Aerangis ellisii

Aerangis é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae. Foi proposto em 1865, pelo renomado botânico e orquidólogo alemão Heinrich Gustav Reichenbach (1823 – 1889).

O nome deste gênero, Aerangis, deriva da latinização de duas palavras gregas:  aéros, que significa “ar”, e angos, que significa “vaso”, “urna”, referindo-se à forma de seu labelo que, por trás, próximo da base, prolonga-se em longo nectário.

A totalidade das mais de 50 espécies deste gênero é natural da África tropical, ilhas de Comores, Madagascar e Sri Lanka. São todas vandáceas (crescimento monopodial) de hábito epífita.

As plantas deste gênero lembram a Vanda, mas de menor porte, e as flores lembram as orquídeas do gênero Angraecum.

São plantas de pequeno porte, com inflorescências pendentes e com flores dotadas de esporão, e de muita durabilidade. Em todas as espécies de Aerangis predominam as cores branco, creme e amarelo.

As plantas deste gênero são pouco conhecidas em nosso país e, além de caras, são muito difíceis de encontrar. A única espécie que já vi aqui no Brasil é a belíssima Aerangis luteo-alba var. rhodosticta, que já estudamos.

Agora a planta do dia, a simpática Aerangis ellisii, planta que nunca tive, não tenho, mas que algum dia terei.

Trata-se de uma orquídea nativa da ilha de Madagascar, onde vegeta de forma epífita em florestas de alto grau de umidade, sempre em altitudes compreendidas entre 1000 e 1500 metros. Ocasionalmente pode ser encontrada vegetando de forma rupícola ou terrestre.

Resultado de imagem para floresta do filme madagascar

Resultado de imagem para madagascar mapa

Madagascar – Mapa – Sul da África

O nome desta espécie é uma homenagem ao missionário inglês William Ellis, que passou boa parte de sua vida na ilha de Madagascar, onde contribuiu com diversas mudanças políticas, sociais, religiosas e culturais.

Porém, Ellis apenas alcançou o reconhecimento e a fama, quando regressou para a Inglaterra levando uma grande variedade de orquídeas coletadas na ilha africana. Aposentado, Ellis se dedicou integralmente à horticultura.

Sinonímia: Aerangis alata; Aerangis platyphylla; Angorchis ellisii; Angraecum buyssonii; Angraecum dubuyssonii e Angraecum ellisii.

É uma planta de crescimento simpodial e pequeno porte, com caule longo e robusto provido e grossas raízes velamentosas. Este caule suporta folhas alternadas, elípticas, carnudas e lustrosas.

A inflorescência é longa e pendente, podendo chegar a 60cm de comprimento, suportando de 10 a 25 magníficas flores de aproximadamente 6cm de diâmetro, de cor branca e com acentuado perfume que lembra o aroma típico da noz-moscada.

Esta flor possui um longo esporão (tubo nectário), muito similar ao Angraecum sesquipedale, já estudado, e originário da mesma região de Madagascar.

A Aerangis ellisii tem o mesmo polinizador do Angraecum, a mariposa-esfinge (Xanthopan morgani ‘praedicta’), que é dotada de uma longa língua. Lembrando que a existência desta mariposa foi previstaem 1862 por Charles Darwin (1809-1882), em sua publicação “A fecundação das orquídeas”.

Resultado de imagem para mariposa-esfinge (Xanthopan morgani ‘praedicta’)

Mariposa-esfinge (Xanthopan morgani ‘praedicta’)

Floresce normalmente na primavera e sua floração dura em torno de 45 dias.

Regras básicas para o cultivo:

  • Pode ser cultivada em vasos de plástico ou cascas de árvore. Eu costumo cultiva-las de forma suspensa, amarradas em pequenas caixetas com pouquíssimo, ou nenhum substrato, e com suas longas e grossas raízes soltas e expostas, aumentando o poder de fotossíntese da planta.
  • Precisa de muita umidade e boa ventilação.
  • Gosta de boa luminosidade: 30 a 40% de sombreamento, e suporta temperaturas entre 10 e 35 graus. Proteja a planta nos dias mais rigorosos do inverno.

Abaixo mostro algumas fotos:

aerangis-ellisii-1

aerangis-ellisii-2

aerangis-ellisii-3

aerangis-ellisii-4

aerangis-ellisii-5

aerangis-ellisii-6

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

aerangis-ellisii-9

aerangis-ellisii-11

aerangis-ellisii-12

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Aerangis ellisii

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s