Dendrobium loddigesii

Dendrobium deriva da união de duas palavras gregas: dendron, que significa “árvore”, e bios, que significa “vida”; referindo-se à maneira como vivem a maioria das espécies deste gênero, ou seja, a sua natureza epífita.

Este gênero já foi um dos maiores da família Orchidaceae, com mais de 1200 variedades. Após muitas  divisões, restaram apenas 450 espécies.

A orquídea do dia é mais uma das tantas maravilhas das espécies deste gênero. O espetacular Dendrobium loddigesii, uma das orquídeas mais cativantes que conheço.

Esta planta foi descrita em 1887, pelo botânico e orquidólogo inglês Robert Allen Rolfe (1855 – 1921). Ele foi o primeiro curador do orquidário e do herbário do Royal Botanic Gardens, em  Kew, fundou a revista The Orchid Review, e publicou muitos artigos sobre híbridos de espécies diferentes de orquídeas.

Resultado de imagem para Royal Botanic Gardens kew

Resultado de imagem para Royal Botanic Gardens kew orchids

Resultado de imagem para Royal Botanic Gardens kew orchids

O Dendrobium loddigesii é originário do sul da China, Hong Kong e Vietnã. Pode ser encontrada em florestas temperadas de coníferas e florestas mistas, sempre em locais de alto índice de umidade, vegetando de forma epífita ou rupícola, presa a árvores ou rochas cobertas de musgo, sempre em altitudes que variam desde 900 a 1600 metros.

Resultado de imagem para China, Hong Kong Vietnã

O nome desta espécie, loddigesii, é a latinização do sobrenome do homenageado Joachim Conrad Loddiges (1738 – 1826), renomado coletor, horticultor e botânico inglês de origem alemã.

Anteriormente esta orquídea foi classificada como Callista loddigesii; Dendrobium pulchellum e Dendrobium seidelianum.

Planta de pequeno porte e crescimento simpodial, com rizoma compacto e finos pseudobulbos sulcados e em forma de cana, suportando folhas lanceoladas de aproximadamente 5 cm de comprimento. As hastes florais são curtas, normalmente em torno 5cm, e brotam dos nós dos bulbos.

É uma planta de folhas caducas, ou seja, pouco antes da floração a planta perde a maioria das folhas. As flores são suavemente perfumadas e medem entre 3 e 5cm. Pétalas e sépalas de cor rosa, e um labelo espetacular, com contorno encrespado e franjado de cor também rosada, e centro amarelo-alaranjado. Lindíssima.

Floresce na primavera e sua floração dura em torno de 15 dias.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • O Dendrobium loddigesii pode ser cultivado em tronco ou casca de árvore, vaso de plástico ou caixeta. Como esta planta cresce rapidamente formando lindas touceiras, eu utilizo caixeta pequena de madeira, que em pouco tempo se transformam em uma fantástica “bola” de flores.
  • Recomendo o uso de um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno.
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Esta planta precisa de uma boa luminosidade. Sugiro cultivo com 40 a 50% de sombreamento e temperaturas entre 5 e 40 graus.
  • Ainda, como na maioria das plantas do gênero Dendrobium, é possível fazer a produção de mudas pelo processo de estaquia. Para tanto basta retirar bulbos velhos da planta e cortá-los entre os nós, em pequenos pedaços que, acomodados sobre uma “cama de esfagno”, rapidamente começarão a produzir novas plantas.

SHOW de planta. Esta orquídea não pode faltar em sua coleção. É muito barata e fácil de conseguir.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

dendrobium-loddigesii-1

dendrobium-loddigesii-2

dendrobium-loddigesii-3

dendrobium-loddigesii-4

dendrobium-loddigesii-5

dendrobium-loddigesii-6

dendrobium-loddigesii-7

dendrobium-loddigesii-8

dendrobium-loddigesii-9

dendrobium-loddigesii-11

dendrobium-loddigesii-12

dendrobium-loddigesii-13

dendrobium-loddigesii-14

dendrobium-loddigesii-15

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Dendrobium loddigesii

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s