Oncidium Sharry Baby

 

Como estudado recentemente, os híbridos de orquídeas são mais resistentes e fáceis de cultivar em relação às espécies. Esta adaptação para o cultivo doméstico tem aumentado muito a procura por estas plantas.

A planta do dia é mais uma criação espetacular feita pelas mãos do “homem” (neste caso por uma mulher). Não se trata de um híbrido intergênero, como nos casos estudados anteriormente. Hoje será visto um híbrido entre diversas espécies de um mesmo gênero, o Oncidium.

Vou falar do Oncidium Sharry Baby. Esta planta é um híbrido que foi registrado em 1983 por Dorothy A. O’Flaherty. Esta é a famosa “Orquídea chocolate”.

Oncidium Sharry Baby é o resultado do cruzamento de dois outros híbridos de Oncidium: Oncidium Jamie Sutton X Oncidium Honolulu.

Agora, o Oncidium Jamie Sutton é um híbrido gerado pelo cruzamento de duas plantas naturais: Oncidium anthocrene X Oncidium ornithorhynchum.

Já o Oncidium Honolulu resulta do cruzamento de outro híbido com uma espécie: Oncidium Moir X Oncidium leucochilum.

E, por último, Oncidium Moir, que é resultado do cruzamento: Oncidium altissimum X Oncidium leucochilum.

Em resumo: Oncidium Sharry Baby é um híbrido com carga genética de 4 espécies: Oncidium anthocrene, Oncidium ornithorhynchum, Oncidium leucochilum e Oncidium altissimum.

Existem muitos atrativos para o cultivo desta planta:

  • Facilidade de cultivo.
  • Quantidade impressionante de flores nas longas hastes florais.
  • Duração das flores. Normalmente entre 30 e 45 dias.
  • Quantidade de florações. Normalmente duas por ano.
  • E, acima de todas as outras características, o perfume. Uma impressionante fragrância adocicada de baunilha e chocolate. Perfume forte e marcante que inunda o ambiente. Eu acho delicioso. Porém, algumas pessoas afirmam que de tão forte, chega a ser enjoativo.

Assim como todas as plantas envolvidas, este híbrido também resulta em uma orquídea de hábito epífita e crescimento simpodial.

Planta de médio porte, com bulbos ovoides. Longas e finas folhas, e lindas inflorescências pendentes que podem chegar a um metro de comprimento, e com perto de cem flores.

As flores tem entre 2 e 4cm de diâmetro. Pétalas e sépalas de cor marrom avermelhado, e labelo com uma mescla de branco e rosa. Muito linda.

Uma característica marcante e muito comum no Oncidium Sharry Baby, são as folhas pintadas, principalmente nas extremidades. E isto é motivo de muita discussão. Estas pintas não são naturais da planta, porém dificilmente você encontrará um exemplar com “folhas limpas”.

Algumas pessoas afirmam tratar-se de doença virótica, outros acusam as bactérias, e ainda existem teorias justificando este fato pelo excesso de luminosidade no local de cultivo.

Porém, a causa mais provável e defendida, é que estas manchas são uma simples reação alérgica da planta a mudanças de clima, pH da água, adubo, iluminação, etc. Esta teoria justifica o fato da planta continuar crescendo e florescendo normalmente, apesar das pintas.

Em resumo. Assim como a maioria dos orquidófilos, acredito tratar-se apenas de um problema estético, que em nada comprometerá o desenvolvimento desta orquídea, e que não colocará em riscos outras plantas.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Pode ser fixada em cascas ou troncos de árvore. Porém, por seu porte avantajado, recomendo cultivar esta planta em vaso plástico ou caixeta, utilizando substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno.
  • Pelo tamanho de suas inflorescências, é muito importante tutorar suas hastes florais.
  • Não deixe as raízes encharcadas. Bastante umidade, mas sempre com boa drenagem da água.
  • Mais uma dica muito importante é sobre a temperatura. O Oncidium Sharry Baby gosta de climas amenos. Suporta temperaturas entre 5 e 30 graus. O ideal é cultivo entre 15 e 25 graus.
  • Aprecia sombreamento entre 50 e 60%.

Vale a pena ter em sua coleção. Planta barata, fácil de encontrar e cultivar, e com um perfume colossal e embriagante. Recomendo !!!

Seguem algumas imagens ilustrativas:

 

oncidium-sharry-baby-1

 

oncidium-sharry-baby-2

 

oncidium-sharry-baby-3

 

oncidium-sharry-baby-4

 

oncidium-sharry-baby-5

 

oncidium-sharry-baby-7

 

oncidium-sharry-baby-8

 

oncidium-sharry-baby-9

 

oncidium-sharry-baby-10

 

oncidium-sharry-baby-11

 

oncidium-sharry-baby-12

 

oncidium-sharry-baby-13

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Oncidium Sharry Baby

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s