Mediocalcar decoratum

Mediocalcar é um gênero composto por aproximadamente 20 espécies, todas nativas da Nova Guiné.

O nome deste gênero deriva do latim: medius, que significa “metade”, e carcar, que significa “espora”, numa referência à uma estrutura existente no meio do labelo de suas flores.

A orquídea do dia é o Mediocalcar decoratum. Delicada, simpática e exótica. Simplesmente espetacular.

Trata-se de uma micro-orquídea descoberta recentemente, em 1989, e que já conquistou o mundo com seu formato inusitado. Flores de 4 a 6mm de diâmetro, parecidas com minúsculas pitangas, por seu formato e por causa seu colorido, que combina tons vibrantes de laranja e amarelo.

Só faltou ser perfumada para atingir a perfeição. Mas, com tanta beleza e cores vivas, não é necessário perfume para atrair polinizadores. Não faltam candidatos.

Planta de pequeno porte, hábito epífita e crescimento simpodial, originária de florestas úmidas e sombrias da Nova Guiné, localizadas entre 1000 e 2500 metros de altitude.

E não é somente a flor que é diferente e atraente. A planta toda é um charme. Rizoma rastejante com pseudobulbos roliços de apenas 5mm de comprimento, suportando entre 3 e 4 folhas carnudas de 2cm de comprimento (que lembram as plantas conhecidas como suculentas), e distribuídas em forma de hélice. As hastes florais não chegam a um centímetro de comprimento.

Por se tratar de uma descoberta recente, esta planta ainda não tem sinônimos, nem classificações anteriores.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • Sugiro cultivar o Mediocalcar decoratum fixado em troncos ou cascas de árvores, com muitas raízes expostas. Esta planta precisa de grande aeração nas raízes. Como opção, deixo a sugestão de um orquidófilo amigo que diz cultivar esta planta de forma magnífica em placa de cortiça.
  • Se sua opção for cultivo em vaso ou caixeta, então utilize um substrato preparado para rápida drenagem. Uma boa dica é um preparado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal, ambos bem triturados, e acrescendo um pouco de esfagno. Soube de pessoas que incrementam casca de macadâmia e isopor neste substrato, no intuito de facilitar a drenagem.
  • Diminuir a intensidade das regas quando as hastes florais começarem a aparecer, para que não venham a perder os botões.
  • Sugiro cultivo com 60% de sombreamento, e temperaturas entre 10 e 35 graus.

O Mediocalcar decoratum floresce no inverno e sua floração dura em torno de 20 dias. Para deleite dos colecionadores, esta planta normalmente floresce duas vezes por ano e apresenta um crescimento muito rápido, acima da média das outras orquídeas, o que leva a formar belas e estupendas touceiras.

Não é fácil de encontrar. Se conseguir, não deixe passar a oportunidade. Em pouco tempo esta planta se tornará uma das “queridinhas” da coleção.

Seguem algumas fotos:

 

mediocalcar-decoratum-2

mediocalcar-decoratum-3

mediocalcar-decoratum-4

mediocalcar-decoratum-5

mediocalcar-decoratum-6

Mediocalcar decoratum

mediocalcar-decoratum-8

mediocalcar-decoratum-9

mediocalcar-decoratum-10

mediocalcar-decoratum-11

mediocalcar-decoratum-12

mediocalcar-decoratum-13

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

12 pensamentos sobre “Mediocalcar decoratum

  1. Tenho uma comprada há dois anos que não cresceu mas deu flores. Ausentei-me durante duas semanas e embora tivesse quem ficou a cuidar das minhas Orquideas, a minha mediocalcar decoratum acabou por secar. Fiquei muito desgostosa. Não sei como conseguir comprar outra.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s