Brasilidium gardneri

Brasilidium, é um gênero da família Orchidaceae que foi desmembrado do gênero Oncidium em 2006, e abriga 13 espécies.

Este gênero não é uma unanimidade entre os estudiosos. Atualmente existem três propostas de reclassificação para as espécies do gênero Oncidium:

  • 1ª Proposta: agrupa quase todas as espécies de Oncidium brasileiros no gênero Gomesa.
  • 2ª Proposta: uma divisão destas espécies de Oncidium brasileiros, em aproximadamente 20 novos pequenos gêneros, e muito específicos.
  • 3ª Proposta: divide as plantas de Oncidium brasileiros em sete gêneros. Esta é a proposta que vou adotar.

O nome deste gênero, Brasilidium, significa “Oncidium do Brasil”. Foi criado recentemente, em 2006, por uma das maiores autoridades da orquidologia nacional, o Sr. Marcos Antonio Campacci. Mais uma conquista brasileira que se junta a gêneros como Brasilaelia e Brasiliorchis.

Hoje vou falar de uma planta maravilhosa, o Brasilidium gardneri, a planta do dia.

O nome da espécie, Gardneri, é uma homenagem ao médico, biólogo e botânico escocês George Gardner (1812 – 1849). Ele ficou cinco anos no Brasil (1836 a 1841) explorando e pesquisando nossa flora. Os primeiros dois anos no Rio de Janeiro, e depois Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Goiás e Minas Gerais. Estimasse que nesse período ele deve ter enviado mais de 50 mil plantas brasileiras para a Inglaterra.

Resultado de imagem para carinha nervoso desenho

Esta planta é originária da Mata Atlântica de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, e pode ser encontrada vegetando de forma epífita fixada em árvores de matas úmidas localizadas em altitudes entre 300 e 1200 metros.

Resultado de imagem para sul e sudeste brasil

Anteriormente esta planta foi classificada como Ampliglossum brunnipetalum; Anettea gardneri; Oncidium gardneri; Coppensia brunnipetala; Gomesa brunnipetala; Gomesa gardneri; Gomesa scullyi; Gomesa wheatleyana; Oncidium brunnipetalum; Oncidium caloglossum; Oncidium elegantissimum; Oncidium flabelliferum; Oncidium forbesio-dasytele; Oncidium gardneri subsp. caloglossum; Oncidium gardneri var. pollettianum; Oncidium gardneri var. praestans; Oncidium gardneri var. elegantissimum; Oncidium gardnerianum; Oncidium larkinianum; Oncidium pectorale var. caloglossum; Oncidium pectorale var. larkinianum; Oncidium pollettianum; Oncidium praestans e Oncidium wheatleyanum.

É uma planta que possui rizoma espesso, suportando pseudobulbos ovoides, sulcados, achatados e agrupados, suportando duas ou três folhas ásperas, coriáceas e lanceoladas. A inflorescência é magnífica. Uma longa haste ramificada que pode passar de meio metro de comprimento, portando de 5 a 15 flores espetaculares.

Estas flores tem diâmetro aproximado de 4cm, e combinam com maestria o amarelo e o marrom, em uma pintura harmoniosa e delicada.

Regras básicas para o cultivo:

  • Pode ser cultivada em vasos de plásticos ou caixetas, utilizando substrato composto de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno. Porém eu costumo cultivar todas as plantas do gênero Oncidium e derivados, fixados em cascas ou troncos de árvores.
  • Por ser uma planta natural da Mata Atlântica, onde é submetida a grande nebulosidade todos os dias, precisa de muita umidade, e obviamente de uma rápida drenagem.
  • Gosta de 60% de sombreamento e suporta temperaturas entre 5 e 35 graus.

Floresce no verão e sua floração dura em torno de 30 dias. Recomendo !!!

A seguir relaciono algumas fotos desta orquídea:

 

brasilidium-gardneri-1

brasilidium-gardneri-2

brasilidium-gardneri-3

brasilidium-gardneri-4

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

brasilidium-gardneri-6

brasilidium-gardneri-7

brasilidium-gardneri-8

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s