Rodriguezia venusta

Depois de um longo período de férias retorno hoje ao meu trabalho e ao meu blog. UFA, já estava morrendo de saudades.

Agradeço a todos pela paciência, e espero poder contar com a companhia de vocês também neste ano.Resultado de imagem para feliz gif animado

Hoje vou falar de uma planta que está florida e perfumando de forma deliciosa e indescritível a sala de estar da minha casa.

O gênero Rodriguezia foi classificado pelos exploradores Ruiz e Pavón, em 1794, e o nome é uma homenagem a Manuel Rodriguez, médico e botânico espanhol do século 18.

Este gênero é composto por 45 espécies, todas epífitas e de crescimento simpodial, originárias da América tropical, desde o México até o noroeste da Argentina.

Mais da metade destas espécies são nativas do Brasil, e podem ser encotradas ao norte da Amazônia e em toda a Serra do Mar.

A planta do dia, é uma das mais encantadoras de toda a família Orchidaceae, e uma das minhas grandes paixões. É a Rodriguezia venusta, conhecida popularmente no Brasil por “orquídea véu de noiva“, e em outros países por ”The Lovely Rodriguezia”.

Resultado de imagem para noiva veu desenho gif animado

O nome desta espécie deriva do latim, venustus, que significa “formoso”, em referência óbvia à formosura da planta. Esta é mais uma planta descrita por John Lindley, em 1837.

Sinonímia: Burlingtonia fragrans; Burlingtonia knowlesii; Burlingtonia venusta; Rodriguezia fragrans e Rodriguezia venusta var. ionoleuca.

Esta orquídea é natural do norte da América do Sul até o sul do Brasil e, até poucos anos atrás era muito fácil de ser encontrada no litoral paranaense, principalmente na região de Paranaguá e Pontal do Sul. Atualmente, graças aos “mateiros”, está planta é considerada rara. Mesmo assim é comum encontrar alguns exemplares a venda em orquidários. Se acharem, não deixem de adquirir. Garanto que vale a pena.

Resultado de imagem para paranaguá

Paranaguá – PR

Resultado de imagem para pontal do sul

Pontal do Sul – PR

Com certeza a Rodriguezia venusta está no topo em termos de perfume. Ela é pequena mas tem um aroma hipnotizante e único.

A planta possui pseudobulbos compridos suportando de duas a três folhas estreitas e de aproximadamente 15 cm de comprimento.

A inflorescência é magnífica. Hastes florais pendentes que podem chegar a 13cm de comprimento, suportando muitas flores de 2,3cm de diâmetro. Pétalas e sépalas brancas, com labelo da mesma cor mas pintado de amarelo. Um show de planta.

Floresce no verão e a floração dura entre 15 e 20 dias.

Regras básicas para o cultivo:

  • Pode ser cultivada em vasos de plásticos ou caixetas, utilizando substarto composto de casca de pinus, carvão vegetal. Porém, todas as plantas deste gênero gostam de ter muitas raízes expostas, aumentando a área para a realização de fotossíntese. Por isto, eu costumo cultivar estaplanta sempre em cascas ou troncos de árvores.
  • Por ser uma planta natural da Serra do Mar, precisa de muita umidade, rápida drenagem e boa ventilação.
  • Gosta de 50% de sombreamento e suporta temperaturas entre 10 e 35 graus. Proteja a planta nos dias mais rigorosos do inverno.

Seguem algumas fotos:

img_20170116_183629862

Foto: Juan Pablo Heller

rodriguezia-venusta-1

rodriguezia-venusta-2

rodriguezia-venusta-3

rodriguezia-venusta-4

rodriguezia-venusta-5

rodriguezia-venusta-6

rodriguezia-venusta-7

rodriguezia-venusta-9

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Rodriguezia venusta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s