Cattleya amethystoglossa

Voltando ao gênero Cattleya, o mais valorizado, cultivado e admirado de toda a família Orchidaceae.

Recaptulando, o nome dado a este gênero foi uma forma de homenagear a Sir William Cattley, horticulturista inglês do século XIX.

A distribuição geográfica das Cattleyas ocorre desde o hemisfério norte (México), passando pela América Central até a América do Sul, onde ocorre em maior número de espécies. No Brasil, aparece em todos os estados. Existem em torno de 120 espécies neste gênero, sendo a enorme maioria originária do Brasil.

A planta do dia é um espetáculo. É a Cattleya amethystoglossa, uma das plantas mais interessantes e chamativas que conheço. Uma pintura… um show de orquídea, uma beleza indescritível.

É uma planta genuinamente brasileira originária do Espírito Santo, leste de Minas Gerais, Pernambuco e, principalmente, sul da Bahia, maior centro de dispersão desta planta.

O nome da espécie deriva do grego: amethystos, cuja tradução seria “violeta claro”, e glossa, que significa “lábio”, “labelo”, em referência a cor do labelo desta planta.

O primeiro registro que existe sobre a Cattleya amethystoglossa, foi de um exemplar coletado na Bahia em 1856. Foi classificada por john Lindley.

Pode ser encontrada vegetando de forma epífita, em matas e florestas altas e abertas da Serra do Mar, ou de forma rupícola sobre pedras cobertas de detrito vegetal, sempre em altitudes compreendidas entre o nível do mar e 1000 metros.

Anteriormente foi classificada como Cattleya amethystoglossa var. alba; Cattleya amethystoglossa var. lilacina; Cattleya amethystoglossa var. rosea; Cattleya guttata keteleerii; Cattleya guttatta lilacina; Cattleya guttata prinzii; Cattleya guttata Lindley var. prinzii; Cattleya purpurina; Epidendrum amethestoglosum e Epidendrum elatius var. prinzii.

Planta com rizoma robusto e longos pseudobulbos sulcados que podem passar de um metro de comprimento, suportando duas ou três folhas grossas de aproximadamente 15cm.

As inflorescências brotam do ápice do pseudobulbo, em meio às folhas. Hastes com 15 a 20cm de comprimento suportando até 20 magníficas flores perfumadas e atraentes.

Estas são maravilhosas. Normalmente tem entre 8 e 10cm de diâmetro, com coloridos variados. Pétalas e sépalas que variam do branco ao rosa, densamente pintalgadas de cor púrpura, e com labelo mesclando essas cores. Linda D+.

Floresce normalmente na primavera e sua floração dura em torno de três semanas.

Planta muito usada na geração de híbridos pela quantidade de flores por haste, e pela beleza das pintas das pétalas e sépalas.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Se você mora em região de clima quente, a melhor forma de cultivar esta planta é fixada árvores, ou então em cascas, troncos ou galhos, e com muitas raízes expostas. Palmeiras são ótimas para esta finalidade.
  • Se sua opção for cultivar esta planta em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.
  • Sugiro cultivo com sombreamento em torno de 40%.
  • Suporta temperaturas entre 10 e 35 graus. Sugiro protegê-la do frio nos dias mais rigorosos do inverno.
  • Precisam de muita umidade, boa drenagem da água, e boa ventilação.

Seguem algumas fotos:

 

cattleya-amethystoglossa-1

 

cattleya-amethystoglossa-2

 

Jardim Botanico do Rio de Janeiro - Orquidario

 

cattleya-amethystoglossa-4

 

cattleya-amethystoglossa-6

 

cattleya-amethystoglossa-7

 

cattleya-amethystoglossa-8

 

cattleya-amethystoglossa-10

 

cattleya-amethystoglossa-12

 

cattleya-amethystoglossa-14

 

cattleya-amethystoglossa-15

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Cattleya amethystoglossa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s