Arpophyllum giganteum

Arpophyllum é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae. Foi proposto em 1825 pelo sacerdote, político e naturalista mexicano Dr. Pablo de La Llave (1773 – 1833), em conjunto com seu colaborador e também mexicano Juan José Martínez de Lexarza (1785 – 1824).

O nome deste gênero representa uma palavra composta de origem grega: arpe, que significa “foice”, e phyllon, que significa “folha”, em referência as folhas de suas espécies, que tem forma de foice.

Este pequeno gênero é composto por apenas 4 espécies nativas do México, América Central, Colômbia e Venezuela. São elas:

  • Arpophyllum alpineum
  • Arpophyllum giganteum
  • Arpophyllum laxiflorum
  • Arpophyllum spicatum

São todas plantas robustas e que apresentam muitas pequeninas flores em inflorescência racemosa que lembra o formato de uma sabugo de milho. Por este fato, são popularmente chamadas de “orquídea escova-de-mamadeira”.

Resultado de imagem para escova de limpeza para  mamadeira

Agora a planta do dia. O espetacular Arpophyllum giganteum, que apesar de sua vistosa e robusta inflorescêcia, é classificada como micro-orquídea.

E o nome desta espécie, giganteum, deriva do latim e significa “enorme”, “gigante“. Não consegui descobrir o motivo deste adjetivo. Em pesquisas recentes li que várias pessoas atribuem este nome ao tamanho das flores. Porém, as flores do Arpophyllum giganteum são as menores entre as 4 espécies do gênero. Mistério. Agradeço se alguém puder me ajudar com esta questão.

Esta planta é originária de todos os locais já citados para o gênero, ou seja, México, América Central, Colômbia e Venezuela. São plantas de hábito predominantemente epífita, que ocasionalmente podem ter adaptações para vida terrestre. Vegetam em florestas úmidas localizadas em altitudes entre 700 e 1600 metros.

Sinonímia: Arpophylluum cardinale; Arpophyllum jamaicense; Arpophyllum medium; Arpophyllum squarrosum e Arpophyllum stenostachyum.

Planta de crescimento vagaroso e em forma simpodial, mas que forma incríveis touceiras que, quando floridas, são um verdadeiro show da natureza.

Possui rizoma robusto suportando pseudobulbos em forma de caule e com longas folhas lanceoladas. A inflorescência é apical. Longas hastes florais de até 40cm de comprimento, suportando mais de uma centena de flores de aproximadamente 0,8cm de diâmetro, que abrem em forma de espiral.

Resultado de imagem para espiral gif animado

As simpáticas e minúsculas flores não ressupinam, e possuem pétalas e sépalas de cor rosa claro, com labelo em tom mais escuro.

Um SHOW de planta !!!

Regras básicas para o cultivo:

  • Sugiro cultivo em vaso de plástico ou em caixetas de madeira, utilizando um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal, pedra brita e esfagno.
  • Não esqueça da ventilação. Importantíssimo para um bom cultivo.
  • Gosta de boa luminosidade. Recomendo 30 a 40% de sombreamento.
  • Esta planta não gosta de frio. Sugiro cultivo em temperaturas entre 15 a 40 graus. É mandatório proteger esta planta das geadas e baixas temperaturas.

Floresce na primavera e sua floração dura em média 20 dias.

Seguem algumas fotos:

arpophyllum-giganteum-1

arpophyllum-giganteum-2

arpophyllum-giganteum-3

arpophyllum-giganteum-4

arpophyllum-giganteum-5

arpophyllum-giganteum-6

arpophyllum-giganteum-7

arpophyllum-giganteum-8

arpophyllum-giganteum-9

arpophyllum-giganteum-10

arpophyllum-giganteum-11

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s