Guarianthe skinneri

A inspiração para a escolha da orquídea do dia vem de uma grande amiga que hoje comemora seu aniversário. Dona de um sorriso cativante e uma simpatia contagiante, ela está sempre acompanhando as matérias do meu blog, e contribuindo com seus requintados comentários. Sempre amigos. Felicidades Suely.

Para esta escolha utilizei dois dados fornecidos pela aniversariante. O fato dela apreciar orquídeas de cor rosa e de Cattleyas.

guarianthe-skinneri-aniversario

Então, mãos a obra. Vou falar da Guarianthe skinneri, uma ex-Cattleya de beleza fabulosa.

Guarianthe é o nome costarriquenho para a palavra “orquídea”.

Guarianthe é um pequeno gênero de lindas orquídeas que foi recentemente separado do grupo Cattleya, com base nos estudos filogenéticos do código do DNA. Compreende apenas quatro espécies: Guarianthe aurantiaca; Guarianthe bowringiana; Guarianthe patinii e Guarianthe skinneri.

Trata-se de um gênero de plantas epífitas e crescimento simpodial, com habitat nas florestas tropicais da América Central e norte da América do Sul.

O nome desta espécie é uma homenagem a George Ure Skinner, comerciante inglês radicado na Guatemala, que coletava e enviava plantas para a Europa.

É uma planta originária do México, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Guatemala. Pode ser encontrada vegetando de forma epífita, fixada em grandes árvores de florestas úmidas, ou então de forma rupícola fixada em falésias de granito, sempre em altitudes que variam de 500 a 1500 metros.

CURIOSIDADE 1:

guarianthe-skinneri-costa-rica

A Guarianthe skinneri é considerada a flor nacional da Costa Rica, onde é conhecida pelo nome indígena “guaria morada”, em referência a sua cor. Nesse país esta planta sempre foi abundante, sendo comum encontrá-la fixada em telhados de casas velhas e em paredes de adobe.

CURIOSIDADE 2:

guarianthe-skinneri-guatemala

Já na Guatemala, a Guarianthe skinneri é conhecida popularmente de duas formas:

  • A planta “tipo”, de cor predominantemente rosa, é chamada de “Flor de Candelaria“, porque sua floração coincide com as festividades do dia 2 de fevereiro, que homenageiam “La Virgem de Candelaria”.
  • Já a variável “alba” desta planta, é chamada de “Flor de San Sebastian“, porque sua floração coincide com as festividades relativas a este santo, e que se comemora no dia 20 de janeiro.

Deixando as curiosidades de lado, volto a falar desta orquídea exuberante.

Anteriormente esta planta foi classificada como Cattleya skinneri; Cattleya laelioides; Cattleya skinneri f. alba; Cattleya skinneri var. alba; Cattleya skinneri var. parviflora e Epidendrum huegelianum.

Planta de porte médio com rizoma robusto e raízes velamentosas. Possui pseudobulbos bifoliados e em forma de cana, medindo até 30cm de comprimento e com base estreita. No ápice suportam duas folhas grossas e elípticas.

As inflorescências são racemosas e generosas. Hastes com aproximadamente 15cm de comprimento, suportando até 15 flores belíssimas e suavemente perfumadas, que chegam a 9cm de diâmetro.

Quanto as cores, existem muitas variedades. A flor “tipo” é de cor predominantemente rosa, com labelo em forma de corneta e de tonalidade um pouco mais escura que as pétalas e sépalas, e com um anel branco no meio.

Porém, dependendo da tonalidade do rosa, a Guarianthe skinneri pode ser classificada como suave, suavissima ou rosea, ou ainda quanto a cor pode ser alba, albescens alba-oculata e coerulea, entre outras. Todas flores estupendas. Um SHOW.

Floresce no final do inverno e sua floração dura em torno de 20 dias.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Pode ser cultivada fixada em casca ou troncos de árvores, ou então em vaso plástico ou caixeta de madeira, utilizando substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.
  • Não deixe as raízes encharcadas. Esta planta gosta e precisa de bastante umidade, mas sempre com boa drenagem da água.
  • Suporta temperaturas entre 10 e 35 graus, e aprecia sombreamento em torno de 50%. Proteja esta planta do frio nos dias mais rigorosos do inverno. Uma geada pode matar sua Guarianthe.

Seguem algumas imagens ilustrativas:

guarianthe-skinneri1

guarianthe-skinneri2

guarianthe-skinneri3

guarianthe-skinneri4

guarianthe-skinneri5

guarianthe-skinneri8

guarianthe-skinneri12

guarianthe-skinneri13

Guarianthe skinneri “tipo”

guarianthe-skinneri-var-alba-2

guarianthe-skinneri-var-alba-3

guarianthe-skinneri-var-alba

Guarianthe skinneri var. alba

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Guarianthe skinneri

  1. Pablo amei tudo que vc escreveu. Corretíssimo sobre a cor e as Cattleyas. Obrigada pela linda homenagem em meu nome. Por vc vou atrás dessa show de planta maravilhosa. Será a primeira de alguma outras hahahahh. Adoro vc amigo do meu coração.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s