Ornithidium sophronitis

Ornithidium é um gênero pertencente à família Orchidaceae, formado por aproximadamente 70 espécies, muitas das quais foram recentemente desmembradas do gênero Maxillaria.

O nome deste gênero é uma palavra composta derivada do grego: ornithos, que significa “ave”, “pássaro”, e idium, sufixo diminutivo. Ou seja, a tradução para o nome deste gênero seria “passarinho”, em referência ao formato das flores.

São todas plantas de pequeno porte e que formam grandes touceiras, muito apreciadas em termos ornamentais pelas generosas florações, que salpicam as touceiras com a cor das pequenas flores da espécie em questão.

As plantas deste gênero apresentam habito epífita e vegetam em florestas úmidas na faixa que se estende desde o sul do México até a Bolívia, com algumas ocorrências registradas ainda na Índia.

Agora a planta do dia, o Ornithidium sophronitis, que até pouco tempo atrás era classificada como Maxillaria sophronitis.

Esta planta foi descrita em 1854 pelo botânico alemão Gottlieb Ludwig Reichenbach (1793-1879), já com o nome de Ornithidium sophronitis. Posteriormente, em 1958, o botânico americano Leslie Andrew Garay transferiu esta planta para o gênero Maxillaria e, estudos moleculares realizados em 2007, comprovaram o acerto de Reichenbach em sua descrição original. Desde então ela voltou a ser classificada como Ornithidium sophronitis.

O nome desta espécie deriva do grego, sophron, que significa “modesto”, “pequeno”, em relação ao tamanho das flores. Porém, sem ter comprovação, acredito que o nome desta espécie seja uma alusão às plantas do gênero Sophronitis, nas quais a cor vermelha é predominante.

O Ornithidium sophronitis é uma planta originária da Colômbia e Venezuela, onde vegeta de forma epífita em florestas nebulosas, frias e úmidas, localizadas em altitudes entre 800 e 1600 metros.

Resultado de imagem para colombia e venezuela

Ornithidium sophronitis – Ocorrência

Trata-se de uma planta de crescimento simpodial. Possui rizoma longo, fino e ramificado, coberto por bainha foliar de cor marrom, e com raízes velamentosas. Os pseudobulbos são bifoliados, alongados e compactados. As folhas são coriáceas, elípticas e grossas.

A inflorescência é simples. Hastes florais unifloras de aproximadamente 4cm de comprimento, provenientes dos pseudobulbos maduros.

As flores normalmente possuem 1,5cm de diâmetro. Sépalas e pétalas de cor escarlate, sendo que as pétalas são fundidas sobre o labelo, que é da mesma cor, mas com mácula central de cor amarela. Apenas como curiosidade, escarlate é um tom de vermelho com nítida matiz que pende para a cor laranja. É a cor do fogo e da mais pura e profunda paixão.

Resultado de imagem para fogo  gif animado

E, para complementar, é a cor da roupa da famosa “Feiticeira Escarlate”, personagem fictícia das histórias em quadrinhos publicadas por Marvel Comics. Ela pertenceu ao grupo “Irmandade de Mutantes“, liderado por Magneto, e atualmente faz parte do grupo “Os Vingadores”.

Resultado de imagem para feiticeira escarlate

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Sugiro cultivar o Ornithidium sophronitis fixado em finos troncos (galhos), ou então em cascas de árvores, e com muitas raízes expostas. Esta planta precisa de grande aeração nas raízes.
  • Se sua opção for cultivo em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno.
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Sugiro cultivo com 50% de sombreamento, e temperaturas entre 0e 30 graus.

Floresce normalmente no início do inverno e sua floração dura em média 20 dias.

A seguir relaciono algumas fotos desta orquídea:

ornithidium-sophronitis-1

ornithidium-sophronitis-2

ornithidium-sophronitis-3

ornithidium-sophronitis-4

ornithidium-sophronitis-5

ornithidium-sophronitis-6

ornithidium-sophronitis-7

ornithidium-sophronitis-8

ornithidium-sophronitis-9

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

2 pensamentos sobre “Ornithidium sophronitis

Deixe um comentário