Jumellea fragrans

 

Jumellea é um gênero da família Orchidaceae, de plantas semelhantes às espécies do gênero Angraecum, e que é composto por aproximadamente 60 espécies originárias das da Ilhas de Madagascar, Comores e Mascarenhas, no Oceano Índico, e duas espécies nativas do leste da África.

São plantas de hábito predominantemente epífita, mas com adaptações para vida rupícola e/ou terrestre. Podem ser encontradas vegetando em florestas abertas localizadas em altitudes que variam desde o nível do mar até 1800 metros.

O nome deste gênero é uma homenagem ao francês Henri Lucien Jumelle (1866 – 1935), fisiologista vegetal da Faculdade de Ciências de Paris, e professor da Faculdade de Ciências de Marselha.

A planta do dia é a Jumellea fragrans, cujo nome de espécie dispensa explicações. Um perfume encantador.

Esta planta é originária da Ilha Reunião, uma das maiores que compõem as Ilhas Mascarenhas, onde vegeta de forma epífita em florestas localizadas entre 300 e 1400 metros de altitude.

Anteriormente esta planta foi classificada como Aeranthes fragrans; Aerobion fragrans; Angraecum fragrans e Epidorchis fragrans.

CURIOSIDADE:

Resultado de imagem para tomando cha desenho

Esta orquídea tem um perfume único e espetacular, que é emanado não só pelas flores, mas também pelas folhas. O aroma é tão agradável e marcante que, no final de 1800, uma empresa francesa lançou no mercado um chá chamado Faham, que consistia em folhas secas de Jumellea fragrans. Aliás, Faham era como os indígenas chamavam esta planta. Este produto foi muito popular na época, não só pelo aroma e sabor, mas também por ajudar na digestão e no combate a doenças respiratórias. Posteriormente cremes, sorvetes e outros artigos também foram produzidos utilizando esta planta. A coleta indiscriminada, que levou esta orquídea a beira da extinção em seu reduto, aliado a dificuldade de reprodução em laboratório, aumentaram em demasia o preço dos produtos, impedindo continuidade da fabricação.

jumellea-fragrans-faham-tea

Na Europa, o chá de Faham também era chamado como chá de Bourbon, referindo-se a ilha de Bourbon (mais tarde nomeada de Ilha Reunião), local de origem desta orquídea.

 

Assim como as plantas do gênero Angraecum, a Jumellea fragrans também apresenta crescimento monopodial, possui esporão com reserva de néctar, e tem como principal agente polinizador as mariposas.

Possui caule ereto suportando folhas elípticas dispostas de forma alternada. As curtas inflorescências cobertas por brácteas brotam do caule, e suportam uma única flor de cor branca e de aproximadamente 7cm de diâmetro.

Floresce normalmente na primavera e sua floração dura em torno de 20 dias.

Regras básicas para o cultivo:

  • Como todas as vandáceas, a Jumellea fragrans pode ser cultivada em vasos de plástico ou cascas de árvore. Porém, minha sugestão é o cultivo de forma suspensa, amarrada em pequena caixeta de madeira, com pouco ou nenhum substrato, e com suas longas e grossas raízes soltas e expostas, aumentando o poder de fotossíntese da planta.
  • Se você optar por cultivo com substrato, então sugiro uma mistura de casca de pinus, e carvão vegetal.
  • Cultive esta planta com boa umidade, rápida drenagem e boa ventilação.
  • Gosta de 60% de sombreamento e suporta temperaturas entre 10 e 35 graus. Proteja a planta nos dias mais rigorosos do inverno.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

jumellea-fragrans-1

jumellea-fragrans-2

jumellea-fragrans-4

jumellea-fragrans-5

jumellea-fragrans-6

jumellea-fragrans-7

jumellea-fragrans-8

jumellea-fragrans-9

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Jumellea fragrans

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s