Ornithophora radicans

 

Ornithophora é um gênero da família Orchidaceae, composto por apenas uma espécie, a planta do dia, a Ornithophora radicans.

O nome deste gênero deriva do grego antigo: ornithos, que significa “pássaro”, e  phoros, que significa “cabeça”, em referência ao formato da coluna da flor, que se assemelha com a cabeça de um passarinho.

ornitophora-radicans-2

 

Esta planta foi descrita em 1864 pelo botânico alemão Heinrich Gustav Reichenbach (1823 – 1889), e incluída no gênero Sigmatostalix. Na ocasião, seu nome era Sigmatostalix radicans.

O gênero Ornithophora foi proposto em 1882, pelo renomado botânico brasileiro João Barbosa Rodrigues (1842 – 1909), que reclassificou a Sigmatostalix radicans batizando-a com o nome de Ornithophora quadricolor.

Em 1951 Leslie Andrew Garay e Guido Frederico João Pabst, botânicos húngaro e brasileiro respectivamente, deram o nome atual a esta planta, Ornithophora radicans.

E, para completar a bagunça, em 2009 um grupo de etimologistas tentou incluir nossa planta do dia no gênero Gomesa, com o nome de Gomesa radicans. Muita discussão, muita briga e nada de chegar a um consenso. Conclusão: atualmente Gomesa radicans é considerado um sinônimo para Ornithophora radicans. É mole???

Resultado de imagem para minions gif animado

O nome da espécie, radicans, deriva do latim: radicor, cuja tradução seria “que produz raízes”, em alusão à profusa produção de raízes aéreas desta planta.

ornithophora-radicans-raizes

 

É uma orquídea de habito epífita e forma de crescimento simpodial e escandente (emitindo novos brotos para o alto). É originária do pouco que resta do bioma mais rico em termos de flora, a Mata Atlântica. A Ornithophora radicans pode ser encontrada no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, vegetando em matas úmidas localizadas entre o nível do mar e 600 metros.

Resultado de imagem para mata atlantica sul e sudeste

A Ornithophora radicans é uma planta de crescimento rápido e que forma grande touceiras. Possui rizoma alongado, vigoroso e bastante radicífero (produz muitas raízes). Os pseudobulbos são espaçados, bifoliados, levemente enrugados, ovóides e lateralmente achatados. São  guarnecidos por muitas baínhas foliares. As folhas são apicais, finas, longas e estreitas, aparentando o aspecto de uma gramínea. A inflorescência racemosa brota das baínhas dos bulbos, suportando entre 5 e 12 minúsculas flores.

Estas flores tem entre meio e um centímetro de diâmetro, entrando na classificação de micro-orquídea. Não emanam perfume mas são muito simpáticas. Sépalas e pétalas de cor verde claro um pouco translúcido, e labelo de cor branca maculado de marrom e amarelo.

A Ornithophora radicans é uma orquídeas fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:

  • Cultive esta orquídea fixada em troncos ou cascas de árvores, com muitas raízes expostas. Não recomendo a utilização de vasos e caixetas.
  • Mas, se sua opção for cultivo em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno. Neste caso, é imprescindível deixar pelo menos algumas raízes aéreas aparentes.
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Sugiro cultivo com 60% de sombreamento, e temperaturas entre 5 e 35 graus.

Florescem no verão e a floração dura de 20 a 30 dias.

Seguem algumas fotos:

ornitophora-radicans-3

ornitophora-radicans-4

ornitophora-radicans-5

ornitophora-radicans-5b

ornitophora-radicans-6a

ornitophora-radicans-7

ornitophora-radicans-8

ornitophora-radicans-9

ornitophora-radicans-10

ornitophora-radicans-11

ornitophora-radicans-12

ornitophora-radicans-13

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s