Sobralia macrantha

 

Sobralia é um gênero composto por aproximadamente 100 espécies de hábito predominantemente terrestre. São plantas originárias da toda a América tropical, desde o México até o Brasil, onde vegetam entre o nível do mar e 2000 metros de altitude,

O nome do gênero, Sobralia, é uma homenagem ao Dr. Francisco Sobral, botânico espanhol.

Este gênero foi proposto em 1794, pelos também botânicos espanhóis Hipólito Ruiz López e José Antonio Pavón Jiménez. Ruiz e Pavon, como ficaram conhecidos, junto com o francês, e também botânico Joseph Dombey, varreram a América do Sul entre 1779 e 1788 coletando plantas.

As plantas deste gênero apresentam crescimento simpodial e tem aparência de junco, com pseudobulbos longos, delgados e flexíveis, cabendo às raízes grossas e carnosas a função de reserva de nutrientes.

Agora a planta do dia. A fantástica Sobralia macrantha, descoberta em 1841, perto de Oaxaca, no México, pelo botânico e médico alemão Christian Julius Wilhelm Schiede (1798 – 1836).

O nome desta espécie, macrantha, deriva do grego: makro, que significa “grande”, e anthos, que significa “flor”, em referência ao tamanho das flores, talvez a maior de toda a família Orchidaceae.

Planta de grande porte originária do México, Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e norte de América do Sul, que pode ser encontrada vegetando de forma terrestre em solos arenosos e ricos em matéria orgânica, sempre em altitudes entre o nível do mar e 2000 metros.

CURIOSIDADE:

A Sobralia macrantha é tão conhecida e apreciada em seus países de origem, que vários deles como a Nicarágua, Belize, Honduras e Bolívia, lançaram selos comemorativos reverenciando a flora local, e homenageando esta linda e imponente orquídea.

 

Resultado de imagem para Sobralia macrantha selos

Resultado de imagem para Sobralia macrantha belize

Resultado de imagem para Sobralia macrantha selos

Resultado de imagem para Sobralia macrantha bolivia

 

Anteriormente esta planta foi classificada como Cattleya macrantha e Cyathoglottis macrantha.

É uma planta que forma grandes touceiras. Rizoma curto, racemoso, robusto e enterrado, suportando pseudobulbos longos, delgados e flexíveis que podem passar de 2 metros de comprimento. Suas folhas são lanceoladas, plissadas e alternadas.

A inflorescência é curta, rígida e multiflora. A haste brota da axila das folhas superiores. Apesar da curta duração das flores, que normalmente é de 1 a 2 dias, o efeito é muito interessante, porque as flores abrem em sucessão (como também acontece com a Arundina Graminifolia). Assim, esta planta ficar florida por vários dias.

As flores são um espetáculo. Grandes, vistosas e perfumadas. Parecem uma escultura feita de origami (arte em dobradura de papéis). Medem entre 20 e 30cm de diâmetro. A flor “tipo” tem sépalas e pétalas de cor lilás, e labelo com borda inferior encrespada e cor também lilás, mas com centro branco e emarelo.

A variável alba também é lindíssima. Toda branca e com centro do labelo em amarelo. Mais um show de orquídea.

 

sobralia-macrantha-16

 

sobralia-macrantha-17

 

Esta planta é muito fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:

  • Sugiro o cultivo em vaso plástico, preferencialmente fundo (como os usados para o gênero Cymbidium). Aliás, esta dica vale para o cultivo da grande maioria das orquídeas de hábito terrestre.
  • Eu utilizo com sucesso um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, pedra brita, areia grossa e carvão vegetal. Se tiver turfa e/ou folhas secas caídas no jardim, pode acrescentar.
  • Regar com frequência mas sem esquecer da drenagem (vaso com furos e pedras no fundo).
  • A Sobralia macrantha aprecia temperaturas entre 5 e 35 graus, e deve ser cultivado com sombreamento de 50%.

Normalmente floresce no verão, mas pode florescer mais de uma vez por ano.

Seguem fotos ilustrativas.

 

sobralia-macrantha-1

sobralia-macrantha-3

sobralia-macrantha-4

sobralia-macrantha-5

sobralia-macrantha-6

sobralia-macrantha-9

sobralia-macrantha-11

sobralia-macrantha-12

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Sobralia macrantha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s