Lueddemannia pescatorei

 

Hoje vou falar de um gênero muito interessante e polêmico. O gênero Lueddemannia. A discussão está no número de espécies deste gênero. Alguns consideram três plantas, a Lueddemannia dalessandroi, a Lueddemannia striata e a Lueddemannia pescatorei. Porém, outros estudiosos afirmam que estas três espécies são na verdade uma mesma e única planta, o que transformaria este gênero em monoespécie.

Em todo caso, hoje vou falar da estupenda Lueddemannia pescatorei, originária de florestas de terras baixas e muito úmidas da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, onde habita de forma epífita em altitudes entre 300 e 1000 metros.

lueddemannia-pescatorei-mapa

O gênero lueddemannia foi estabelecida por Heinrich Gustav Reichenbach (1824-1889). O nome desta planta, Lueddemannia pescatorei, é uma homenagem a duas personalidades europeias. Monsieur Lueddemann, jardineiro da Alsácia (região do nordeste da França), que trabalhou para Monsieur Jean Paul Pescatore, natural de Luxemburgo e proprietário de um dos maiores orquidários da França durante o século XIX, em Saint-Cloud, próximo a Paris.

A plantas têm rizoma robusto suportando pseudobulbos ovóides e sulcados, cada um com 2 a 4 folhas grandes. Longas inflorescências pendentes de até um metro de comprimento brotam da base dos pseudobulbos, suportando até 50 lindas flores, muito vistosas e docemente perfumadas.

As belas flores tem em média 3,0cm de diâmetro. Sépalas mais largas que as pétalas e de cor avermelhada, pétalas de cor alaranjada em várias tonalidades, e labelo amarelo pintalgado de vermelho. Uma combinação espetacular.

A Lueddemannia pescatorei é parente próxima das plantas do gênero Stanhopea. Isto nos dá boas dicas para o cultivo:

  • Como a inflorescência brota da base do pseudobulbo, e cresce para baixo, é mandatório que o cultivo destas plantas seja feito de forma suspensa, em caixetas de madeira feitas com ripado bem afastado, ou em cachepós aramados. Se utilizarmos vasos com base fechada, ou com furos pequenos, a planta nunca florescerá.
  • Sugiro um substrato a base de casca de pinus, pedra brita, esfagno e carvão vegetal.
  • Capriche na ventilação e na drenagem.
  • Esta planta não tolera muita luz. O sugerido é um sombreamento de 60%.
  • Suporta temperaturas entre 10 e 35 graus.

Floresce no verão, e a floração dura em torno de 10 dias.

Seguem fotos.

lueddemannia-pescatorei-1

lueddemannia-pescatorei-2

lueddemannia-pescatorei-3

lueddemannia-pescatorei-4

lueddemannia-pescatorei-5

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

 

lueddemannia-pescatorei-7

 

lueddemannia-pescatorei-8

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Lueddemannia pescatorei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s