Isabelia virginalis

Hoje  vou falar de mais uma de minhas queridas micro-orquídeas. É um pequeno gênero de pequenas flores brasileiras, com apenas três espécies: Isabelia pulchella, Isabelia violacea e Isabelia virginalis, que é a orquídea do dia.

O nome deste gênero é uma homenagem à Princesa Isabel (1846 – 1921), regente do Império do Brasil. Finalmente uma justa homenagem a uma personalidade brasileira, para um gênero brasileiro.

A Isabelia virginalis tem hábito epífita e é originária do sul e sudeste brasileiro (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná). Pode ser encontrada fixada em galhos de árvores, geralmente em florestas primárias. Atualmente é muito raro encontrar esta planta na natureza.

Trata-se de uma planta de pequeno porte e aparência exótica. Particularmente acho esta planta muito ornamental, mesmo quando desprovida de flores.

Rizoma curto e rasteiro com pequenos pseudobulbos de meio centímetro de comprimento, monofoliados e cobertos por um tecido composto por uma trama de fibras entrelaçadas, lembrando tecido de juta. Totalmente diferente dos padrões habituais das orquídeas. Até as pequenas folhas de 2cm de comprimento, e em forma de agulha, são interessantes, chamativas e decorativas.

Inflorescências solitárias em hastes de apenas um centímetro, suportando uma pequena flor de aparência cerosa e apenas 1cm de diâmetro. Agora vem o meu drama, informar cores. Vamos La: pétalas e sépalas de cor rosa pálido e labelo branco maculado de lilás. Concordam?

Floresce normalmente no início do inverno e a floração dura em torno de 15 dias.

Planta muito fácil de cultivar, principalmente para quem mora nas segiões sul e sudetse. Seguem algumas dicas:

  • Pode ser cultivada em vaso plástico, com substrato feito de casca de pinus e carvão vegetal bem moídos, e com esfagno. Porém, ela se desenvolve bem melhor se cultivada em cascas ou galhos de árvores.
  • Precisa de muita umidade, rápida drenagem e boa ventilação.
  • Gosta de 60% de sombreamento e suporta temperaturas entre 5 e 35 graus

Seguem algumas fotos:

 

isabelia-virginalis-1

isabelia-virginalis-2

isabelia-virginalis-4

isabelia-virginalis-5

isabelia-virginalis-6

isabelia-virginalis-7

isabelia-virginalis-8

isabelia-virginalis-9

isabelia-virginalis-10

isabelia-virginalis-11

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Isabelia virginalis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s