Dendrobium antennatum

Dendrobium deriva da união de duas palavras gregas: dendron, que significa “árvore”, e bios, que significa “vida”; referindo-se à maneira como vivem a maioria das espécies deste gênero, ou seja a sua natureza epífita.

Este gênero já foi um dos maiores do mundo das orquídeas, com mais de 1200 variedades. Após várias divisões, restaram apenas 450 espécies.

A orquídea do dia é mais uma das maravilhas da natureza. O espetacular Dendrobium antennatum, planta originária da Austrália, Nova Guiné e Ilhas Salomão, onde vegeta de forma epífita em florestas úmidas e abertas, manguezais e savanas, sempre em altitudes entre 500 e 1400 metros.

O nome da espécie, antennatum, é uma óbvia referência ao formato das pétalas das flores desta orquídea, que se assemelham a um par de antenas. Porém, o nome popular desta planta é “orquídea antílope verde”, em uma comparação das pétalas com os chifres do animal.

Anteriormente foi classificada como Callista antennata; Ceratobium antennatum; Ceratobium dalbertisii e Dendrobium d’albertissi.

Planta de grande porte e crescimento simpodial, com rizoma compacto e longos pseudobulbos em forma de cana, inchados na base e suportando folhas coriáceas alternadas. As hastes florais, que podem chegar a 40cm de comprimento, surgem a partir dos nós mais perto do ápice dos pseudobulbos, e normalmente suportam em torno de 15 estupendas flores de 5cm de diâmetro.

O formato exótico e a pintura elaborada desta flor são fascinantes. Sépalas brancas, pétalas retorcidas da mesma cor mas com a metade superior pintada de verde claro, e labelo branco estriado de cor lilás. Um fenômeno de beleza.

Floresce no início da primavera e sua floração dura mais de um mês. E, como se tudo isto não bastasse, esta magnífica flor ainda tem um perfume encantador e cativante.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • O Dendrobium antennatum pode ser cultivado em casca de árvore, vaso de plástico ou caixeta de madeira.
  • Se sua opção for cultivo em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno. (Componentes bem moídos).
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Por ser uma planta natural de florestas abertas, recomendo cultivo com 30 a 40% de sombreamento.
  • Muito cuidado com a temperatura. Esta planta é de regiões de muito calor. O ideal é 15 a 40 graus.
  • Pode ser feita reprodução pelo processo de estaquia.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

 

dendrobium-antennatum-1

dendrobium-antennatum-2

dendrobium-antennatum-3

dendrobium-antennatum-4

dendrobium-antennatum-6

dendrobium-antennatum-7

dendrobium-antennatum-8

dendrobium-antennatum-9

dendrobium-antennatum-10

dendrobium-antennatum-11

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Dendrobium antennatum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s