Neobenthamia gracilis

Hoje vou falar de uma planta simplesmente fantástica, a Neobenthamia gracilis, conhecida popularmente como “orquídea buquê de noiva”.

Por se tratar de uma planta totalmente fora dos padrões habituais das orquídeas, este gênero possui apenas uma espécie, a gracilis.

A Neobenthamia gracilis é originária das montanhas Nguru e Cordilheira Uluguru, ambas localizadas no leste da Tanzânia, na África. Habita em altitudes entre 500 e 1800 metros, de forma predominantemente terrestre, em solos ricos em material em decomposição, podendo também ser encontrada vegetando de forma epífita, em árvores cobertas de musgo, ou ainda de forma rupícola, acomodada e fixada em rachaduras.

O nome deste gênero, Neobenthamia, é uma homenagem ao renomado botânico inglês George Bentham. O prefixo deriva do grego: neos, que significa “novo”, por se tratar de uma segunda homenagem a esta pessoa. Já o nome da espécie deriva do latim, gracilis, que significa “delgado”, em referência ao longo e fino caule de esta espécie.

Anteriormente esta planta foi classificada como Polystachya holtzeana e Polystachya neobenthamia.

É uma planta que forma enormes touceiras, formadas por longos caules que podem chegar perto de 2 metros de altura, de onde brotam de forma pendente longas hastes florais de até 80cm de comprimento, terminadas em um denso ramo de flores.

Apesar de ter flores pequenas, esta planta não entra na classificação de micro-orquídea. As flores tem em média 1,5cm de diâmetro, com cor predominantemente branca e com labelo maculado de amarelo e pintalgado de cor púrpura. Tem um maravilhoso perfume suave, delicado e adocicado.

Regras básicas para o cultivo:

  • Sugiro cultivo em vaso fundo de plástico ou em canteiros adaptados dentro do jardim.
  • Para ambos os casos, sugiro utilizar um substrato bem poroso, composto por partes iguais de casca depinus, carvão vegetal, pedra brita e areia grossa. Se puder acrescentar um pouco de turfa, fica melhor ainda.
  • Esta planta gosta de muita luminosidade. Sugiro cultivo com 30% de sombremento.
  • Suporta temperaturas entre 10 a 35 graus. Para um bom cultivo e indispensável protegê-la das geadas e baixas temperaturas.
  • Assim como a Dendrobium nobile, a Neobenthamia gracilis também pode ser reproduzida pelo processo de estaquia. Recomendo.
  • Agora, independentemente da forma de cultivo, temos que tomar muito cuidado com esta planta. Seus bulbos são extremamente frágeis e quebradiços. Se plantada no jardim, procure locais protegidos.

Floresce normalmente entre o inverno e a primavera. Geralmente floresce mais de uma vez por ano, com suas magníficas “bolas” de flores brancas e perfumadas. Cada floração dura em média 20 dias.

Seguem algumas imagens ilustrativas, todas de exemplar da minha coleção:

 

 

 

Neobenthamia gracilis - jan2020 (1)

 

Neobenthamia gracilis - jan2020 (2)

 

Neobenthamia gracilis - jan2020 (3)

 

Neobenthamia gracilis - jan2020 (5)

 

Neobenthamia gracilis - jan2020 (6)

 

 

18 pensamentos sobre “Neobenthamia gracilis

    • Bom dia Odila. Agradeço por tua participação. O mais provável é que o substrato esteja velho e com elevado índice de acidez. Recomendo trocar o substrato ou então colocar um pouco de casca de ovo moída sobre o mesmo. Isto aumenta a alcalinidade do pH. Pode usar um adubo normal. Pode ser o NPK 20-20-20 ou similar. Adubo foliar não adianta. Diferentemente que as outras plantas as orquídea não absorvem praticamente nada em termos de nutrientes pelas folhas. Somente pelas raízes. Boa sorte.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário