Pabstia jugosa

 

Como prometido na aula de 4a-feira, hoje vou falar do gênero Pabstia.

Pabstia é um gênero da família Orchidaceae, proposto pelo botânico húngaro Leslie Andrew Garay em 1973. Garay nasceu em 1924 e faleceu recentemente, no dia 19/08/2016. Radicado nos Estados Unidos, por cinco décadas ele foi o curador do “Oakes Ames Orchid Herbarium“, localizado no Museu Botânico da Universidade de Harvard, em Cambridge, no estado de Massachusetts. Nesse período ele revisou numerosos gêneros de orquídeas, reclassificando gêneros e espécies.

Resultado de imagem para Oakes Ames Orchid

Oakes Ames Orchid Herbarium

O nome deste gênero, Pabstia, foi uma homenagem de Garay ao biólogo gaucho Guido Frederico João Pabst (1914 – 1980), especialista em taxonomia de orquídeas brasileiras. Pabst foi o fundador do Herbarium Bradeanum, no Rio de Janeiro, publicou inúmeros e valiosos trabalhos, e foi o responsável pela descrição de mais de 180 espécies.

Trata-se de um pequeno gênero composto por apenas 5 espécies, todas originárias da Mata Atlântica brasileira. Vegetativamente são muito parecidas com as plantas do gênero Zygopetalum.

Resultado de imagem para brasil gif animado

A planta do dia é a Pabstia jugosa, sublime orquídea da região sudeste, que habita de forma epífita em áreas muito úmidas e sombrias da Serra do Mar, vegetando fixada em galhos de árvores cobertos de musgo. Normalmente é encontrada em altitudes que variam de 700 a 1500 metros.

O nome desta espécie deriva do latim: jugosum, que significa “montanhoso”, em referência à topografia de seu habitat.

Anteriormente esta planta foi classificada como Colax jugosus; Colax jugosus var. punctatus; Colax jugosus var. rufinus; Colax viridis var. puydtii; Lycaste jugosa; Maxillaria jugosa; Zygopetalum jugosum; Zygopetalum stapelioides; Pabstia jugosa var. Rufina e Pabstia jugosa var. Viridis.

Assim como o Zygopertalum pabstii, recentemente estudado, o habitat desta orquídea também está restrito a uma diminuta área. Devido principalmente à coleta indiscriminada desta planta para fins de comercialização, a Pabstia jugosa vem sofrendo um declínio contínuo no número de indivíduos. Por isto, a espécie corre sérios riscos de extinção, e esta listada como planta “em perigo” pelo CITES – Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção).

pabstia-jugosa-mapa

Mapa ocorrência Pabstia jugosa

A planta apresenta forma de crescimento simpodial. Rizoma curto e compacto, com pseudobulbos elípticos e lateralmente achatados, cobertos por baínhas folhares. Cada bulbo tem em média duas grandes folhas apicais, finas, lanceoladas e multinervadas. A inflorescência brota das axilas das baínhas. Hastes racemosas de aproximadamente 20cm de comprimento, suportando até 4 lindas flores de aproximadamente 5cm de diâmetro.

Estas simpáticas e perfumadas flores possuem sépalas e pétalas de formato similar. As Sépalas são de cor branca e as pétalas são da mesma cor mas densamente pintalgadas de cor marrom, lilás ou púrpura. O labelo também é branco e é pintado magnificamente com estrias de cor rosa ou roxo. Um show!!!

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Pela necessidade de alta umidade que esta planta requer, não recomendo o uso de troncos ou cascas de árvores, e tampouco caixetas. Utilize vasos plásticos com substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno.
  • Esta planta precisa ser tutorada. Utilize estacas de madeira ou arame grosso para esta finalidade.
  • Cuidado com água acumulada no fundo. A Pabstia jugosa gosta de muita umidade mas, como todas as orquídeas, precisa de uma boa drenagem.
  • Cultivar esta planta em local bem arejado.
  • Muita sombra!!! Sugiro cultivo com 70% de sombreamento, e temperaturas entre 10 e 35 graus.

Floresce normalmente em Janeiro e sua floração dura em torno de 20 dias.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

pabstia-jugosa-1

pabstia-jugosa-2

pabstia-jugosa-3

pabstia-jugosa-4

pabstia-jugosa-5

pabstia-jugosa-6

pabstia-jugosa-7

pabstia-jugosa-8

pabstia-jugosa-9

pabstia-jugosa-10

pabstia-jugosa-11

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pabstia jugosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s