Psychopsis papilio

 

Algum tempo atrás um colega me falou sobre uma orquídea que tinha uma longa haste com uma linda flor que tinha 3 antenas. Demorei para descobrir que ele se referia ao Psychopsis papilio. Trata-se de uma orquídea muito procurada por orquidófilos do mundo inteiro pelo exotismo de sua flor. Vamos ao seu estudo.

Psychopsis é um gênero da família Orchidaceae, composto por apenas 5 espécies de hábito epífita e crescimento simpodial, desmembradas recentemente do gênero Oncidium. São plantas originárias da faixa que se extende desde o sul da América Central até o norte da floresta Amazônica.

A planta do dia é a impressionante Psychopsis papilio. Mais uma planta que, assim como as Phalaenopsis, são conhecidas popularmente como “orquídea borboleta”.

O nome da espécie deriva do latim: papilio, que significa “borboleta’’. Uma óbvia comparação do formato da flor com o inseto.

Planta originária de Trinidad & Tobago, Panamá, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador e norte do Brasil, que pode ser encontrada vegetando fixada em árvores cobertas de musgo, em florestas quentes e úmidas, em altitudes que variam desde o nível do mar até 800 metros. São muito comuns em cafezais.

Anteriormente esta planta foi classificada como Oncidium papilio; Psychopsis papilio var. albiflora e Psychopsis picta.

Possui rizoma curto com robustos pseudobulbos agregados, e com formato arredondado, achatado e enrugado, com uma única folha coriácea e elíptica de aproximadamente 20cm de comprimento, de cor malhada em tons de verde e marrom.

A inflorescência é fantástica. Uma longa haste floral que pode chegar a 1,2 metros de comprimento brota da base do pseudobulbo, suportando exóticas flores que podem chegar a 15cm de diâmetro e que abrem em sucessão (uma única flor aberta de cada vez).

Descrever esta flor é fascinante. Possui sépala dorsal e pétalas em formato ereto e rígido, o que levou meu amigo a definir estes elementos da flor como “antenas”. As sépalas laterais são pendentes (em forma de foice ), e com margem ondulada. O labelo é grande e também ondulado. As cores predominantes da flor “tipo” são o castanho avermelhado e o amarelo.

É uma planta de fácil cultivo. Seguem algumas dicas:

  • Pode ser cultivada fixada em cascas e troncos de árvores, ou ainda em vasos ou caixetas de madeiras. Neste caso utilizando um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, esfagno e carvão vegetal.
  • Tem que ter boa drenagem e ventilação.
  • Importante: a Psychopsis papilio gosta de pouca luminosidade. O ideal para esta planta é 60 a 70% de sombreamento.
  • Cultive esta orquídea com temperaturas entre 10 e 35 graus.

Floresce normalmente na primavera e sua floração dura em torno de três semanas. Pode florescer mais de uma vez por ano. Recomendo… um show de planta.

Seguem algumas fotos:

 

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

 

psychopsis-papilio-2

 

psychopsis-papilio-3

 

psychopsis-papilio-4

 

psychopsis-papilio-5

 

psychopsis-papilio-6

 

psychopsis-papilio-7

 

psychopsis-papilio-8

 

psychopsis-papilio-9

 

psychopsis-papilio-10

 

psychopsis-papilio-12

 

psychopsis-papilio-13

Psychopsis papilio

 

 

psychopsis-papilio-var-alba-1

 

psychopsis-papilio-var-alba-2

Psychopsis papilio var. alba

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Psychopsis papilio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s