Anacheilium fragrans

Anacheilium é mais um gênero polêmico e que tem gerado muita controversa. Atualmente existem 67 espécies de  Anacheilium que,  assim como as Prosthecheas, foram separadas do gênero Encyclia, que por sua vez foi desmembrado do gênero Epidendrum.

O nome deste gênero, Anacheilium, é uma palavra composta e derivada do grego: ana, que significa “para cima”, kheilos, que significa “lábio”, “labelo”, e íon, sufixo diminutivo. Este nome é uma referência ao fato das espécies deste gênero ter o labelo virado para cima (não ressupinado).

Antes de continuar falando deste gênero, vou explicar rapidamente o fenômeno da ressupinação, acima citado: trata-se de um mecanismo fantástico que a natureza criou para garantir que as orquídeas sobrevivam e perpetuem a espécie. Na grande maioria das espécies, o botão floral cresce em posição vertical. Mais tarde, no entanto, ele se deita e faz a chamada ressupinação, um movimento de até 180 graus, destinado a colocar o labelo na posição horizontal, como se fosse uma plataforma ou uma pista de aterrissagem, visando facilitar ao máximo o trabalho dos agentes polinizadores.

Agora, voltando ao gênero Anacheilium… são todas plantas de crescimento simpodial, e que habitam de forma epífita em quase todos os países da América Latina, sendo que pelo menos a metade destas plantas podem ser encontradas no Brasil.

São plantas que eu admiro muito e recomendo para todos. Pela beleza de suas flores, pela facilidade de cultivo e, principalmente, pelo estupendo perfume.

Agora vou fala da planta do dia, uma das “queridinhas” da minha coleção, o Anacheilium fragrans.

Anteriormente esta planta foi classificada como Encyclia fragrans; Epidendrum cochleatum; Epidendrum cordatum; Epidendrum fragrans; Epidendrum fragrans var. ionoleucum; Epidendrum fragrans var. magnum; Epidendrum fragrans var. pachupus; Epidendrum ionoleucum; Epidendrum lineatum; Epidendrum vaginatum; Hormidium fragrans e Prosthechea fragrans. Caramba!!! Minha planta ainda está com a plaquetinha de Encyclia fragrans.

Esta orquídea pode ser encontrada desde o México até o sul do Brasil, habitando em florestas tropicais localizadas entre o nível do mar e 1200 metros.

Planta de médio porte e que forma lindas touceiras, com rizoma longo, pseudobulbos elípticos, espaçados e monofoliados. Hastes florais de 8cm de comprimento, suportando de 2 a 5 flores que não fazem ressupinação. Flores com 4 a 6cm de diâmetro extremamente perfumadas com fragrância que associa mel e baunilha. Um dos perfumes mais deliciosos que conheci em toda minha vida. Um espetáculo.

Sépalas e pétalas de cor creme , com labelo branco em forma de concha e com estrias longitudinais de cor roxa ou lilás.

Planta muito fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:

  • De preferência cultive o Anacheilium fragrans em cascas ou troncos de árvore.
  • Pode também ser cultivado em vasos de plástico ou caixetas de madeira, utilizando o uso de um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, esfagno e carvão vegetal. Cuidado com a drenagem. Não deixe acumular água no fundo do vaso.
  • Sugiro ainda um cultivo com 50% de sombreamento e temperaturas entre 5 e 35 graus.

Floresce no começo do outono e sua floração dura em média 25 dias.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

 

anacheilium-fragrans-1

anacheilium-fragrans-2

anacheilium-fragrans-11

anacheilium-fragrans-3

anacheilium-fragrans-4

anacheilium-fragrans-5

anacheilium-fragrans-6

anacheilium-fragrans-7

anacheilium-fragrans-8

anacheilium-fragrans-9

anacheilium-fragrans-10

anacheilium-fragrans-12

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “Anacheilium fragrans

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s