Dendrobium Stardust

Hoje recebi uma foto (ver abaixo), enviada por uma grande amiga chamada Marjorie. Um vaso pendurado com uma planta linda e imponente. Belo cultivo, florada maravilhosa. Trata-se de um híbrido chamado Dendrobium Stardust, a orquídea do dia.

Dendrobium, o nome deste gênero, já foi visto anteriormente. Deriva do grego, dendron, que significa “árvore”, e bios, que significa “vida”, em referência ao hábito epífita da maioria destas plantas.

Stardust, o nome dado a este híbrido, significa “poeira estrelar”. Não tenho a mínima ideia de qual foi a inspiração para esta escolha.

Vamos tentar entender esta planta, verificando os cruzamentos que foram executados para chegara até esta orquídea fantástica.

Dendrobium Stardust é oriunda do cruzamento do Dendrobium unicum (planta natural), com o Dendrobium Ukon (outro híbrido de Dendrobium, e abaixo descrito).

Dendrobium Ukon é o resultado de Dendrobium moniliforme x Dendrobium Thwaitesiae.

Dendrobium Thwaitesiae é o resultado de Dendrobium Ainsworthii x Dendrobium Wiganiae.

Dendrobium Ainsworthii é o resultado de Dendrobium nobile x Dendrobium heterocarpum.

Dendrobium Wiganiae é o resultado de Dendrobium nobile x Dendrobium signatum.

Fácil, não é? Este estudo até que foi rápido. Existem híbridos com mais de 50 cruzamentos envolvidos.

Conhecendo “mãe” e “pai” do cruzamento final, é fácil descobrir que a espécie dominante é o Dendrobium unicum. Esta planta é originária da Tailândia, Laos e Vietnam, habitando de forma epífita em altitudes entre 800 e 1200 metros.

Ainda, é sabido que a maioria dos outros Dendrobium que participaram nos cruzamentos,  são de climas frios.

Conclusão: o Dendrobium Stardust é uma planta que gosta de altitudes em torno de 1000 metros, e com preferência por temperaturas baixas. Assim, é muito fácil de ser cultivado nas regiões sul e sudeste do Brasil, principalmente em Curitiba, onde moro.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • A melhor forma de cultivar esta planta é fixada árvores, ou então em cascas, troncos ou galhos, e com muitas raízes expostas.
  • Se sua opção for cultivar esta planta em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal, pedra brita e esfagno.
  • Por ter Dendrobium nobile na árvore genealógica, o Dendrobium Stardust também aprecia muita luminosidade. Sugiro cultivo com sombreamento em torno de 30%.
  • Esta planta é muito resistente ao frio. Suporta temperaturas entre zero e 30 graus. Se cultivada em lugares mais quentes, o Dendrobium Stardust também florescerá, mas com menor intensidade e beleza.
  • Mais uma sugestão é sobre a reprodução. Pode ser feita por estaquia, como vimos anteriormente, quando estudamos o Dendrobium nobile.

Floresce normalmente no início da primavera, e sua floração dura em média 20 dias.

As flores, com diâmetro aproximadamente de 4cm, são suportadas por finas hastes de aproximadamente 3cm de comprimento, que partem da base dos pseudobulbos em forma de “cana”.

A característica principal da flor do Dendrobium Stardust é o labelo estriado. Quanto a cor, existem muitas possibilidades, podendo ser amarela, alaranjada, vermelha, branca, rosa, entre outras.

Seguem alguns exemplos:

foto-marjorie

Crédito fotográfico:  Marjorie

 

dendrobium-stardust-2

dendrobium-stardust-3

dendrobium-stardust-4

dendrobium-stardust-5

dendrobium-stardust-6

dendrobium-stardust-7

dendrobium-stardust-8

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

Anúncios

7 pensamentos sobre “Dendrobium Stardust

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s