Paphinia cristata

aphinia é um gênero botânico pertencente à familia Orchidaceae, proposto pelo botânico John Lindley em 1843.

O nome deste gênero deriva de Paphos, cidade portuária localizada no sudoeste da ilha de Chipre. Paphos era um dos mais célebres centros de peregrinação do antigo mundo grego, pois era onde se pensava ter nascido a deusa grega Afrodite.

paphinia-cristata-afrodite

Afrodite

Resultado de imagem para chipre localizaçao

Localização da ilha de Chipre

paphinia-cristata-paphos-pedras-afrodite

Pedras de Afrodite – Paphos

paphinia-cristata-paphos-1

Litoral de Paphos

Em Paphos podem ser vistos os Jardins de Afrodite, o Forte de Paphos e mostras históricas da mitologia que foram declarados patrimonio mundial da UNESCO. Contudo, o principal centro de interesse de Papho é constituído por um grupo de quatro monumentos: as “casas” de Dionisio, Teseu e Aion, além da Villa de Theseus, com muitas das suas inúmeras salas pavimentadas com mosaicos de uma beleza ímpar.

Resultado de imagem para aphrodites gardens

Jardins de Afrodite

paphinia-cristata-villa-de-theseus

Mosaico da Villa de Theseus

O gênero Paphinia é composto por 15 espécies de crescimento simpodial e hábito epífita, que vegetam em troncos próximos ao solo, em florestas sombrias e úmidas localizadas entre o nível do mar e 1500 metros de altitude. São originárias da região norte da América do Sul, incluindo parte do Brasil, sendo Colômbia e Equador os principais centros de dispersão. No Brasil ocorrem apenas três espécies.

Agora a planta do cia, a Paphinia cristata, planta “tipo” do gênero.

O nome desta espécie deriva do latim: cristatus, e significa “crista”, “topete”, em referência ao formato do labelo da flor.

Sinonímia: Lycaste cristata; Lycaste cristata var. modigliana; Lycaste randii; axillaria cristata; Paphinia cristata var. modigliana; Paphinia cristata var. Randii; Paphinia modigliana e Paphinia randii.

A Paphinia cristata é originária da Colômbia, Peru, Venezuela, Trinidad, Guiana, Suriname e Guiana francesa, onde vegeta de forma epífita nas florestas quentes e úmidas localizadas em baixas altitudes (até 800 metros).

Planta de médio porte com rizoma compacto e raízes velamentosas. Possui pseudobulbos agregados, coniformes e lisos quando “jovens”, passando a sulcados quando mais “velhos”. Normalmente suportam duas grandes folhas apicais e lanceoladas com muitas nervuras longitudinais.

As inflorescências surgem da base dos pseudobulbo, são racemosas e pendentes, suportando flores que lembram estrelas, desproporcionalmente grandes e vistosas.

As flores são ressupinadas e grandes, chegando a ter mais de 10cm de diâmetro. A cor predominante em sépalas, pétalas e labelo é o grená, com pintas e estrias brancas. Muito linda.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Sugiro cultivar a Paphinia cristata em cestinhas de plástico ou em caixetas, utilizando um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno. Importante este último componente para garantir uma maior duração da umidade junto às raízes.
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar o excesso de água imediatamente.
  • Sugiro cultivo com 70% de sombreamento, e temperaturas entre 15 e 40 graus.

Floresce na primavera e sua floração dura em torno de 15 dias.

A seguir relaciono algumas fotos desta linda orquídea:

paphinia-cristata-3

paphinia-cristata-4

paphinia-cristata-5

paphinia-cristata-6

paphinia-cristata-7

paphinia-cristata-8

paphinia-cristata-9

paphinia-cristata-10

paphinia-cristata-11

paphinia-cristata-12

paphinia-cristata-14

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s