Encyclia dichroma

 

Encyclia é um gênero da família Orchidaceae, que foi desmembrado do gênero Epidendrum, e é composto por aproximadamente 190 espécies originárias das regiões tropicais das Américas.

A principal diferença entre estes dois gêneros está no labelo: no gênero Epidendrum é fundido em toda a extensão da coluna, e no gênero Encyclia o mesmo é livre e articulado.

Quase que a totalidade das plantas deste gênero pode ser encontrada vegetando de forma epífita em florestas e matas com baixo nível de umidade, em altitudes que variam desde o nível do mar até 1000 metros.

O nome deste gênero, Encyclia, deriva da latinização do verbo grego enkyklein, que significa “contornar”, “rodear”, numa referência ao fato dos lobos laterais do labelo envolver a coluna.

Agora vou falar da orquídea do dia, a Encyclia dichroma, originária do nordeste brasileiro, principalmente dos estados de Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Resultado de imagem para nordeste

 

Resultado de imagem para nordeste

 

Esta planta de fácil adaptação ao meio pode ser encontrada vegetando de forma epífita, fixada em árvores e arbustos, ou de forma rupícola, presa a rochas e penhascos, ou ainda de forma terrestre, fixada em areais de restingas, sempre em altitudes que variam desde o nível do mar até 600 metros.

O nome da espécie, dichroma, é uma palavra composta e derivada do grego: di, que significa “dois”, e chroma, que significa “cor”. Trata-se de uma referência às cores de suas flores, nas quais ocorre a predominância do rosa claro e escuro.

Anteriormente esta orquídea foi classificada como Epidendrum dichromum; Epidendrum quesnelianum; Epidendrum roseum; Epidendrum jenischianum; Epidendrum dichromum var. amabile; Epidendrum dichromum var. striatum; Epidendrum conspicuum; Epidendrum biflorum; Epidendrum amabile; Epidendrum ortgiesii; Epidendrum dichromum var. biflorum; Encyclia ortgiesii; Encyclia conspicua; Encyclia jenischiana; Epidendrum brasiliense; Encyclia ghillanyi e Encyclia dichroma subsp. biflora.

A forma de crescimento desta planta é simpodial. Possui rizoma compacto suportando pseudobulbos alongados, periformes (em forma de pêra) e bifoliados. As folhas, que medem em torno de 25cm de comprimento, são estreitas, lanceoladas e coriáceas.

A inflorescência é ereta e racemosa, podendo passar de meio metro de comprimento, e suportando entre 4 e 12 simpáticas flores de aproximadamente 4cm de diâmetro.

Estas são levemente perfumadas. Sépalas e pétalas estriadas de cor predominantemente rosa, e labelo da mesma cor mas com parte inferior em tonalidade mais escura de rosa.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Recomendo cultivar a Encyclia dichroma fixada em cascas ou troncos de árvores. Se preferir, pode utilizar vasos de plástico ou caixetas de madeira, e um substrato composto por partes iguais de casca de pinus e carvão vegetal. Não coloque esfagno.
  • Cuidado com a drenagem. Esta planta não tolera excessos nas raízes, que apodrecem se ficarem encharcadas. Por ser uma orquídea originária de regiões de pouca umidade, sugiro não regar enquanto o substrato não estiver completamente seco.
  • Gosta de bom nível de luminosidade. Recomendo cultivo em lugares com 30 a 40% de sombreamento.
  • E, por último, sugiro cultivo com temperaturas entre 10 e 35 graus.

Floresce no outono e sua floração dura em média 30 dias.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

Encyclia dichroma 'Arnie' AM 81pts 20141962

encyclia-dichroma-3

encyclia-dichroma-4

encyclia-dichroma-6

encyclia-dichroma-7

encyclia-dichroma-11

encyclia-dichroma-8

encyclia-dichroma-9

encyclia-dichroma-10

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Encyclia dichroma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s