Papilionanthe teres

Mais uma vez aproveito a floração de uma orquídea de minha coleção como inspiração para a aula do dia.

Começo relembrando uma planta que estudamos anteriormente, a Papilionanthe vandarum. Trata-se de um gênero bem polêmico. Não é aceito por muitos orquidólogos, que preferem incluir estas plantas no gênero Vanda.

Em todo caso, Papilionanthe é um pequeno gênero composto por apenas onze espécies de origem asiática, todas de hábito epífita e/ou terrestre, e de crescimento monopodial.

A principal característica das plantas deste gênero são os caules finos com folhas teretes (folhas roliças lembrando as folhas de cebolinha ou alho). Inclusive, as espécies de Papilionanthe são conhecidas como Vandas teretifoliadas, por este fato.

O nome deste gênero deriva do latim: papilio, que significa “borboleta’’, e anthos, que significa “flor”, em uma óbvia comparação do formato da flor com o inseto.

Agora vamos ao estudo da planta do dia, a estupenda Papilionanthe teres.

O nome desta espécie também deriva do latim, teres, que significa “circular”, em relação à seção transversal das folhas.

Anteriormente foi classificada como Dendrobium teres; Papilionanthe teres f. candida; Vanda teres e Vanda teres var. candida.

É uma planta originária do Himalaia chinês, Himalaia oriental, Bangladesh, Índia, Nepal, Ilhas Andaman, Miamar, Tailândia, Laos, Singapura e Vietnã, onde vegeta em regiões de clima temperado localizadas em altitudes entre 600 e 1200 metros.

CURIOSIDADE:

Muitos afirmam que a Papilionanthe teres é a flor nacional de Singapura, onde é muito cultivada. Porém, a referida planta na verdade é um híbrido entre a Papilionanthe teres e a Papilionanthe hookeriana. Este híbrido, conhecido mundialmente como “Vanda Miss Joaquim”, ou como “Orquídea de Singapura”, ou ainda como “Orquídea princesa Aloha”, foi criado pela armênia Ashkhen Hovakimian, cuja tradução seria Agnes Joaquim.

Resultado de imagem para cingapura gif animado

E esta confusão é justificável porque as plantas são realmente muito parecidas. A diferença está no formato das flores. As sépalas da Vanda Miss Joaquim são de melhor forma. Já as sépalas da Papilionanthe teres são levemente dobradas.

Planta de porte médio e que não ocupa muito espaço para cultivo, por possuir caule e folhas finas.

Possui longo e ramificado caule que pode passar de 2 metros de altura, produzindo muitas mudas aéreas. As folhas são do tipo terete e tem entre 10 e 15cm de comprimento. Deste caule brotam as magníficas inflorescências axilares que chegam a 30cm de comprimento, suportando até 6 flores belíssimas e que abrem em sucessão.

Estas flores são muito perfumadas e tem entre 5 e 8cm de diâmetro. Sépalas brancas e pétalas de cor rosa pálido. A base do labelo é estriada e de cor rosa intenso, com centro maculado de amarelo e pintalgado de vermelho. Um show de flor.

É uma planta muito fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:

  • Esta orquídea precisa de muita luminosidade. Sugiro cultivo a pleno sol ou com sombreamento máximo de 30%.
  • Não suporta baixas temperaturas. O ideal é cultivo entre 10 e 40 graus. Proteja a planta em dias de frio rigoroso. Uma geada pode matar sua Papilionanthe.
  • Esta orquídea precisa de um tutor para fixação. Em lugares mais quentes, onde não seja necessária a movimentação da planta para proteção contra baixas temperaturas, podemos fixá-la em árvores, ou “agarrada” em cerca aramada (alambrado), como se fosse uma trepadeira.
  • O meu exemplar desta planta cultivo amarrado em um cabo de vassoura suspenso, sem nenhum substrato. Vejam as duas primeiras fotos abaixo mostradas.
  • Porém a maioria das pessoas cultivam estas plantas em caixetas de madeira, com substrato solto, confeccionado com casca de pinus, carvão vegetal e flocos de isopor.

Floresce na primavera, e a floração dura entre 20 e 30 dias.

Muito linda. Um SHOW. Recomendo.

Seguem algumas fotos,

img_20161109_174315851

img_20161118_132634880

Fotos: Juan Pablo Heller

papilionanthe-teres-1

papilionanthe-teres-3

papilionanthe-teres-4

papilionanthe-teres-2

papilionanthe-teres-5

papilionanthe-teres-6

papilionanthe-teres-7

papilionanthe-teres-8

papilionanthe-teres-9

papilionanthe-teres-10

papilionanthe-teres-11

papilionanthe-teres-12

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Papilionanthe teres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s