Ceratostylis rubra

 

Ceratostylis é um gênero da família Orchidaceae, proposto por Philipp J. Ames em 1910. É composto por aproximadamente 150 espécies, todas de pequeno porte, hábito epífita e crescimento simpodial, originárias do sudoeste asiático e de algumas ilhas do Pacífico.

O nome deste gênero deriva da união de duas palavras gregas: keras, keratos, que significa “corno“, “trombeta“; e stylos que significa “coluna“, numa referência à forma da coluna de suas flores.

Agora é hora de falar da planta do dia… um espetáculo de orquídea, a Ceratostylis rubra.

Esta planta é originária das Filipinas, onde vegeta em florestas quentes e úmidas localizadas entre o nível do mar e 600 metros de altitude.

O nome desta espécie, rubra, é uma óbvia referência à cor das flores.

Anteriormente esta orquídea foi classificada como Ceratostylis retisquama e Ceratostylis latipetala.

Planta compacta com pequenos pseudobulbos aglomerados suportando duras folhas teretes (roliças lembrando folhas de cebolinha ou alho) . Hastes florais muito curtas e rentes aos pseudobulbos, suportando uma ou duas flores.

Com o tempo esta magnífica planta forma uma bela touceira, forrada de pequenas flores estreladas de aproximadamente 2,5cm de diâmetro. Sépalas um pouco mais largas que as pétalas, mas todas de cor vermelha. O labelo é muito pequeno e de cor predominantemente branca.

Apesar da exuberante beleza, estas flores não tem perfume.

É uma planta de fácil cultivo. Seguem algumas dicas:

  • Pode ser cultivada fixada em cascas ou troncos de árvores, ou ainda em vasos ou caixetas de madeira suspensas, utilizando um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, esfagno e carvão vegetal.
  • Tem que ter boa drenagem e ventilação.
  • Cultive esta orquídea com temperaturas entre 10 e 35 graus, e 50% de sombreamento.

Normalmente floresce duas vezes por ano e sua floração dura em torno de duas semanas.

Seguem algumas fotos:

Resultado de imagem para ceratostylis rubra

Foto retirada da internet - Site:
wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1d/Ceratostylis_rubra.jpg/800px-Ceratostylis_rubra.jpg

Resultado de imagem para ceratostylis rubra

Foto retirada da internet - Site:
www.pontofrio-imagens.com.br/Flores/floresebuques/flor/11126473/740173442/Ceratostylis-rubra--1112

Resultado de imagem para ceratostylis rubra

Foto retirada da internet - Site:
http://maruv5.fc2web.com/ran/C/Ceratostylis/ceratostyl

 

 

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

10 pensamentos sobre “Ceratostylis rubra

  1. Engraçado, você usa imagens do Google e faz um discurso sobre isso no final, mas tem o trabalho de tirar as marcas dágua que as imagens tem. Lamentável, fotos minhas editadas. Não é assim que se reconhece o trabalho dos outros.

    Curtir

    • Bom dia Luis: Peço desculpas se utilizei alguma foto sua em meu blog. Meu site não tem fins lucrativos, da mesma forma que o seu. Apenas sou um apaixonado por orquídeas, como você, e sinto prazer em compartilhar alguns conhecimentos. Temos muitos pontos em comum. Comecei com este blog em meados de 2016 e, no dia 8 de fevereiro deste ano, seguindo conselhos de um amigo, passei a identificar todas as fotos que ilustram meu blog, informando o site de origem. Não é verdade que eu retirei marca de água de sua foto aliás, não tenho a menor ideia de como se faz isso. Se isto realmente ocorreu, alguém o fez previamente e eu apenas tive a infelicidade de encontrar a mesma na internet. Em todo casso Luis, nunca tive intenção de prejudicar ninguém. Por favor me informe quais são suas fotos, para que eu possa remove-las, ou então identifica-las com seu nome e endereço de seu site. Não curto aquários como você, e entendo muito pouco de fotografia. Estou pensando em fazer um curso básico para aprender a fotografar. Assim como você, também tenho uma estufa em casa (apenas 36 m2), com pouco mais de 300 espécies, que cultivo com extrema dedicação. Nunca vendi, não vendo e não pretendo ganhar dinheiro com comércio de orquídeas. Deixo meus dados de contato para maiores informações: (41) 99677-4455 / pablo@redisul.com.br. Aguardo orientações. Cordialmente, Juan Pablo Heller

      Curtir

    • Luis, lendo um pouco teu site, descobri que você também é curitibano. Te convido a tomar um café em alguma confeitaria da cidade e conversar um pouco sobre o tema das fotos e orquídeas. Por favor, me informe um número de telefone ou e-mail para contato. Grande abraço

      Curtir

  2. Bom dia Luis. Como você não respondeu ao meu último e-mail, informando quais as fotos que você desejava remoção, acabei deletando todas elas, e incluindo 3 novas, agora sim, referenciando o site de origem das mesmas. Volto a me desculpar por eventualmente ter utilizado uma imagem de tua propriedade. Um grande abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s