Renanthera monachica

Renanthera é um pequeno gênero de maravilhosas plantas pertencentes à família Orchidaceae, proposto em 1790 pelo jesuíta, missionário, paleontologista, médico e botânico português João de Loureiro (1710 – 1791).

É composto por aproximadamente 20 espécies, todas de crescimento monopodial e hábito epífita, rupícola ou terrestre. São encontradas desde a China até o norte da Oceania.

O nome deste gênero deriva do latim: renes, que significa “rim”, e anthera, que significa “antera”, referindo-se ao formato da antera das flores, que é similar à do rim.

Em geral as plantas deste gênero tem necessidade de grande luminosidade, podendo algumas espécies ser cultivadas até em pleno sol. Em determinadas regiões, são utilizadas como cerca viva (um espetáculo quando floridas).

Na aula de hoje vou falar de uma orquídea com exuberantes floradas, a Renanthera monachica, conhecida popularmente por “Orquídea Coral”, e que foi descrita em 1915 pelo renomado botânico americano Oakes Ames (1874 – 1950).

Resultado de imagem para cobra coral gif animado

Apesar de ter pesquisado muito, não consegui descobrir a etimologia do nome desta espécie, monachica. A tradução literal do latim seria monasticismo, que é a prática da abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa. Assim, os indivíduos que praticam o monasticismo são classificados como monges (no caso dos homens) e monjas (no caso das mulheres). Ambos podem ser referidos como monásticos e, por norma, vivem na chamada clausura monástica. Mas qual é a relação do monasticismo com a orquídea do dia? Agradeço se alguém souber e puder me informar.

Resultado de imagem para monge meditando desenho

Esta espécie é originária de uma restrita área, Luzon, uma ilha das Filipinas. É nesta ilha que fica a capital do país, Manila. Luzon é a 17ª maior ilha do mundo em extensão geográfica, e possui 50 milhões de habitantes, o que a torna a 4ª ilha mais habitada do planeta.

Resultado de imagem para Luzon manila mapa

Luzon – localização

Resultado de imagem para Luzon

Luzon – foto aérea

Resultado de imagem para Luzon

Luzon – Foto cachoeiras

É uma planta de médio porte, bem menor que a Renanthera coccinea, já estudada.

Orquídea monopodial do mesmo grupo das Vandas e Phalaenopsis. Vegeta de forma epífita fixada a árvores, em altitudes entre o nível do mar e 500 metros.

Possui um caule único com raízes cobertas de tecido velame, muito resistente e com folhas elípticas, coriáceas, paralelas e alternadas. As inflorescências são fantásticas. Hastes racemosas de até 45cm de comprimento, suportando de 5 a 30 flores.

O lindo formato das folhas, e o charme das grossas e imponentes raízes, são um show a parte. Planta muito ornamental, mesmo quando não está florida.

As flores não são perfumadas mas são lindíssimas. Possuem entre 2,5 e 3,5cm de diâmetro. Labelo menor que as sépalas e as pétalas, como ocorre na maioria das vandaceas, e um lindo amarelo cintilante predominando em toda a flor, com muita pintas vermelhas. Um show.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Pode ser cultivada em caixeta ou fixada em troncos de árvores. Eu cultivo meu exemplar amarrado em um cabo de vassoura suspenso, sem nenhum substrato. Porém, qualquer que seja sua opção, esta orquídea precisa de um tutor para fixação.
  • A Renanthera monachica precisa de boa luminosidade, mas não com sol direto. Sugiro 40 a 50% de sombreamento.
  • Não suporta baixas temperaturas. O ideal é cultivo entre 10 e 40 graus.

Floresce no inverno e a dura em torno de 20 dias.

Seguem algumas fotos,

renanthera-monachica-1

renanthera-monachica-2

renanthera-monachica-3

SONY DSC

renanthera-monachica-5

renanthera-monachica-6

renanthera-monachica-7

renanthera-monachica-8

renanthera-monachica-9

renanthera-monachica-10

renanthera-monachica-11

renanthera-monachica-12

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Renanthera monachica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s