolaeliocattleya com a inclusão de Sophronitis na árvore genealógica. Por isto, não espere que as Potinaras tenham flores enormes, como é comum nas Blc. Pelo fato de ter Sophronitis em sua composição, que são flores relativamente pequenas, as Potinaras tem entre 7 e 10 cm de diâmetro.

As características de cada Potinara dependem obviamente das plantas utilizadas no processo de hibridação. Assim, perfume, cor, tamanho das flores e da planta, variam muito entre elas.

Existem Potinaras que podem ter uma maior carga genética do gênero Sophronitis, e ter apenas uma ou duas flores por haste, como também podem seguir na linha das Brassavolas, e ter uma dezena de flores por inflorescência.

Existem muitos atrativos para o cultivo das Potinaras:

  • Facilidade de cultivo.
  • Variação incrível de cores, com predominância do laranja, amarelo e vermelho, sempre em tons fortes e vibrantes.
  • Duração das flores que normalmente chega a um mês.
  • Numero de florações. Normalmente duas vezes por ano, mas ocasionalmente pode chegar a três vezes.
  • Amadurecimento precoce da planta, se comparada com a maioria das espécies e plantas híbridas.
  • Preço. Normalmente não são plantas caras.

Agora vamos à planta do dia, a Potinara Egyptian Queen, cuja tradução é Potinara Rainha do Egito.

Resultado de imagem para rainha do egito desenho

Foto retirada da internet - Site:
https://cantinhodacher.blogspot.com.br/2012/03/historia-do-egito-antigo.html

Este híbrido é oriundo do cruzamento de uma planta natural, a Cattleya bicolor,e um outro híbrido, a Potinara Esther Costa. Aliás, as heranças genéticas são muito claras na flor resultado. A predominância da cor de sépalas e pétalas, marrom-alaranjado, é típica da Potinara Esther Costa, e o labelo tem o rosa intenso da Cattleya bicolor.

Planta de crescimento simpodial e de médio porte. Possui rizoma robusto com raízes cobertas de tecido velame. Os pseudobulbos são compactos e fusiformes, suportando folhas grossas elípticas e coriáceas.

A inflorescência e maravilhosa. Hastes de aproximadamente 7cm de comprimento, suportando de 2 a 6 flores de 7 a 10cm de diâmetro e suavemente perfumadas.

Sépalas estreitas que, em conjunto com as largas pétalas, preenchem praticamente toda a circunferência na qual a flor está inscrita.  A cor predominante nesta flor varia do alaranjado ao marrom ou, como li em um artigo, cor “tijolo”. O labelo combina tonalidades intensas de rosa e amarelo. Um show.

Existem muitos clones desta orquídea, com cores e formatos típicos. Os três mais renomados são:

  • Potinara Egyptian Queen “Inner Fire” (“Fogo Interior”): é o mais conhecido. Flores menores, porém muito chamativas e de boa qualidade.
  • Potinara Egyptian Queen “Desert Eve” (“Véspera do Deserto”): é mais raro que os outros clones. Suas flores são mais avermelhadas.
  • Potinara Egyptian Queen “Black Diamond” (“Diamante Negro”): é o mais valorizado de todos. A flor é mais espessa e de tonalidade mais escura.

Embora eu prefira as espécies, não posso deixar de manifestar meu encanto por este fantástico híbrido. E o sucesso de vendas desta planta mostra que não sou o único admirador.

Floresce normalmente no verão, mas é comum termos uma segunda floração no fim do outono. Cada floração dura em torno de 30 dias.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Recomendo cultivar esta planta em vaso plástico ou caixeta, utilizando substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.
  • Pela quantidade de flores as hastes devem ser tutoradas para dar firmeza e alto padrão estético à planta, visando obviamente aumentar o valor comercial do produto.
  • Não deixe as raízes encharcadas. Esta planta gosta e precisa de bastante umidade, mas sempre com boa drenagem da água.
  • Suporta temperaturas entre 5 e 35 graus, e aprecia sombreamento em torno de 50%.

Seguem algumas imagens ilustrativas:

Resultado de imagem para Potinara Egyptian Queen

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/sylvio-orquideas/13497152145

Resultado de imagem para Potinara Egyptian Queen

Foto retirada da internet - Site:
www.orquidariochacarasuica.com.br/Plantas/Detalhes/2348

Imagem relacionada

Foto retirada da internet - Site:
www.flickr.com/photos/36947023@N02/14065485092

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Este blog é dedicado a pessoas que, como eu, amam e cultivam orquídeas. Meu objetivo com este trabalho é conhecer pessoas, divulgar e trocar informações sobre estas plantas.

É uma atividade amadora e sem fins lucrativos.

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

IMAGES: GOOGLE search

This blog is dedicated to people who, like me, love and cultivate orchids. My goal with this job is meeting people, disseminate and exchange information on these plants.

It’s a non-profit non-professional activity.

If you find any of your images in this blog, and want it to be removed, please send me an email that I’ll do it immediately. Thank you.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Potinara Egyptian Queen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s