Aspasia lunata

O nome deste gênero, Aspasia, é uma homenagem a Aspásia de Mileto, a mulher mais famosa da antiga Atenas, e amante de Péricles, o grande líder ateniense.

Resultado de imagem para atenAS aspasia

Aspásia de Mileto

Muito ativa no círculo filosófico e político de Atenas, Aspásia influenciava Péricles em suas retóricas públicas, promovia reuniões literárias em sua casa, e participava do debate político da época. Por sua ousadia, Aspásia foi acusada de ter sido responsável pela Revolta de Samos (440 a.C.), contra Atenas, e pela Guerra do Peloponeso (431-404 a. C.).

aspasia-lunata-foto

Aspásia de Mileto com Péricles

O romance entre Péricles e Aspásia é tão célebre que até virou tema de livro.

Resultado de imagem para atenAS aspasia

Este é um gênero composto por 7 espécies, todas de hábito predominantemente epífita e crescimento simpodial, originárias da América Central, norte da América do Sul e Brasil, onde vegetam em florestas e matas úmidas e sombrias.

A planta do dia é uma das tantas que estão no topo do rol de minhas “queridinhas”. É a Aspasia lunata, mais uma das tantas orquídeas exclusivamente brasileira.

Apresenta crescimento simpodial e hábito epífita, ocasionalmente rupícola. É originária da Mata Atlântica, na faixa que se estende desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, em altitudes entre 200 e 1000 metros.

Resultado de imagem para regiao sul e sudeste brasilRegião de ocorrência da Aspasia lunata

Normalmente esta planta vegeta fixada em troncos grossos de grandes árvores, mas é comum encontrá-la vivendo em ranhuras nas rochas cobertas por folhas e musgo, em florestas úmidas onde nunca são expostas diretamente à luz solar.

Esta espécie foi descrita pelo já conhecido botânico inglês John Lindley em 1836. Aliás, Lindley também foi o responsável pela definição deste gênero, Aspasia, o que ocorreu em 1832.

O nome desta espécie deriva do latim: lunatus, que significa “forma de lua”, em referência ao formato do labelo desta orquídea.

Resultado de imagem para lua gif animado

Sinonímia: Aspasia papilionacea; Miltonia odorata; Odontoglossum lunatum e Trophianthus zonatus.

Trata-se de uma planta de médio porte, rápido crescimento e que forma grandes touceiras. Possui rizoma robusto e compacto, com raízes velamentosas e pseudobulbos cilíndricos, comprimidos e bifoliados, apresentando brácteas folhares. As folhas são lanceoladas e tem aproximadamente 10cm de comprimento. Um charme de planta.

A inflorescência é basal. Hastes de até 7cm de comprimento, suportando uma ou duas flores que tem entre 5 e 7cm de diâmetro. As pétalas e as sépalas são de cor verde, pintalgadas de marrom, e o labelo é branco e maculado de cor púrpura.

É uma planta de fácil cultivo. Seguem algumas dicas:

  • Pode ser cultivada em cascas ou troncos de árvores, que é a minha sugestão, ou então em vasos de plástico ou caixetas de madeira.
  • Para a segunda opção, sugiro um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno.
  • Gosta de uma boa sombra. 50 a 60% de sombremento é o ideal.
  • Suporta temperaturas entre 5 e 35 graus, mas não é resistente a geadas. Sugiro protegê-la nos dias mais rigorosos do inverno.

Floresce no verão e sua floração dura em média 20 dias. Planta indispensável em qualquer coleção. Recomendo.

Seguem algumas fotos:

aspasia-lunata-1

aspasia-lunata-1a

aspasia-lunata-2

aspasia-lunata-3

aspasia-lunata-4

aspasia-lunata-5

aspasia-lunata-6

aspasia-lunata-7

aspasia-lunata-9

aspasia-lunata-11

aspasia-lunata-12

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Aspasia lunata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s