Koellensteinia tricolor

 

Koellensteinia é um gênero pertencente à família Orchidaceae, composto por aproximadamente 20 espécies. Foi proposto pelo botânico e orquidólogo alemão Heinrich Gustav Reichenbach (1823 – 1889), em 1854.

O nome deste gênero é uma homenagem ao Capitão Friedrich Marcus Freiherr Kellner von Köllenstein (1802 – 1881), orquidófilo austríaco.

Parentes próximos do gênero Zygopetalum, as plantas do gênero Koellensteinia apresentam hábito predominantemente terrestre, podendo ser encontradas ocasionalmente vegetando de forma epífita ou rupícola. São originárias da região norte da América do Sul e, principalmente do Brasil, onde ocorre mais da metade das espécies.

A orquídea do dia é a Koellensteinia tricolor. É uma planta de hábito saxícola (nome dado a plantas terrestres e rupícolas que crescem em solos pedregosos ou em fendas de rochas).

É uma planta originária da Venezuela, Guianas, Peru e de vários estados e territórios brasileiros (Roraima, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná). Pode ser encontrada na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, vegetando em floresta ombrófila densa, normalmente em capoeiras e barrancos úmidos e pedregosos, em meio aos arbustos, samambaias e gramíneas.

O nome da espécie é uma óbvia referência às três cores das flores.

Anteriormente esta planta foi classificada como Zygopetalum tricolor.

Possuem rizoma curto e compacto suportando pseudobulbos pequenos, alongados e agregados, “escondidos” dentro de bainhas foliares. Do ápice de cada bulbo brotam entre 1 e 3 folhas lanceoladas e com muitas nervuras.

A inflorescência nasce das axilas dos pseudobulbos. Hastes florais eretas e racemosas que chegam a meio metro de comprimento, suportando até 15 pequenas flores de diâmetro entre 1,5 e 2,5cm.

As delicadas flores são de consistência cerosa e muito perfumadas. Pétalas e sépalas brancas, e labelo da mesma cor mas maculado de cor lilás. A terceira cor referenciada pelo nome desta espécie (tricolor), deve ser do amarelo presente na coluna das flores.

Floresce no final da primavera e sua floração dura em média 30 dias.

Para cultivo deixo as seguintes dicas: Koellensteinia tricolor

  • Sugiro cultivar a koellensteinia tricolor em vaso plástico e fundo, como os utilizados para o plantio das orquídeas do gênero Cymbidium.
  • Para substrato recomendo um preparado feito com 50% de pedra brita, e a outra metade com um preparado combinando carvão vegetal, casca de pinus e areia grossa. Se possível adicione turfa ou folhas e galhos caídos no jardim.
  • Pode também ser cultivada em canteiros, com o mesmo substrato acima sugerido.
  • Utilize vasos com boa drenagem.
  • Cultive a planta em local bem ventilado.
  • E, por último, sugiro cultivo com 50% de sombreamento e temperaturas entre 5 e 35 graus.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

 

koellensteinia-tricolor-1

koellensteinia-tricolor-3

koellensteinia-tricolor-4

koellensteinia-tricolor-5

koellensteinia-tricolor-6

koellensteinia-tricolor-7

koellensteinia-tricolor-8

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Koellensteinia tricolor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s