Baptistonia echinata

Hoje vou falar de um gênero muito discutido… Baptistonia. Várias classificações, muitas divergências e poucas conclusões. Alguns dizem que este gênero comporta 30 espécies, outros afirmam que são apenas 16, e alguns informam tratar-se de um gênero de apenas uma espécie, a Baptistonia echinata, que é a planta do dia.

Em todo caso, Baptistonia é um gênero de plantas de hábito epífita e crescimento simpodial, composto de orquídeas que foram desmembradas do gênero Oncidium.

As Baptistonias diferem das Oncidium principalmente por se tratar de plantas de rizoma muito curto, raízes muito finas e pseudobulbos bem alongados.

A Baptistonia echinata é originária de matas sombrias e úmidas da Serra do Mar, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, sempre em altitudes entre 100 e 1200 metros.

O nome deste gênero é uma homenagem a “Baptista Caetano Almeida Nogueira“, pesquisador de línguas e etnias das populações indígenas do Brasil.

O nome da espécie, echinata, deriva do latim e significa “com espinhos“, em referência ao labelo em forma de “serra” das flores desta planta. Este fato, aliás, rendeu-lhe o apelido de “orquídea porco-espinho”.

É uma planta de pequeno porte, com pseudobulbos alongados que podem chegar a mais de 12cm de comprimento, suportando 2 ou 3 folhas em forma de lança.

Floresce no começo do outono e sua floração dura em média duas semanas.

Uma planta maravilhosa com hastes de até 25cm de comprimento, suportando até 30 flores de 2cm de diâmetro. Flores de cores fortes e chamativas… sépalas e pétalas de cor amarela, contrastando com um labelo vermelho, se destacam na árvores.

Anteriormente esta planta foi classificada como Epidendrum tetrapetalum; Gomesa echinata; Oncidium brunleesianum; Oncidium echinatum e Oncidium vellozoanum.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Sugiro cultivar a Baptistonia echinata fixada em troncos ou cascas de árvores, com muitas raízes expostas. Esta planta precisa de grande aeração nas raízes.
  • Se sua opção for cultivo em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno.
  • Cuidado com água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Sugiro cultivo com 50 a 60% de sombreamento, e temperaturas entre 5 e 35 graus.

Seguem algumas fotos:

 

baptistonia-echinata-1

baptistonia-echinata-2

baptistonia-echinata-3

baptistonia-echinata-4

baptistonia-echinata-5

baptistonia-echinata-6

baptistonia-echinata-8

baptistonia-echinata-9

baptistonia-echinata-10

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Baptistonia echinata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s