Microlaelia lundii

 

Hoje vou falar de uma das orquídeas mais cativantes e simpáticas que conheço.. ai, ai (suspiros).Uma planta que arrebatou meu coração logo em nosso primeiro encontro. Paixão a primeira vista, amor infindável. É a princesinha de meus sonhos, a Microlaelia lundii.

Resultado de imagem para dama e vagabundo

 

Microlaelia é um gênero de uma única espécie que foi desmembrada do gênero Laelia. Foi proposto no ano de 2002 pelos botânicos Guy Chiron e Vitorino Paiva Castro Neto, francês e brasileiro respectivamente.

Como principal característica distintiva em relação às demais espécies do gênero Laelia, as planta da Microlalelia lundii são as únicas que possuem pseudobulbos bifoliados.

O nome é composto: mikros, palavra de origem grega e que significa “pequeno”, e Laelia, gênero ao qual era anteriormente subordinada. Trata-se de uma referência ao fato desta ser uma das menores plantas deste grupo.

Então vamos ao estudo da planta do dia, a pequena notável Microlaelia lundii.

O nome desta espécie, lundii, é uma homenagem ao pesquisador dinamarquês no Brasil do século XIX, Peter Wilhelm Lund (1801 – 1880).

Lund foi um dos mais brilhantes naturalistas da história, e é considerado o pai da palenteologia e arqueologia no Brasil. Ele se estabeleceu no Rio de Janeiro, em 1833, mas passou muitos anos em São Paulo e Minas Gerais, onde fez inúmeras escavações e descobertas de material botânico e zoológico.

Em sua obra-prima, A Origem das Espécies, Charles Darwin menciona a admirável coleção de ossadas fósseis recolhidas nas cavernas do Brasil por Lund, e que atualmente estão expostas no Museu de História Natural da Dinamarca, em Copenhague.

Existe uma vasta literatura sobre Lund. Recomendo.

Imagem relacionada

 

A Microlaelia lundii é uma planta de crescimento simpodial, originária do Brasil, Argentina e Bolívia, e pode ser encontrada vegetando de forma epífita, ou ocasionalmente rupícula, em florestas estacionais semideciduais, sempre em beira de rios ou lagos localizados em altitudes entre 600 e 1200 metros.

Principais centros de dispersão desta planta (ilustrado no mapa abaixo, com destaque na cor verde):

  • No Brasil são 4 estados: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
  • Na Argentina são 3 províncias: Jujuy, Salto e Tucumán.
  • Na Bolívia são também 3 províncias: Potosi, Tarijo e Chuquisca.

microlaelia-lundii-mapa

Anteriormente esta planta foi classificada como Bletia lundii; Cattleya lundii; Cattleya lundii f. alba; Laelia lundii, Laelia lundii f. alba; Laelia lundii var. alba; Laelia regnelii; Laelia reichenbachiana; Sophronitis lundii e Sophronitis lundii f. alba.

Apresentam rizoma robusto, raízes providas de velame, e pseudobulbos cilindricos e bifoliados de aproximadamente 3cm de comprimento. As folhas são rígidas, lanceoladas e levemente arqueadas, medindo em tormno de 10cm. A inflorescência é curta e uniflora.

As flores são extraordinárias. Sépalas e pétalas em forma típica de estrela e de cor branca, e labelo encrespado e da mesma cor, mas densamente pintado com veias de cor púrpura. Uma simpatia.

Existem diversas variedades desta orquídea, que obviamente alteram a coloração acima descrita. A Microlaelia lundii pode se alba, concolor, coerulea, delicata, entre outras.

Como citam alguns autores, esta flor parece uma miniatura de Laelia purpurata.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Pode ser cultivada fixada em casca ou tronco de árvore. Porém, também se desenvolve muito bem em vasos plásticos ou caixetas de madeira, utilizando substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.
  • Não deixe as raízes encharcadas. Esta planta gosta e precisa de umidade, mas sempre com boa drenagem da água.
  • Suporta temperaturas entre 10 e 35 graus, e aprecia sombreamento em torno de 50%.

Floresce no inverno e cada floração dura entre 20 e 30 dias.

Seguem algumas imagens ilustrativas:

microlaelia-lundii-1

microlaelia-lundii-2

microlaelia-lundii-3

microlaelia-lundii-4

microlaelia-lundii-5

microlaelia-lundii-6

microlaelia-lundii-11

microlaelia-lundii-var-alba-2

microlaelia-lundii-var-alba

microlaelia-lundii-var-suave

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Microlaelia lundii

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s